Game Maker - Aula 4 - Variáveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Game Maker - Aula 4 - Variáveis

Mensagem por .:Allison:. em Sex 10 Jun 2011, 14:44

Entendendo Variáveis

Nome: Entendendo Variáveis
Nível: Iniciante
Descrição: Entenda tudo sobre variáveis, seu posicionamento e para que servem.
Créditos: .:Allison:.

Um dos assuntos mais importantes em uma linguagem de programação, sem dúvida são as variáveis. Elas são usadas para qualquer tipo de jogo, mini jogo, software ou qualquer outra coisa, são uma das coisas mais importantes e fáceis de manusear, nesse assunto, falaremos tudo sobre elas, vamos entender um pouco como elas trabalham, não se preocupe se você não dominar o assunto, com um tempo pegamos jeito para a coisa.

Variáveis são blocos de memórias que guardam informações ou dados, essas informações ficam na sua memória RAM, até que seu executável seja fechado. Como são arquivas na memória RAM, não ocupa muito espaço no seu executável. Como eu disse, elas irão guardas as informações que você der, existem três tipos de variáveis são as locais, globais e temporárias. Além desses três tipos, o Game Maker possui um conjunto de variáveis internas que já são pré-programadas.

As variáveis são escritas de uma forma bem simples, são escritas: nome = valor O nome pode ser qualquer um, portanto que não contenha acentos, cedilhas ou tios. Não comece com números, não passe de 64 caracteres ou que não seja um nome de um recurso, por exemplo, o nome de um objeto. Essas exigências agem contra os bugs, como qualquer outra linguagem de programação, o GM não trabalha com acentuação. Se elas começarem com algum número, o Game Maker irá interpreta como um valor real, porém se for escrita após qualquer letra, passará a pertencer à variável. Os valores ou expressões, como são chamados, podem guardar informações de valores reais, números hexadecimais, como ($00FFCC), começando com o símbolo “$”, strings, que são simplesmente palavras, porém o Game Maker só reconhece como palavras, as letras que estiverem dentro das aspas (‘’) ou aspas duplas (“”), ou expressões mais complicadas.

Variáveis Locais
Variáveis locais, como o nome já supõe, ficam apenas no local em que foi criado, ou seja, ela não é usada em outro objeto, script ou room. Sendo escritas normalmente, elas são declaradas geralmente no Creat ou Game Start. Por exemplo: nome = “Allison”
Aqui dizemos que a variável nome é igual a Allison, ou seja, depois pode ser usada, por exemplo, no draw assim: draw_text(x,y,nome) Nesse caso, ele desenhará na tela, pela função draw_text, nas posições x e y, que é o que veremos da que a pouco, a variável nome, que no caso é igual a Allison. Nesse caso, ficaria na tela o nome Allison, é assim que ela funciona, ela guarda as informações para depois serem usadas. Poderíamos simplesmente fazer draw_text(x,y,”Allison”) Porém, como estamos falando de variáveis...

Variáveis Globais
Diferente das variáveis locais, as globais são usadas em qualquer objeto, script e room. Porém são escritas de outra forma, assim: global.nome = valor Funciona da mesma forma. Vou dar um exemplo aonde estou usando ela. No caso, nossa variável é global.nome = “Allison”, ela foi declarado no Create e agora no evento Step colocamos:
show_message(“ Seu nome é”+ string(global.nome) )
Aqui irá aparecer uma caixa de diálogo aonde aparecerá “Seu nome é Allison”, no nosso caso, poderia ser qualquer outro nome, por exemplo, podemos colocar para o usuário inserir seu nome, guarda-lá em uma variável e depois jogar na tela a variável que está com o nome dele.

Variáveis Temporárias
As variáveis temporárias, novamente como o nome já supõe, são aquelas que ficam ali e só atuam até o final do código ou até ser imprestável, não são declaradas do modo normal, são declaradas pela função var, pode ser feito: var nome. Pode-se ser usada, por exemplo, para um sistema de inserção de dados e também podem ser declaradas em qualquer evente, por exemplo:
var nome, idade;
nome = get_string(“Insira seu nome”, “Allison”);
idade = get_string(“Insira sua idade”, “15”);
draw_text("Seu nome é"+ string(nome)+"#Sua Idade é"+string(idade))

Nesse exemplo que eu dei, ele declara duas variáveis, são elas nome e idade, depois definimos que a variável de nome será o que o usuário colocar, pela função get_string, logo após, dizemos o nome e idade que ele inseriu pela função get_string.

Variáveis Internas ou Build-in Variables
Como o nome já diz, claro, esses tipos de variáveis são internas do Game Maker, atribuída a todos os objetos, não precisando ser declaradas, para usar as variáveis temporárias, basta colocar em qualquer script que você esteja usando. Um exemplo é a variável speed que em português significa velocidade, ela configura a velocidade do objeto, todos os objetos tem essas variáveis, ela já está embutida, para configurarmos usamos speed = 5 isso indica que a velocidade do objeto aonde foi atribuída. São inúmeras variáveis internas, vou dar o exemplo de algumas mais importantes, são elas:
x, y speed, vspeed, hspeed, image_index, image_scale, entre muitos outros, você pode conferir todas as Build-In Variables no menu Scripts e depois na função Show Build-in Variables.

Variáveis Locais em outros objetos
Bom, como eu disse logo no começo o uso da variável local é restringido a outros objetos, ou seja, só pode usá-la no objeto no qual foi criada, porém temos uma pequena exceção para essa exigência. Podemos sim, usar uma variável local do objeto bola, por exemplo, no objeto jogador, isso é possível quando dizemos de que é a variável a ser usada, com o nome do objeto e um “.”, por exemplo, queremos modificar a velocidade do nosso objeto bola, porém em um código que se situa no objeto jogador, assim fazemos: bola.speed=5, aqui dizemos que a velocidade da bola é igual a 5, se usarmos somente o speed, o GM vai reconhecer como uma variável local,ou seja, do objeto jogador.

Essa nossa aula de hoje chegou ao fim, hoje aprendemos bastante coisa sobre um assunto bem interessante. Se não entenderam, que é quase impossível leia e re-leia várias vezes e, por favor, pratiquem bastante! Até Mais.

Para ver o índice de todas as minhas aulas Clique Aqui

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”
Thomas Edison


.:Allison:.

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 630
Idade : 19
Data de inscrição : 25/07/2010
Notas recebidas : B
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum