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Extreme physics : Polígonos

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Extreme physics : Polígonos

Mensagem por Kapoty em Qua 22 Ago 2012, 18:06

Extreme physics
Polígonos
Bem, vamos dar continuidade no nosso tutorial e hoje vou ensinar a vocês a como fazer um polígono se comportar num mundo de física, Para isso você terá que primeiramente terminar esta primeira parte do tutorial, Logo apos ter exito na criação do mundo physics como mostrado na aula anterior adicione esta sprite :

spr_poligono:

Mas ai você percebeu que esta sprite não e um quadrado, nem um circulo e nem uma linha e sim um poligono, ai você me pergunta "Como vou fazer para que essa sprite tenha uma física perfeita?"
Pois bem e para isto você terá que aprender o básico sobre polígonos do extremephysics.dll, Primeiramente vou passar o código e logo apos vou explica-lo detalhadamente com imagens.
Então crie um novo objeto :

obj_poligono:

Faça tudo exatamente igual ao obj_bloco_dinamico, Apenas coloque no lugar do create :
Código:
mybody = ep_polygon_create(global.world,3) // mybody e a var do poligono
// o numero 3 e o numero de linhas que tem o poligono
ep_polygon_set_vertex(global.world,mybody,0,+16,-16);
/* o numero 0 indica o id da linha, os outros 2 numeros indicam o local do primeiro ponto de uma linha*/
ep_polygon_set_vertex(global.world,mybody,1,+16,+16);
// Mesma explicação
ep_polygon_set_vertex(global.world,mybody,2,-16,0);
// Mesma explicação
ep_polygon_initialize(global.world,mybody);
// Inicializa o polígono

body = ep_body_create_dynamic(global.world,0);
shape1 = ep_shape_create_polygon(global.world,body,mybody,0,0,0,1)
// Faz da sua shape o polígono que foi salvo na var mybody
ep_shape_set_collision(global.world,body,shape1,collide1a,collide1b,0);
ep_shape_set_material(global.world,body,shape1,1.0,1.0,0,0);
physics_object_set(body);
Apos ter feito isso adicione este obj na room_game e teste o jogo!
Percebeu que esta funcionando perfeitamente não?
Mas aposto que minha explicação não foi la essas coisas então vou explicar melhor com imagens.

Imagens:

Lembra que na primeira parte do codigo colocamos o ponto inicial da primeira linha em +16,-16, Pois então agora vou explicar por que colocamos este numero :

Legenda :
Azul = Origin da sprite
Verde = x do ponto
Amarelo = y do ponto
Vermelho = Local onde o ponto ficara
Rosa = Linha



Como podem ver o x esta a +16 pixels de distancia do centro da sprite e o y a -16, e assim o ponto estará na posição +16,-16 relativamente.
Agora vou explicar o porque que esses pontos fazer varias retas no polígono, Irei explicar com a imagem abaixo :



Agora o segundo ponto esta na posição +16,+16, Agora porque adicionamos 2 pontos?
Vou explicar na imagem abaixo :



Viram, Do ponto 1 ao ponto 2 podemos formar uma linha, faremos isto ate formarmos o polígono que quisermos, Então vamos continuar a fazer os pontos :



Pronto adicionamos o nosso ultimo ponto, Mas ai você me diz "Uai, Ainda falta fazer mais uma linha reta para fecharmos o polígono não acha?" mas isto não e necessário pois a própria extremephysics.dll fecha para você.
Espero que tenha aprendido e compreendido este tutorial, Dependendo da aceitação do pessoal posso continuar a fazer mais alguns tutoriais sobre esta incrível dll.
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Kapoty

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