GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Ajuda]collision line

5 participantes

Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty [Ajuda]collision line

Mensagem por Isaque Onix Sáb 09 Mar 2013, 23:05

bom, eu só quero intender como funciona pois tentei aqui no meu projeto (link na assinatura) e não deu certo, na verdade, acho que todo mundo aki sabe usar, menos eu *---*

mais é o seguinte, tenho um obj_enemy, um obj_char e um obj_Solid, sendo que o alinhamento é como pac-man ou bomber-man, se alguem me ajudar Smile

-Grato-


Última edição por MC D_LIRIO em Ter 12 Mar 2013, 11:52, editado 2 vez(es)
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Crovux Dom 10 Mar 2013, 08:54

não entendi o que você quer... Quer uma colisão pra objetos no estilo bomberman e pacman?
Crovux
Crovux

Data de inscrição : 07/01/2012
Reputação : 6
Número de Mensagens : 169
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Dom 10 Mar 2013, 12:46

é assim que se usa amigo:
Código:

if (collision_line(x que começa a checage,yque começa a checage,local x que vai checage,local y que vai a checage,objeto que vai checa se tem colisao na linha,true,0))
flws,se nao for isso fala ae
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Isaque Onix Dom 10 Mar 2013, 16:58

Crovux escreveu:não entendi o que você quer... Quer uma colisão pra objetos no estilo bomberman e pacman?
é, quero uma colisão que faça com que o Enemy 'veja' o player com a collision line, o bomberman e pacman são só um exemplo de como o jogo é.

Adilson Thiago Vieira escreveu:é assim que se usa amigo:
Código:

if (collision_line(x que começa a checage,yque começa a checage,local x que vai checage,local y que vai a checage,objeto que vai checa se tem colisao na linha,true,0))
flws,se nao for isso fala ae

será que pode postar um exemplo? não consegui intender ainda..

[Ajuda]collision line 72642591
é basicamente esse o sistema do jogo, sendo que se o enemy 'ver' o Player, ele segue.

[edit]
usei assim:
Código:
collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
mais ñ ta funcionando, esse codigo fica no script do enemy.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Seg 11 Mar 2013, 20:43

desculpa a demora,ando meio sem tempo para entra no forum....
nao vi o if ai no codigo...Vc realmente nao o esta usando?
lembresse,se é uma checage PRECISA do if
Código:

if collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
{
executa a acao
}
se ainda nao funfar me avisa que vejo oq faço pa te ajuda"!
flw
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Isaque Onix Seg 11 Mar 2013, 22:41

tem sim, eu ñ pus o codigo completo ñ. mais vlw Very Happy
depois vê aki como ficou pf Spyre
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por saim Ter 12 Mar 2013, 09:12

MC D_LIRIO escreveu:usei assim:
Código:
collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
mais ñ ta funcionando, esse codigo fica no script do enemy.
Está correto. Esse código vai verificar se na linha que une os pontos entre o objeto que chama a função (inimigo) e o objeto "Player" existe um objeto chamado "Solido".
Eu recomendo veementemente que você passe a se preocupar com as nomenclaturas e passe a chamar seus objetos com nomes mais auto-explicativos, como "objPlayer" e "objSolido".
Como o Adilson Thiago Vieira comentou, o código em si não faz nada. Ele retorna "true" ou "false". Então, pra ter utilidade, ele precisa ser colocado dentro de um "if".
Edit antes de postar: na verdade, ele não retorna "true" ou "false". Ele retorna a id da instância interceptada pela linha. Se não tem nenhuma instância, ela retorna um valor negativo (que acho que é -4, depois eu explico porque). Na prática, você pode usar esses valores como "true/false", o game maker aceita.

Pra debugar seu problema, você pode colocar no step do inimigo esse código. Faça algo assim:
>create<
Código:
colide = "n colide";
>step<
Código:
var linha;
linha = collision_line(x, y, Player.x, Player.y, Solido, 1, 1);
if (linha){
colide = "colide sim";
}
else{
colide = "n colide";
}
>draw<
Código:
draw_line(x, y, Player.x, Player.y);
draw_text(x, y - 18, colide);
Isso vai fazer rodar a collision_line e mostrar a linha que está sendo checada, bem como o resultado.

Em jogos ortogonais, a origem dos objetos normalmente é no ponto (0, 0). Isso não deveria ser um problema pra collision_line, mas... com o precision_cheching, talvez seja. Se o draw não te mostrar o que há de errado, tente adicionar uma(s) unidade em x e y, evitando que a linha passe entre os objetos "Solido".
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Isaque Onix Ter 12 Mar 2013, 09:32

fiz exatamente oque vc falou, e não deu certo tbm:
[Ajuda]collision line Semttuloqhm
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Joton Ter 12 Mar 2013, 09:34

Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Isaque Onix Ter 12 Mar 2013, 10:37

Brigadão aew gente, resolvido!

Precisando tamo aí!
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [Ajuda]collision line Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda]collision line Empty Re: [Ajuda]collision line

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos