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Mensagem por Lukbebalduke em Qui 05 Abr 2012, 19:25

Tem como verificar se ao envez de ter um certo obj entre um lugar e outro, Como fasso para verificar se tem algum objto solido entre o player e o mouse ?

Lukbebalduke

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Re: collision line

Mensagem por Klior em Qui 05 Abr 2012, 22:33

pinpi escreveu:...Como fasso para verificar se tem algum objto solido entre o player e o mouse ?
Você pode usar o collision_line mesmo, o collision_line retorna o id do objeto que colidido, então basta verificar se esse id é solido. Um exemplo, cria um objeto e coloque esse código no evento draw dele:
Código:
draw_sprite(sprite_index, -1, x, y);

var a;
a = collision_line(x, y, mouse_x, mouse_y, all, 1, 1);

if (a <= 0) {//Não colidiu com nenhum objeto
  draw_set_color(c_blue);
  draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
}
else {
  if (a.solid == true) {//Colidiu com um objeto solido
    draw_set_color(c_red);
    draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
  }
  else {//Colidiu com um objeto não solido
    draw_set_color(c_green);
    draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
  }
}
Crie mais dois objetos, um solido e outro não solido, coloque os três na room e faça o teste.

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Re: collision line

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 06 Abr 2012, 00:36


Agora eu fiquei na dúvida. A collision_line retorna, dentre os que "encostaram na linha", o objeto mais próximo ou o que tem o menor id?

Digamos que haja vários objetos sólidos e não sólidos entre um ponto da linha e outro. Essa rotina poderia dar diferença dependendo da disposição dos objetos...

Se esse for o caso, talvez se desse um with aí com todas as instâncias do objeto resolveria. Aí cada instância sólida checava se ela mesma estaria entre os dois pontos. Não testei, é só uma ideia. Se alguém tiver outra ideia...

Valeu!

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Re: collision line

Mensagem por Klior em Sex 06 Abr 2012, 09:44

Ninja8086 escreveu:
Agora eu fiquei na dúvida. A collision_line retorna, dentre os que "encostaram na linha", o objeto mais próximo ou o que tem o menor id?
Retorna o que tem o id menor.

Ninja8086 escreveu:
Digamos que haja vários objetos sólidos e não sólidos entre um ponto da linha e outro. Essa rotina poderia dar diferença dependendo da disposição dos objetos...
Se esse for o caso, talvez se desse um with aí com todas as instâncias do objeto resolveria. Aí cada instância sólida checava se ela mesma estaria entre os dois pontos. Não testei, é só uma ideia. Se alguém tiver outra ideia...
Valeu!
Realmente se tiver mais de um objeto na linha de colisão a rotina muda, acredito também que seja a melhor solução, cada objeto verificar separadamente.

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Re: collision line

Mensagem por PedroX em Sex 06 Abr 2012, 12:54

Primeiro você pode criar um pai para os objetos sólidos. Coloque eles como filhos dele.

Depois use um with para esse pai (parent).

Exemplo:

Código:
with(parent_solidos)
{
if collision_line(player.x, player.y, mouse_x, mouse_y, id, 0, 0)
//estou na linha
}

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Re: collision line

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