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004 - Aprendendo X e Y
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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004 - Aprendendo X e Y
Nesta aula vou mostrar como funciona X e Y
Nível: 11 ANOS(+) ou se tiver 10, pode tentar aprender também
X e Y
Se você já passou pela 6ª serie e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Bom Como você pode ver o Y inverte, o - Y passa a ser mais alto do que o Y
Como se fosse assim:
NÃO NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai subir
-Y(ele negativo) = O objeto vai descer
NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai descer
-Y(ele negativo) = O objeto vai subir
tipo:
Obrigado,espero que tenham entendido. Iremos usa-lo muito!
Lista dos meus tutoriais
Nível: 11 ANOS(+) ou se tiver 10, pode tentar aprender também
X e Y
Se você já passou pela 6ª serie e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Bom Como você pode ver o Y inverte, o - Y passa a ser mais alto do que o Y
Como se fosse assim:
NÃO NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai subir
-Y(ele negativo) = O objeto vai descer
NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai descer
-Y(ele negativo) = O objeto vai subir
tipo:
- Spoiler:
- Quanto maior o número no eixo X mais pra direita esta, isto continua a mesma coisa, e quanto maior o número no eixo Y mais baixo ele estará, isso mudou porque ele toma referencia o canto direito superior da tela para posicionar seus objs e para não ficar com um número positivo e outro negativo eles resolveram inverter o eixo Y, agora na pra posicionar seus objs na tela tenha muito cuidado porque quanto mais alto na tela você os quer, menor o número que deve usar.
Obrigado,espero que tenham entendido. Iremos usa-lo muito!
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