Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
collision via gml
5 participantes
Página 1 de 1
collision via gml
Seguinte galera: meu projeto tem muitos objects, muitos mesmo. Eu preciso, via gml, checar se há uma colisão com outro objeto QUALQUER, ou seja, não pode ser feito utilizando o place_metting por que com ele é necessário especificar o objeto que vou estar colidindo. Eu preciso que o evento ocorra mediante a colisão com QUALQUER um dos vários objetos que tenho. Já tentei usar isso: "!position_empty(x,y)", funcionou, mas só em partes: "x,y" corresponde ao pixel "origin" da sprite, portanto, o evento que eu quero só ocorre quando há colisão com o pixel "origin" não quando há colisão com a collision mask da sprite, que é exatamente o que eu preciso.
Frisando: preciso que o evento ocorra mediante a qualquer colisão com QUALQUER objeto. Quem sabe essa?
Vlw!
Frisando: preciso que o evento ocorra mediante a qualquer colisão com QUALQUER objeto. Quem sabe essa?
Vlw!
Mikasuki- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: collision via gml
Um jeito que acho que daria certo é criar um objeto pai e usar como parente pra todos, daí bastaria criar um evento de colisão comum com o objeto pai. Só que como você disse que tem muitos objetos então é possível que dê trabalho associar toda a árvore...
---------- Edit ----------
Fiz uma gambiarra danada... Jeito bem mais simples:
- Código:
if action_if_collision(x, y, all)
{
// Colidiu com alguém
}
Última edição por Borderline em Qui 29 Nov 2012, 09:12, editado 1 vez(es)
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: collision via gml
Gente, vocês estão esquecendo do objeto "all".
- Código:
if place_meeting(x, y, all){
//colisão com alguém
}
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: collision via gml
Não conhecia esse code action_if_collision, mas vejo que ele é um Código antigo e está Oculto no GM8, porém existe. pelo que vejo, deve fazer a mesma coisa que o Place_meting, então é melhor não usá-lo, pode ocasionar Incompatibilidades talves com o Studio.
Use o Código do Saim que terá o Resultado esperado, ou use esse:
Use o Código do Saim que terá o Resultado esperado, ou use esse:
- Código:
if !place_empty(x,y){
//Ação desejada
}
Re: collision via gml
Eu peguei direto da lista de actions. Conhecia a action, mas nunca tinha usado a place_meeting, foi bom porque aprendi também! Fiz uma confusão aí, mas o correto é o código que o Saim postou.
T+
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: collision via gml
Muito obrigado saim, funcionou perfeitamente! Obrigado a todos pela atenção!
Abraço!
Abraço!
Mikasuki- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: collision via gml
Na minha assinatura há um link para um tutorial sobre colisões. Recomendo que leia.
@theguitarmaster -> esse código oculto é o mesmo que o D&D, só que em código.
@theguitarmaster -> esse código oculto é o mesmo que o D&D, só que em código.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|