Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Extreme physics : Debug Mode
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Extreme physics : Debug Mode
Extreme physics
Debug Mode
Bem, Nesta aula ensinarei a como usar o Debug Mode pra que serve e porque usar, Para que voce possa comecar esta parte do tutorial voce tera que ter completado com exito esta parte do tutorial, Feito isso você poderá começar este tutorial.Debug Mode
- Como Usar:
Bom, Junto com a extremephysics.dll vem exatamente 7 funções de Debug Mode que são :- ep_debugdraw_bodies(...)
- ep_debugdraw_constraints(...)
- ep_debugdraw_forces(...)
- ep_debugdraw_links(...)
- ep_debugdraw_set_transformation(...)
- ep_debugdraw_velocity(...)
- ep_debugdraw_views(...)
Para usar basta adicionar no evento draw de um objeto controlador no nosso caso o obj_control alguma destas funções, Irei mostrar como usar apenas aquela funções que realmente poderão ser uteis futuramente.- ep_debugdraw_bodies
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_bodies(var do mundo,cor dos blocos estaticos, cor dos blocos dinamicos)
// Um exemplo
ep_debugdraw_bodies(global.world,c_blue,c_red)
- ep_debugdraw_forces
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_forces(var do mundo,cor da força,escala da força, escala da força de rotaçao)
// Um exemplo
ep_debugdraw_forces(global.world,c_green,2,2)
- ep_debugdraw_velocity
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_velocity(var do mundo,cor da velocidade,escala da velocidade, escala da velocidade de rotaçao)
// Um exemplo
ep_debugdraw_velocity(global.world,c_black,2,2)
- ep_debugdraw_bodies(...)
- Pra que serve?:
Bom, Vou explicar para que serve essas 3 funções que eu disse que realmente poderíamos ter a necessidade de se usar.- ep_debugdraw_bodies
Bom, Com esta função poderemos ver em cores todas as bodies que existem na room, Para ver realmente pra que serve ela, Desmarque o visible de todos os objetos e adicione no draw do obj_control :- Código:
ep_debugdraw_bodies(global.world,c_blue,c_red)
- ep_debugdraw_forces
Bom, Agora com esta função poderemos ver a força que os objetos estão tendo, Para entender melhor adicione no evento draw do obj_control :- Código:
ep_debugdraw_forces(global.world,c_white,2,2)
- ep_debugdraw_velocity
Vamos fazer igual fizemos acima, Para saber para que serve adicione no evento draw do obj_controler :- Código:
ep_debugdraw_velocity(global.world,c_green,2,2)
- Porque usar?:
Voce deve estar se perguntando "Ora bolas, Por que eu usarei isto? Por mim isto e inútil" mas na verdade não e inutil não, Pense comigo e se um dia quando você for fazer uma bola por exemplo, Ai você vê que ela não esta funcionando perfeitamente ou seja não esta tendo uma colisão perfeita logo você pensa que você esta fazendo tudo certo, Mas como saber se a bola esta tendo suas shapes corretamente? basta usar a funçao que citei acima a ep_debugdraw_bodies .
E agora digamos que você esta fazendo um jogo onde você terá que lançar bolas nas caixas fazendo com que elas caim, Como saber qual a força que você esta fazendo nas caixas? basta usar este função que eu ensinei a vocês a usarem a ep_debugdraw_forces.
Mas ai digamos, Como saber qual a velocidade que estas caixas estão atingindo? Sera que esta sendo proporcional a força que você aplicou sobre as caixas? então para saber basta usar esta função ep_debugdraw_velocity.
Entao agora encerro mais este tutorial, Quem sabe eu não crio mais tutoriais relacionados a extremephysics.dll, Mas é claro que isto depende de vocês!
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Extreme physics : Aprendendo o Básico
» Executar debug mode no jogo
» debug mode na tela do jogo
» [HELP] Extreme Physics
» Extreme physics : Polígonos
» Executar debug mode no jogo
» debug mode na tela do jogo
» [HELP] Extreme Physics
» Extreme physics : Polígonos
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|