Aprendendo a fazer loop na suas músicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aprendendo a fazer loop na suas músicas

Mensagem por cunhaxd em Seg 08 Jul 2013, 17:06

Introdução

Fala pessoal, tudo bem?
A um tempo atrás eu achei um tutorial meio maluco aí pela interwebs, só que era originalmente feito por um maker japonês, e que foi adaptado por alguém que falava em inglês, graças a Deus. Enfim, o tutorial era tão bom que eu decidi que ia guardar ele pra mim...
Brincadeiras a parte, achei que seria interessante trazer ele para cá, porque a parte musical de qualquer jogo sempre deveria ser um ponto a ser bem trabalhado. Se você não se preocupa com o áudio, o jogo acaba ficando com aquele quê de que faltou alguma coisa.

Descrição

Quem nunca jogou Pokémon? Todo mundo sabe que na trilha sonora de todos os jogos da franquia, as músicas são sempre do mesmo jeito. Um começo normal e uma parte que fica repetindo em loop. E é exatamente o que nós faremos nessa aula.
 
Ferramentas

- Audacy
P.S: Nesse tutorial, eu usei a versão Unicode 1.3. Os plugins que eu uso não afetam o uso do tutorial, pois o formato final é padrão do Audacity.

Aula
P.S: Meu Audacity está em inglês porque eu acho mais fácil usar assim. Use as imagens para se guiar, qualquer dúvida poste no tópico.

Vamos lá, pessoal. Abra o Audacity e abra a sua música logo em seguida. 



Agora, você deve posicionar o cursor exatamente no local onde você quer que começe o loop na sua música. Você pode até ouvir para garantir que está certo. Em seguida, abra a opção Faixas (Tracks) no menu de trabalho e selecione Adicionar título à seleção (Add Label at Selection)



Ele vai abrir uma nova faixa na sua linha de trabalho, com um marcador para você nomear. Você pode escrever qualquer coisa, pois é apenas um marcador. Faça um marcador em dois pontos no seu áudio: no ponto onde você quer que comece seu loop, e onde você quer que termine. Deve ficar mais ou menos assim:



Agora, use os marcadores para selecionar a parte que vai ficar tocando em loop. Deixe isso selecionado, para servir como indicação. Agora, vá lá pra o menu inferior. Onde tem escrito Início da Seleção (Selection start), clique e abra a janela. Selecione Amostras (Samples).
Importante: Selecione a opção Tamanho (Length).



Agora, é hora de salvar nossa música. Vá em Arquivo>>Exportar. Escolha o nome que você quiser, e agora, muito importante: o formato deve ser OGG Vorbis, pois a engine de audio do maker ja é programada para dar loop em arquivos .ogg. Após isso, uma pequena ficha vai abrir. Edite suas preferências, e clique em adicionar, até ficarem duas linhas para se editar. Na primeira, você deve escrever LOOPSTART (em caixa alta mesmo). Na segunda, escreva LOOPLENGTH. 

 - No LOOPSTART, coloque os números que estão no menu inferior, na caixa de Início da Seleção (Selection Start)
 - No LOOPLENGTH, devem ser os números que estão na caixa ao lado.

Os números devem ser sem vírgulas, ok?







Pronto. O seu Ogg está salvo. Se você reproduzir em algum player, ele vai estar com a reprodução normal. Mas, se você colocar no RPG Maker, ele vai reproduzir com loop eterno. Atenção: eu testei apenas no RPG Maker VX. Eu não sei se no XP e o VXAce vai dar certo também.

cunhaxd

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/07/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum