GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Hoje à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


importar para GMStudio

5 participantes

Ir para baixo

importar para GMStudio Empty importar para GMStudio

Mensagem por saim Qui 31 maio 2012, 23:30

Estou brincando com minha versão beta do GMS e importei um projeto feito no GM8.0.
Não vi nenhuma diferença nos códigos importados. MAS teve uma diferença na performance.

Primeiro, o tamanho da tela ficou bem diferente, apesar de eu ter definido o tamanho de cada uma delas. Bom, tinha uma room de inicialização que tem o tamanho que ficou na tela. quando eu mudei o tamanho dessa room de inicialização, o problema foi corrigido, mas eu gostaria de saber o que houve. Mas esse foi o menor dos problemas. Veja isso:
############################################################################################
VMError!! Occurred - Push :: Execution Error - Variable Get chanceEspecial
at gml_Object_objSpawnPath_Alarm_0 (line 25) - if (floor(random(chanceEspecial / 2)) == 0 && instance_exists(objPlacePath)){ // na remota possibilidade de surgir um path especial // ){ //
############################################################################################
Bom, então eu esqueci de definir a variável, certo? Não, veja essas linhas que estão no objControle, o primeiro objeto a ser criado na room:
Código:
globalvar nCol, nLin, chanceEspecial;
(...)
chanceEspecial = 10; //1 em chanceEspecial
O GMStudio trata as globais de algum jeito especial? O manual deixa parecer que não, que é igualzinho ao GM8. Ah, por falar nisso, o jogo roda redondinho do GM8.

Alguma idéia do que pode estar acontecendo?

Tentei rodar em windows e em HTML5. O erro foi mostrado em windows. Em HTML5, alguns objetos não foram criados, acho que o erro aconteceu e ao invés de mostrar o erro, o computador simplesmente ignorou.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por Super Maker Qui 31 maio 2012, 23:42

Ainda bem que você comentou Saim. Eu tava quase ficando louco aqui, procurando erro onde não tem.

Eu acho Saim que essa versão beta tem restrições em algumas partes dos códigos.
Eu fiz uns eventos de colisão que funcionam perfeitamente no GM8 PRO e no HTML5 retorna 2 erros, só que esses dois se multiplicam na telinha do debug pra 6.
Já ví reví e nenhum erro encontro.

Minha conclusão é que de alguma forma a Yoyo Games mudou alguma coisa na pasta do GMS mesmo não fazendo as atualizações.
isso não acontecia antes da liberação do GMS completo.

Será que pode ser isso?
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por cascavelo Sex 01 Jun 2012, 00:40

Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes, fica tudo como definido na view da primeira room, zoom eu acho que funciona numa boa, mas alternar de (mais largo) para (mais alto) ou viceversa não funciona. Pelo menos eu não consegui. Não acho que isto seja um problema, porque não me lembro de nenhum jogo comercial com fases em janelas de tamanhos diferentes, só me lembro de ver isto em jogos feitos no GM mesmo.
O problema com as variáveis parece ser que agora não se pode usar nomes parecidos com funções e variáveis internas, não se pode mais também definir recursos com o mesmo nome, tipo o mesmo nome pra um som e pra um objeto, ele acusa erro nisto. Nas versões antigas não havia problema nisto.
Outra coisa que notei é que não pode haver objetos com erro mesmo que não estejam em nenhuma room, ele acusa o erro, mesmo sem nenhuma instância na room.
Eu não consegui fazer funcionar as transições, instalo mas não funcionam. Nas versões beta elas causavam erro em projetos importados.
Transições funcionaram pra vocês?
Há, o som que não funcionava no meu agora tá funcionando numa boa, o problema eram os mids que ele tentava converter e travava tudo, apaguei os mids e deixei só o que era mp3.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por saim Sex 01 Jun 2012, 10:48

Super Maker escreveu:Minha conclusão é que de alguma forma a Yoyo Games mudou alguma coisa na pasta do GMS mesmo não fazendo as atualizações.
isso não acontecia antes da liberação do GMS completo.

Será que pode ser isso?
Bom, eles afirmaram que a licença do Beta só funcionaria até o lançamento. Podem ter previsto a data e colocado uma bomba-relógio que se ativaria na data tal. (hmm... será que voltar meu relógio resolve isso?)
Mas acho estranho esse comportamento. O que eu esperava era que o GMStudio parasse de abrir e pronto, não que começasse a apresentar erros onde não existe (ou onde eu ACHO que não existem).

cascavelo escreveu:Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes, fica tudo como definido na view da primeira room, zoom eu acho que funciona numa boa, mas alternar de (mais largo) para (mais alto) ou viceversa não funciona. Pelo menos eu não consegui. Não acho que isto seja um problema, porque não me lembro de nenhum jogo comercial com fases em janelas de tamanhos diferentes, só me lembro de ver isto em jogos feitos no GM mesmo.
Pena. É que com a flexibilidade do Studio, eu queria adaptar o jogo à tela. Por isso nem esquentei com a primeira room, ela não chega a aparecer na tela, só serve pra configurar algumas globais e o tamanho das rooms, imediatamente ela já passa pra room_menu.
Isso significa que, pra cada tela diferente, teremos que fazer uma versão diferente do jogo. Pé no s@co, né?
cascavelo escreveu:O problema com as variáveis parece ser que agora não se pode usar nomes parecidos com funções e variáveis internas, não se pode mais também definir recursos com o mesmo nome, tipo o mesmo nome pra um som e pra um objeto, ele acusa erro nisto. Nas versões antigas não havia problema nisto.
Outra coisa que notei é que não pode haver objetos com erro mesmo que não estejam em nenhuma room, ele acusa o erro, mesmo sem nenhuma instância na room.
Não, esses casos eu posso afirmar sem MUITO medo de errar que não acontecem. Eu tenho uma lógica (meio louca, admito) na nomenclatura de variáveis e recursos. De qualquer forma, eu fiz o projeto em questão no notepad++ antes de copiar tudo pra dentro do GM8, antes de importar pro studio. No notepad++ podemos dar um ctrl+f e procurar por um termo em todos os arquivos, a variável "chanceEspecial" está só nos lugares corretos.
Quanto aos objetos com erros, o jogo já foi testado e retestado, acho que não existem mais possibilidades de erros.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por cascavelo Sex 01 Jun 2012, 11:18

É, na questão do Aspecto da tela, eu segui a dica que tá na apostila da yoyo e fiz as views em 960x640 e deu zebra, deteriorou os gráficos, tó refazendo tudo com 800x480 e agora tá tudo lindo, da maneira que eu concebi. Mas vai ser necessário fazer uma lista das resoluções disponíveis nos cels mais vendidos pra fazer um algoritimo que funcione pra maioria, as proporções de tela variam em: 1,66 - 1,33 - 1,7 e várias outras (altura/largura).
Acho que seria legal se quem tem celular Android aqui no forúm se dispusesse a testar os games e informasse a marca e característica do aparelho. Pena que parece que poucos tem android, vou ver se compro uns aparelhos usados para teste.
Me lembrei que este lance da variável que aconteceu com você, já ocorreu comigo usando o GM 8.1, eu já tava terminando o jogo para o primeiro concurso que participei e aconteu isto aí, funcionava normalmente e no último dia já pra postagem, duas variáveis globais não eram mais reconhecidas, quebrei a cabeça por umas 10 horas seguidas e não encontrava o erro,tive que postar uma versão inacabada que eu havia salvado no dia anterior, depois disto abandonei o GM8.1 e fui para o GM8.
No GMS tive o mesmo problema duas vezes com projetos que importei, mas eu uma transição que causava os erros, não tinha nada haver como o que ele informava, apaguei as transições e ele não acusou mais os erros.
Agora estou fazendo direto no GMS e estes problemas não estão acontecendo. Tem outros mas estes não.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por Kabeção Sex 01 Jun 2012, 11:59

Versões antigas do beta tinham problemas com variaveis do tipo globalvar embora global.variavel funcionava, em certos casos era como se ela não existisse mas isso já foi resolvido.
Tem que tomar cuidado quando testar para HTML pois os navegadores são otimizados para evitar erros. Variáveis que não existem por exemplo, são inicializadas automaticamente.
Quando for testar em HTML5 é bom usar o console de erros do próprio navegador.

Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes
E possível sim.
Você pode mudar a view_w/hview e view_w/hport a qualquer momento (pelo menos na ultima versão).

Existem diversos aparelhos diferentes com android então é melhor algo generalizado do que específico.
O método que eu uso pra adaptar a tela é redimencionando a view, por exemplo:
O tamanho da tela do celular é 480x320 meu jogo foi feito em HD 1280x720.
Os aspectos são diferentes, 480/320 = 1.5, 1280/720 = 1.77.
Para igualar as proporções você precisa ajustar o tamanho da largura (ou o da altura se preferir). Seria algo assim para um jogo em paisagem fullscreen:
Código:
if window_get_fullscreen() {
    //var a,w,h;
    w = display_get_width();
    h = display_get_height();
    a = max(w,h)/min(w,h);
    view_wview = view_hview*a;
    view_wport = view_wview;
}
Definindo a largura com a altura vezes o aspecto: 720*(480/320) eu tenho as dimensões 1080x720 cujo aspecto é 1.5 assim como a tela do celular e não tem mais distorção da imagem.

É bom para jogos em que não faz diferença o jogador ver um pouco mais ou menos da fase.
É errado definir a tela para o tamanho exato do celular porque a diferença vai ser enorme de um para o outro.

O unico problema seria o computador porque as resoluções e o monitor podem ser enormes e mesmo sem distorção e com a interpolação que ficou bem melhor no GMS pode embaçar muito.
Mas em um jogo 2D não há muito o que fazer a não ser desenvolver na maior resolução possível ou deixar a view ficar igual ao tamanho da tela o que não é exatamente uma boa idéia.

Você também tem que considerar o menor aspecto possível que para o celular e tablet dificilmente vai ser menos que 4:3 (aspecto do Ipad 2) e montar a fase de um jeito que até mesmo nessa resolução os objetos que precisam aparecer não vão ficar fora da visão.
O jeito mais fácil mesmo é já desenvolver o jogo no aspecto 4:3.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por Pit Bull Sex 01 Jun 2012, 17:26

Aproveitando o topico queria pergunta, como posso fazer uma conexão online nas versões mobile e html5? pelo que vi não tem como usar dll.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por cascavelo Sex 01 Jun 2012, 20:17



Não permite mudar a view, ele mantem sempre a janela com o aspecto da primeira room, acabei de testar. Mas saiu uma atualização agora, vou instalar, parece que fala algo sobre resolver isto.
O codigo necessário para as diversas resoluções é este mesmo, só vou dar uma pesquizada nas tela dos smartfones mais vendidos, acho que se aproximam mais de widescreen e não de 4:3, os tablets android são mais compridos também. Não sei se vale a pena pensar nos celulares de tela pequena (320x240) geralmente quem tem um destes nem joga. Vou testar o jogo que estou fazendo em 800x400 em um tablet com resolução maior pra ver se deteriora a imagem.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por Super Maker Sex 01 Jun 2012, 21:32

cascavelo escreveu:Transições funcionaram pra vocês?
Não funciona também. Fiz várias e nada.
O GMS beta acusa erro como se desconhecesse esse evento.
O Dangerous_Dave da Game Maker Comunity disse que se eu quizer eu terei que recriar a função se for usando o beta
Esse labirinto que é o GMS beta tá me levando a comprar a licença antes do previsto.
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por cascavelo Sex 01 Jun 2012, 23:59

A atualização mudou a maneira de executar em tela cheia, mas ele continua desprezando as views que foram definidas nas roons posteriores.
Agora os botões que não tem opção pra preencher não abrem mais janelas, se você arrastar o botão de mudança de room ele nem abre mais opções, porque não tem transições pra escolher.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : importar para GMStudio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

importar para GMStudio Empty Re: importar para GMStudio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos