Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Extreme physics : Aprendendo o Básico
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Extreme physics : Aprendendo o Básico
Extreme physics
Aprendendo o básico
Bem neste tutorial ensinar a como criar uma simulação de physics usando a extremephysics.dllAprendendo o básico
o nivel de dificuldade é intermediario e requer a versão pro do game maker.
Para comecar o tutorial você deverá primeiramente baixar este pequeno pack clicando aqui
Depois instale a extensão da extreme physics, Ela vem junto com o pack. Para instalar clique em extensões, install e localize a extensão que esta na pasta do pack, depois clique na setinha para adicionar ela.
Apos isso você estará apito para comecar este tutorial =)
Bom, Vamos lá.
Scripts
- physics_object_set:
- Código:
ep_body_set_position(global.world, argument0, x, y, degtorad(image_angle));
- physics_object_update:
- Código:
x = ep_body_get_x(global.world, argument0);
y = ep_body_get_y(global.world, argument0);
image_angle = radtodeg(ep_body_get_rot(global.world, argument0));
- draw_sprite_corrected:
- Código:
var c, s, xx, yy;
c = cos(degtorad(argument6));
s = sin(degtorad(argument6));
xx = (c+s-1)/2;
yy = (c-s-1)/2;
draw_sprite_ext(argument0, argument1, argument2+xx, argument3+yy, argument4, argument5, argument6, argument7, argument8);
Objetos
- obj_gamestart:
Adicione o evento game_start e nele coloque :- Código:
if ep_gm_functions_init() {
room_goto_next();
}else{
show_message("Não conseguimos inicializar as funções do game maker!")
game_end()
}
/*
Explicação : Caso o game consiga carregar todas as funções ele vá para a proxima room senão ele mostra uma mensagem e encerra o jogo.
*/
- obj_control:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
global.world = ep_world_create();
ep_world_set_settings(global.world, 1, 20, 10, 0.1, 0.5, 0, 0.6, 1);
ep_world_set_sleeping(global.world, true, 60, 0, 0.01, 0.001);
/*
Explicação : global.world é a variavel que representará o mundo dos objetos
ep_world_set_settings(variavel_do_mundo,velocidade_do_mundo o normal é 1 acima de 1 acelera e abaixo de 1 desacelera,velocidade_das_interações,posicao_das_interações,limite_de_contato,
velocidade_de_contato,fator_de_baumgarte,viés_de_massa,fator_da_posicao)
ep_world_set_sleeping(variavel_do_mundo,ativar_sleeping,tempo_estavel,tempo_foradavista,estavel_velocidademaxima,estavel_velocidadederotacaomaxima)
confesso que neste explicas-são usei o google tradutor em vários momentos por isso não está 100% correto.
*/
- Código:
ep_world_update_contacts(global.world);
ep_world_simulate_step(global.world);
/*
Vamos dizer que isso é necessário para simular o physics de todos os objetos do global.world
*/
Adicione o evento room_end e nele coloque :- Código:
ep_world_destroy(global.world); // Quando a room terminar deletar o global.world
- obj_bloco_dinamico:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
body = ep_body_create_dynamic(global.world, 0);
// o numero 1 significa se ele não terá rotação
shape1 = ep_shape_create_box(global.world, body, 24, 15, 0, 0, 0, 1);
// troque o 24-15 pelo tamanho da sprite
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
//mundo,body,shape,1,1,grupo
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0); //mundo,body,shape,restituicao,friccao,velocidade normal,velocidade tangente
ep_body_calculate_mass(global.world, body);
//mundo,body
ep_body_set_gravity(global.world, body, 0, 0.2);
//mundo,body,gravite x,gravite y
physics_object_set(body);
//cria um objeto physics do body
- Código:
ep_body_destroy(global.world, body);
//quando o objeto ser destruido destruir sua body
Adicione o evento end_step e nele coloque :- Código:
physics_object_update(body);
Adicione o evento draw e nele coloque :- Código:
draw_sprite_corrected(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, image_blend, image_alpha);
//apenas um codigo simples para desenhar a sprite corretamente
- obj_bloco_statico:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
body = ep_body_create_static(global.world);
shape1 = ep_shape_create_box(global.world, body, 32, 32, 0, 0, 0, 1);
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0);
physics_object_set(body);
//mesma explicação do objeto anterior só muda o tipo do body que agora é static
Adicione o evento destroy e nele coloque :- Código:
ep_body_destroy(global.world, body); // mesma coisa...
- obj_bola_dinamica:
Faça tudo exatamente igual ao obj_bloco_dinamico apenas mude o create e no lugar coloque :- Código:
body = ep_body_create_dynamic(global.world, 1);
shape1 = ep_shape_create_circle(global.world, body, 22, 0, 0, 0, 1);
// o numero 22 é o tamanho do circulo
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0);
ep_body_calculate_mass(global.world, body);
ep_body_set_gravity(global.world, body, 0, 0.2);
physics_object_set(body);
Rooms
- room_gamestart:
- Nele apenas coloque o obj_gamestart
- room_game:
- Nele coloque o obj_control e expalhe os objetos : obj_bloco_statico,obj_bloco_dinamico,obj_bola_dinamica
Bom, como vocês podem perceber tudo está funcionando perfeitamente e com isso encerramos este tutorial.
Espero que tenham aprendido algo.
Caso ainda tenham alguma duvida poste aqui mesmo e quem sabe eu não posso tira-lá de você.
Última edição por kapoty em Seg 27 Ago 2012, 17:44, editado 3 vez(es)
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Muito bom, muito bom mesmo, é realmente um pouco complicado mexer com physics.
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Thiago_o_programador escreveu:Muito bom, muito bom mesmo, é realmente um pouco complicado mexer com physics.
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
Obrigado =), Só não coloquei a engine porque praticamente TODOS pulariam o tutorial e baixariam apenas a engine.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
un00brn escreveu:Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Isso significa que o game maker não conseguiu inicializar todas as funções, como isso nunca ocorreu comigo não sei como resolver mas posso arriscar : tente baixar o pack denovo quem sabe ele não veio corrompido, mas caso o erro continue postarei a engine também né, fazer oque =/...
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Você se lembrou de instalar a extensão no GM?Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Caminho: Resources/ Extension Packages / Install
Selecione o .Gex no seu PC, depois selcione a extensão na janela direita e clique na setinha pra ativar no GM. Agora pode usar.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» 004 - Aprendendo X e Y
» Extreme physics : Polígonos
» Extreme physics : Debug Mode
» Extreme Physics error-o que eu faço povo?
» [tutorial(iniciante)] aprendendo a usar o GM pt 2 :Aprendendo a Andar
» Extreme physics : Polígonos
» Extreme physics : Debug Mode
» Extreme Physics error-o que eu faço povo?
» [tutorial(iniciante)] aprendendo a usar o GM pt 2 :Aprendendo a Andar
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|