Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

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Qualidade Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Kevin em Qui 08 Jul 2010, 18:26

Aprendendo Mais Sobre Script

Olá Turma Very Happy... Vamos Continuar Nossas Aulas de GM :C:

Bem... é Extremamente Importante que Tenha Bastante Atenção Nas Aulas... Então Nada de Preguiça e Vamos Ler Bastante

Queria-lhes Pedir Desculpas Pela Demora da 2ª Aula... Mais Aqui Esta Ela Smile...

Então Vamos Começar...




Inicializando a Aula

Bem Para Iniciarmos... Darei um Esclarecimento do que Abordaremos na Aula... formado

Antes de tudo é Expressamente Recomendável que Você Leia as Aulas Anteriores Antes de Continuar.
Não á um Tópico Aberto Para Tal... Mas Breve Quando Estiver Terminada as Aulas Farei


Variaveis Globais, Locais e Códigos a Mais


Bem... Oque São Variaveis?
Variaveis São variaveis affraid
Mais como assim??? Bem Podemos Definir Variavel assim:

Variavel Numérica e Variavel String ("Texto"), A Diferença se Inclui a Utilização dessas variaveis, a de Números pode-se Fazer Contas, Vida entre outros Sistemas Smile, Já a Variavel String("Texto") é uma Variavel que armazena Palavras, Letras, ela não é calculavel, mais pode se fazer um "desenho de texto" (draw_text) que se implica em desenhar um texto no seu jogo.
Mais pra que serve Realmente as Variaveis? Servem Para ter um Controle Maior Do Jogo, Como Visto a Aula Anterior de Verificação de script... pode-se verificar variaveis e colocar limites, ações entre outros, EX:. Colocar um Combo no seu Personagem de um Jogo de Luta ;)

Mais qual é a diferença entre variaveis Locais e Globais? Pouca, Mas, Ao Mesmo tempo, MUITA! Pensa Na Nossa Realidade, Esqueçamos um Pouco a Criação de Jogos... é só vc ler o Nome que vc entende... colocarei no Exemplo variavel como se fosse bala :oops:... bala local, bala global, ainda ta estranho neah? então trocarei a local por eu e global por nós, bala eu, bala nós,.... Ainda Estranho Neah? XD... Então Reformularei uma Frase:

EU tenho 50 Balas - Variavel Local
Nós temos 50 Balas - Variavel Global

Agora Pensemos em Criação de Jogos, Eu Tenho, Nós Temos, Por quem Nos Podemos Substituir o EU e Nós no Caso? Lembrando que as Variaveis São Criadas nos OBJETOS, Então Imagine o objeto que tenha essa variavel falando isso (as frases à cima... dependendo da variavel)

então ficaria assim + ou -:

Eu (Objeto) Tenho 50 Balas

ISSO PARA VARIAVEIS LOCAIS, ele é egoista e não reparte com ninguém!!

agora Globais Smile:

Nós (Todos os Objetos do Jogo) Temos 50 Balas

Ele não é Egoista... Reparte com todos, Mais nem todos Vão Querer Utilizar as Balas Smile


JÁ ENTENDERAM NEAH? ENTÃO VAMOS PARA A PRÁTICA ;)


Variaveis Locais

Há Varios Modos para você criar uma variavel (começarei a chamar de var Smile)

no CREATE que é mais Comum, e no meio de qualquer script. Mais Como Criar? Simples Smile... vai no Create, Coloque um código qualquer e de um valor Smile

EX:.

Código:
abacaxi = 20

pronto... Uma Var Criada ;).. Mais Já? Já... é simples e Muito Eficaz para a Criação de Um Jogo Smile

mais como utilizarei essa variavel? De Qualquer Modo! Pode-se Perceber que meu abacaxi é uma Variavel Local Numérica, ou Seja, Ela tem um Número, então vc pode subtrair esse número, somar, dividir, multiplicar, verificar, fazer uma ação entre outras muitas coisas Smile. e Você Pode Adiciona-la "aonde quiser", darei um exemplo:

no STEP
EX:.

Código:
if keyboard_check(vk_up) {score+=abacaxi}

Oque Este Código faz? Ele aumenta o seu Score Deacordo com o Valor do Abacaxi cheers
Testou? Legal Neah? Agora para vc comprovar que estou falando de uma coisa bem legal... faça mais um Código:

Adicione no STEP
EX:.

Código:
if keyboard_check(vk_down) {bacaxi-=1}

Então no STEP Deverá estar assim:

Código:
if keyboard_check(vk_up) {score+=abacaxi}
if keyboard_check(vk_down) {bacaxi-=1}

Mais oq este ultimo Código fará? Hum... ae que ta... você diminuirá o valor do abacaxi (vai ficando mais barato de comprar XD), assim quando vc apertar para cima o valor do SCORE aumentará diferente, ou diminuirá se caso o valor do abacaxi ficar Menor que 0 (Preferivel que faça um teste ;))


CONTINUANDO

Mais pq Continuando??? Porque A Parte de Cima fiz em 1 Dia... Aque Estou Fazendo em Outro... Para eu não tentar ficar com o mesmo raciocínio e não conseguir fiz esse continuando... então continuando..

Variaveis Globais

Vcs Entenderam o Básico de Variave Global Neah? Agora Falarei Sobre Variaveis Globais...
as 2 Variaveis tem o Mesmo Sistema, À Cima Tinha Dado o Exemplo de Variave o Abacaxi... Para Fazermos ele Global é só preciso que quando Criarmos ele, Coloquemos um GLOBAL antes do Nome... EX:.

no CREATE:
Código:

global.abacaxi=0

Pronto, Agora nossa Var Será Repartida Com Todos que Quiserem ;)... Mais No Caso Sempre Utilizaremos com o nome GLOBAL antes... EX:.

no STEP:
Código:

if keybard_check(vk_up) {global.abacaxi+=1}

Simples Neah?? Sim Happy... e Super Util nos jogos Smile

Então Sem Mais explicações ;)


Mais Scripts

Na Aula Passada Aprenderam a Fazer Verificação de SCRIPT e algumas funções extras...
então faremos o seguinte, Faça uma nova engine Smile
Criem um OBJ e uma SPRITE
no CREATE coloque assim:
Código:

abacaxi=0

e no STEP:
Código:

abacaxi+=1
if abacaxi>40 {hspeed=1}


Pronto... teste e veja ;)


e aqui acaba mais um aula BÁSICA do Kevin ;)... apartir dessa as aulas serão de Criar Jogos... ou seja, Ensinarei a criar alguns estilos de Jogos Smile








EXERCÍCIOS formado


- Use em um Projeto ou em Uma Engine Qualquer Variavel para definir alguma coisa (EX:. Tiro)

- Tente Fazer um Sistema que o Objeto Verifique a var e faça uma ação

- Junte a Aula 1 Com essa, e faça um Sistema que Quiser ;)... mais que seja util para algum estilo de jogo




COMENTE SOBRE A AULA E DEIXE SEU COMENTÁRIO SE GOSTOU OU NÃO
FALE OQ VC ACHA QUE DEVE MELHORAR
RECLAME, DE SUGESTÃO É SEU DIREITO surpreso2

Bem Essa Foi A Segunda Aula
Já Calculava que Ela Iria Ser Complicada Assim Mesmo Very Happy

Mas Mesmo Assim... Com Dedicação Você Aprenderá Mais

AGRADEÇO PELA COLABORAÇÃO DE TODOS

Té + Pessoal

Espero que Gostem Razz

(SEM ENGINE DA AULA - POR NÃO PRECISAR) zangado

Kevin

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por BackGround em Qui 08 Jul 2010, 19:34

Muito bom,vai ajudar muito o pessoal.

Eta se tivesse aula boa assim no meu
tempo...

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Kevin em Qui 08 Jul 2010, 20:27

BackGround escreveu:Muito bom,vai ajudar muito o pessoal.

Eta se tivesse aula boa assim no meu
tempo...

q bom que tenha gostado Happy

No Seu Tempo... Como Assim??? ahsuash XD... ZUA

FLWS Té + Smile

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por fonetico em Qui 08 Jul 2010, 21:21

ótima aula Kevin, é um texto daquele tipo que dá vontade de ler. Porque eu por exemplo, já sabia dessas coisas, mas mesmo assim li, você é bom pra chamar a atenção do leitor! xD

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Kevin em Qui 08 Jul 2010, 21:25

souzalucasjose escreveu:ótima aula Kevin, é um texto daquele tipo que dá vontade de ler. Porque eu por exemplo, já sabia dessas coisas, mas mesmo assim li, você é bom pra chamar a atenção do leitor! xD

VLW Happy... q bom que gostou XP

é... então peguei conceitos básicos na aula 1 e 2... agora apartir dessa aula começara a parte boa Happy

ensinarei a criar estilos de jogos Smile

Bem é isso


Flws e vlw pelo comentário Surprised

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Dancity em Qui 08 Jul 2010, 22:10

Nem acredito! =D Muito bom o tuto... Vou aprender bastante...
E tem mais uma coisa consagrada cara... Num Sei se vc percebeu... Mas vc atingiu sua mensagem de número 1000! Pode contar... Ajeita sua assinatura Very Happy

Só reafirmando... Muito bom o tutorial hein! *Que apareça um teclado milagroso ae pra vc... quero ver o tuto 3* sorrindo

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por BackGround em Sex 09 Jul 2010, 00:09

Aew to na espera do 3,parece que vai
ser bom.

Não nos decepcione!

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Kevin em Sex 09 Jul 2010, 16:39

Dancity escreveu:Nem acredito! =D Muito bom o tuto... Vou aprender bastante...
E tem mais uma coisa consagrada cara... Num Sei se vc percebeu... Mas vc atingiu sua mensagem de número 1000! Pode contar... Ajeita sua assinatura Very Happy

Só reafirmando... Muito bom o tutorial hein! *Que apareça um teclado milagroso ae pra vc... quero ver o tuto 3* sorrindo

é mermo Dancity :S... Arrumado a Minha Assinatura XD

bem... preciso urgentemente de um teclado Milagroso

e que maravilha que gostou da aula Smile

Happy

BackGround escreveu:Aew to na espera do 3,parece que vai
ser bom.

Não nos decepcione!

hehe... a 3 pode demorar um pouco à acontecer :/

como visto na assinatura (na minha) só continuarei assim que conseguir um teclado melhor :S... mais logo esta por vir Smile

e tentarei não descepcionar vcs Smile.. XD

explicarei o Básico Dos Estilos de Jogos... e... Podem Vir Novidades nos Estilos das Minhas Aulas

Aguardem
bounce

TÉ + Surprised

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Oscarlos Show em Sab 04 Dez 2010, 14:22

Fico bem legal cara vo espera a 3ª aula hein.

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Qualidade Re: Aula 2 - Aprendendo Mais Sobre Script

Mensagem por Kevin em Sab 04 Dez 2010, 19:30

Marceloow escreveu:Fico bem legal cara vo espera a 3ª aula hein.

hehe.. e pelo incrivel que pareça já existe a aula 3 também ;)

mais por inquanto só tem essas 3 aulas Very Happy

lá vai o link:

Aula 3 - puzzle - sokoban -modo 1

VLW cara... e bom aprendizado ;)

e espero que goste da aula 3 também Happy

té+

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