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configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 29 Jul 2012, 19:58
como configurar o gmstudio pra exportar para android, parece que tem uma configuraçãozinha chata pra se fazer , alguem sabe de algum video tutorial ?
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 29 Jul 2012, 20:08
Você consegue rodar o projeto no cel pelo runner?
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 29 Jul 2012, 20:35
eu nao tenho aparelho com android , só tenho um emulador q roda apk
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 29 Jul 2012, 22:19
Quero saber tb,o runner funsciona comigo Happy
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 29 Jul 2012, 22:55
Mina do Rock, sem um cel configurado pra rodar o runner não tem como testar o Android SDK, você precisa de um celular com drives instalados no seu PC pra saber se tá tudo ok, depois teoricamente não precisaria mais. Mesmo assim eu acho que é quase impossível desenvolver para cel sem um aparelho pra testar, imagine ter que gerar um apk, fazer down para o aparelho e instalar a cada modificação no código.
Arrume um cel, mesmo dos mais baratinhos, até estes chineses servem, só observe se ele tem gpu, sem gpu fica muito lento. Os emuladores até funcionam mas qualquer recurso a mais que o aplicativo tenha já baixa o fps pela metade.
Mas acho que exportar o Apk só comprando a licença mesmo, se você acompanha as postagens sobre GMS no fórum vai ver que até quem comprou tem problemas, imagine quem não comprou.
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Seg 30 Jul 2012, 00:04
cascavelo

obrigado pela explicação Smile

alguém pode me dizer se o formato ( .ios ) roda nos mesmos aparelhos que o .apk

vlw
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Seg 30 Jul 2012, 19:49
Não, não mesmo !
IOS é apenas para aparelhos da apple, se for celular pode ser o Iphone
Já Apk é para aparelhos com sistema android Very Happy
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Dom 12 Abr 2015, 16:52
Ah! Um tópico do tema ainda aberto... Eu tinha certeza que ia encontrar um tutorial aqui na comunidade, mas não consegui.

Bom, estou seguindo esse tutorial aqui e acho que estou errando alguma coisa na instalação do SDK - ou minha máquina não gosta muito do SDK, já que só consigo abrir o "configuration manager" quando termino de instalá-lo. Se tento abrir o arquivo depois, ele abre uma janela que se fecha imediatamente, sem tempo de eu ver seu conteúdo.
Quando eu abro o prompt de comando na pasta "C:\Users\Usuario\AppData\Local\Android\android-sdk\platform-tools" e digito "adb devices", ele me dá como resposta "List of devices attached" e mais nada. Estou interpretando que a lista está vazia. Isso acontece mesmo quando o celular ESTÁ conectado via USB. Talvez seja a forma de conectar. Quando eu ligo o cabo, o celular pergunta o que é para acontecer e eu escolho a opção "sincronização mult..." (o resto da opção não aparece na tela). Já tentei algumas outras opções, também, com o mesmo resultado.
Mas pode ser algum problema na instalação do SDK, também. Quando abro as opções de SDK no game maker, aparece, ao lado do botão "check android SDK" o seguinte texto: "SDK status: SDK platform Android 3.2 API 13 is not installed - run Android SDK Manager and ensure API 13 is installed". Como não consigo abrir o manager a não ser imediatamente após a instalação do SDK, desistalei e instalei de novo e... não achei o raio da API 13!

O game maker diz que eu instalei o NDK na pasta "c:\Android\android-ndk-r8e". Mentira, eu não escolhi essa pasta e ela nem existe. Na verdade, Pra instalar o NDK, o arquivo .exe tem um ícone de zip (7z) e ao rodá-lo, aparece um prompt de comando que não me dá nenhuma opção - sai instalando coisas e pronto. Fui rodar de novo e aí ele me falou que já estava tudo instalado e perguntou se queria instalar por cima (respondi que não).

Ah, e não sei configurar nem o IP!!! No tutorial, diz que eu devo digitar meu IP no formato "xxx.xxx.xxx.0/24". Tá bom. Meu IP vem no formato "abc.def.g.hi" (sei lá se é seguro divulgar o IP assim, na internet...). Então eu devo colocar como? abc.def.g.hi.0/24? Como tudo mais deu errado, não tenho como verificar se isso está absurdo ou não...

Bom, acho que não tenho mais dúvidas imediatas. Não sei em que ponto comecei a errar. Se quiserem, posso re-instalar o SDK pra mandar um print do manager.

Agradeço antecipadamente a ajuda!
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Seg 13 Abr 2015, 08:51
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@Saim escreveu:Bom, estou seguindo esse tutorial aqui

Aqui no fórum, temos um tutorial completo e funcional: http://gmbr.forumeiros.com/t27119-tutoinstalando-e-configurando-o-android-para-gms

@Saim escreveu:Mas pode ser algum problema na instalação do SDK, também. Quando abro as opções de SDK no game maker, aparece, ao lado do botão "check android SDK" o seguinte texto: "SDK status: SDK platform Android 3.2 API 13 is not installed - run Android SDK Manager and ensure API 13 is installed". Como não consigo abrir o manager a não ser imediatamente após a instalação do SDK, desistalei e instalei de novo e... não achei o raio da API 13!

A API 13 está obsoleta, por isso alguns usuários não estão conseguindo baixar.

Para efetuar o download da API 13, faça o seguinte:

-Vá até a pasta onde instalou o SDK
-Clique com o direito em SDK Manager e execute como administrador
-Quando abrir o programa, marque uma caixa na parte de baixo com o texto 'Obsolete'
-Irá aparecer a API 13 para download
-Na API 13, acho que você deve desmarcar 'Google TV Addon'
-Clique em install, aceite os termos e pronto, você irá instalar a API 13

Após feito isso, continue com o tutorial normalmente.

Abraço.
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Seg 13 Abr 2015, 21:42
Beleza!
Obrigado pelo link!
Juro que procurei um tutorial. Devo estar ficando gagá...

Beleza, consegui tudo! Instalei o driver do celular (o que foi um parto) e o resto, com a dica do "obsolete", foi bem mais fácil!
Fiz uma bobagem de teste e... VI MINHA BOBAGEM NA TELA DO MEU CELULAR!!!
ÊÊÊÊ!!!

Obrigadão!
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Re: configurar o gmstudio exportar para android

em Seg 13 Abr 2015, 22:44
Blz mano.

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