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Reflexão sobre os concursos quinzenais.

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Mensagem por cascavelo Ter 08 maio 2012, 13:19

Joton, até que enfim uma opnião que eu assino embaixo. É exatamente o que você colocou. E os membros do forúm só dão atenção a um projeto se ele tiver longo tempo de desenvolvimento ou seja post com muitas visitas e mensagens. É só dar uma olhada em "Kiro Kuro" pra entender o que estou dizendo.
Alguns ótimos jogos que foram postados já completos quase não tem comentários e downloads.
Não vale a pena postar projetos completos, pois poucos vão dar atenção, ao contrário dos projetos em andamento que vão sempre renovar a curiosidade a cada atualização
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 14:49

Bom, vou falar de algumas experiências pessoais minhas.

Quando eu criei o Race'n'Chase pro concurso, eu não criei pensando em "Vou fazer um jogo pra vencer", criei um jogo que eu achasse que fosse legal pra jogar. E eu sei de algumas pessoas que *ainda* estão jogando o jogo.

Um dos jogos que eu criei nesse esquema de 3 horas era um jogo de plataforma relativamente simples, mas com ênfase num level design bacana e "diabólico". Tem mais de um ano que criei, o jogo é curto e simples, e sei de gente que ainda joga ele de vez em quando para matar tempo no trabalho.

São jogos que o "público-alvo" aqui do fórum vai jogar "bastante" ? Provavelmente não. E eu também não estou me importando.

E ai eu digo que essa questão de "qualidade" é relativa.

Muitas vezes eu vejo gente querendo criar o próximo GTA ou o próximo Starcraft, e eu sempre me pergunto: "Pra quê?". Você *não* vai fazer um jogo melhor que o GTA ,você não vai fazer nem algo que chegue PERTO do GTA.

Mas existem gêneros que uma pessoa sozinha ainda pode criar obras-primas. O último jogo no estilo do Race'n'Chase que eu joguei, deve ter sido feito antes de metade desse fórum ter nascido, e eu acho que criei um jogo que é melhor que aqueles em vários aspectos. Mas é um gênero simples de ser feito.

Se alguém quiser fazer um jogo estilo Super Mario Bros, existe uma infinidade de possibilidades a serem exploradas nesse gênero, que ainda podem fazer um jogo excelente... e mesmo algo simples pode ser fantástico com um bom level design (Vejam o game N para entender o que eu estou falando).
E ai, quando o cara faz um jogo de plataforma aqui, o que ele quer fazer? O próximo Assassin's Creed ........ e obviamente fracassa.

E saindo dos gêneros predeterminados, existe também uma infinidade de coisas que podem ser feitas que ninguém nunca pensou, novas ideias, designs inovadores e nada disso depende de ter muito tempo para desenvolver ou grandes recursos humanos, você precisa de criatividade e disciplina.

Por isso eu digo que "qualidade" é subjetivo. Aquele jogo "Trilhas" do concurso era um jogo bem simples e bem bacana, e é o tipo de coisa que pode ser feita em 24hrs de trabalho.


Eu sinceramente não participaria do concurso pelo "aprendizado". Eu sou professor de programação e, apesar de achar que ainda tenho muito a aprender, não acho que o meu caminho seja mais por aí. Eu acho que esse tipo de coisa é legal de participar pq é divertido. Mas eu acho que pra muita gente seria uma experiência de organização, disciplina, programação.... mas realmente, não acho que seja o tipo de coisa que dê prum noobão chegar e participar, tem que ser gente que já tenha experiência e saiba o que está fazendo.

E olha só, pq não podemos ter diferentes concursos para diferentes pessoas? Podemos ter concursos estilo GameJam, 24hrs. Podemos ter os concursos quinzenais, podemos ter concursos com tempo de 6 meses... e ai cada um participa do que quiser.

Nesse ponto para mim, como avaliador do fórum também, seria até legal, pq eu *com certeza* não iria querer participar de todos, e teria tempo para avaliar aqueles que eu não me interessaria em participar.

Codemonkey, eu acho que um concurso que abrisse a possibilidade de equipes, poderia também permitir que a equipe fosse de 1 pessoa. Não acho que deveria ser :"Equipes de 5 or GTFO", deveria ser "Equipes com ATÉ 5 pessoas" ou sei lá quantas... e ai a equipe pode ser de 1 se for o caso.

Eu vou escrever um texto com uma ideia de como poderia ser um concurso desse e ja volto.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 15:23

Joton escreveu:Aí eu rebato, mas para aprender não é necessário tempo? O membro vai demorar um mês para fazer o Mario andar e ter colisão perfeita, aí não dá tempo e ele entrega todo bugado, ele sempre vai ficar nesse circulo vicioso.

Mas se ele tiver um mês para fazer o Mario andar e colidir perfeitamente, um mês para fazer o Mario soltar magia e matar os inimigos, e outro mês para incrementar um algo há mais.

No final das contas quem aprendeu e fez um jogo melhor, o de tiro curto ou longo? Nem vou responder essa ¬¬
Isso é subjetivo. Vejo projetos que se arrastam a anos não possuir melhor jogabilidade ou level design que outros ridiculamente simples como este: Moedas

Assim como bons gráficos não garantem bons jogos, grande porte não garante bom Game Design. Um jogo curto não precisa ser mal feito, há centenas de exemplos por ai: http://www.freeindiegam.es

cascavelo escreveu:Alguns ótimos jogos que foram postados já completos quase não tem comentários e downloads.
Não vale a pena postar projetos completos, pois poucos vão dar atenção, ao contrário dos projetos em andamento que vão sempre renovar a curiosidade a cada atualização
Se o projeto não recebe comentários ou é porque não é um "ótimo jogo" ou porque não possui público alvo compatível com o local onde está sendo publicado.

A movimentação gerada pelo projeto em andamento nada tem relação com seu sucesso posterior, é apenas uma simples questão de réplicas e tréplicas do diálogo. No final das contas um jogo realmente bom não precisa sequer de muito destaque, aqueles que jogam e gostam se encarregam de compartilhá-lo com os demais.

shatterhand2 escreveu:Quando eu criei o Race'n'Chase pro concurso, eu não criei pensando em "Vou fazer um jogo pra vencer", criei um jogo que eu achasse que fosse legal pra jogar. E eu sei de algumas pessoas que *ainda* estão jogando o jogo.
E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.

shatterhand2 escreveu:E olha só, pq não podemos ter diferentes concursos para diferentes pessoas? Podemos ter concursos estilo GameJam, 24hrs. Podemos ter os concursos quinzenais, podemos ter concursos com tempo de 6 meses... e ai cada um participa do que quiser.
Nesse caso se evidencia a carência de pessoas delegadas a organizar mais e melhores eventos aqui no forum.

shatterhand2 escreveu:Codemonkey, eu acho que um concurso que abrisse a possibilidade de equipes, poderia também permitir que a equipe fosse de 1 pessoa. Não acho que deveria ser :"Equipes de 5 or GTFO", deveria ser "Equipes com ATÉ 5 pessoas" ou sei lá quantas... e ai a equipe pode ser de 1 se for o caso.
Naturalmente. Mas eu não quis dizer que seria uma imposição, apenas que pesaria muito bem os prós e contras na hora de integrar ou formar um time.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 15:34

E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.

Olha, eu tenho séria impressão q muito jogo não é criado com essa intenção.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Ter 08 maio 2012, 15:58

Eu concordo que poderia haver concursos diferentes pra pessoas diferentes, no entanto, eu acho que essa questão de redução do tempo tem dois problemas sérios:

>> Não há como provar que o jogo foi feito em 24 horas. Vocês nem poderiam questionar isso do participante, já que afirmaram o tempo todo na discussão que o resultado é meramente relativo de pessoa para pessoa. No final, você que realmente levou menos de 24h vai concorrer com um cara que, supostamente, levou dois meses ou mais. É injusto.

>> O tempo curto vai medir, sim, a sua experiência como programador. Mas eu não acho que isso vai te fazer ser um programador melhor. Você pode até levantar seus erros quanto ao planejamento, mas não vai aprender a programar. Eu NÃO sou mais experiente que vocês pra poder falar, mas eu só não acho que o caminho é bem por aí...

Ainda reforço que é mais legal e melhor reduzir os recursos do programa do que reduzir o tempo. Sim, poderíamos reduzir o tempo também, mas tenham em mente uma coisa. Nesse ponto eu concordo com Joton e cascavelo. Veja bem...

Os usuários do fórum, na sua grande maioria, não inexperientes. O Game Maker é, provavelmente, o primeiro contato que eles tem com programação. Adicione a pressão exercida por um curto prazo de tempo e o resultado vai ser um concurso onde, no final, a maioria vai reclamar do resultado e uns dos jogos dos outros. E provavelmente, os que vão reclamar são justamente os menos experientes.

Pensem nisso de reduzir os recursos, nem que seja por exemplo... Reduzir a quantidade de linhas de código, ou sei lá, não sei! Mas acho que isso ainda seria mais legal e até mais viável pra staff. Da mesma forma que os participantes tem pouco tempo pra planejar o jogo, os caras da staff também tem vida social, rs.

Além disso, naturalmente, quando você tem menos recursos, você tem que aproveitar melhor o tempo que você tem pois vai ter que fazer mais do que esperava. Nesse caso, um concurso de uma semana poderia ser extremamente desafiador.

Só pra reforçar: não sou contra a ideia, só quis adicionar outra. Se tivesse uma Jam, sim, eu participaria! Adoraria participar e me divertir.


Última edição por Ninja8086 em Ter 08 maio 2012, 16:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por saim Ter 08 maio 2012, 16:23

CodemonkeyVoid() escreveu:
shatterhand2 escreveu:Quando eu criei o Race'n'Chase pro concurso, eu não criei pensando em "Vou fazer um jogo pra vencer", criei um jogo que eu achasse que fosse legal pra jogar. E eu sei de algumas pessoas que *ainda* estão jogando o jogo.
E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.
shatterhand2 escreveu:
E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.
Olha, eu tenho séria impressão q muito jogo não é criado com essa intenção.
Não. O objetivo do fórum não é divertir. O objetivo do fórum (ao menos ao meu ver) é trocar conhecimento, é ensinar a quem não sabe.
Não quer dizer que seja algo chato. Estamos falando de jogos aqui, brinquedos eletrônicos. Se isso não for divertido, nós nos perdemos em algum ponto. Mas o foco do fórum (insisto: a meu ver) é ensinar a quem não sabe, é dividir conhecimento.
Eu já fui indiferente quanto aos concursos porque só via esse aspecto deles: a diversão. Eu participava porque era divertido, não porque eu estava aprendendo algo. Depois, notei que eles vinham apresentando constantemente uma temática que forçava aprender algo. Sempre o tema era proibir o uso de algum recurso, o que, durante o desenvolvimento do jogo, obrigava o candidato a melhorar em outra área. Os dois últimos fugiram dessa regra, mas até então vinha sendo assim. Vide o post acima, que foi colocado enquando eu escrevia...
Além disso, os concursos são a única ocasião em que muita gente mostra alguma coisa. Com isso, aprende-se também a TERMINAR um projeto, ao invés de se ficar só sonhando com o resultado final enquanto se escolhe o tom de amarelo da camisa do personagem.

Eu lembro, na época que entrei no fórum, que o CodemonkeyVoid() (ou alguém com nick parecido) tinha um jogo campeão pra entrar num concurso e saiu. Simplesmente pediu pra sua inscrição ser cancelada. Conversei com ele e o motivo era que ele não concordava com a forma que o concurso vinha sendo tratado, alguma coisa a respeito de alguma regra (acho que o organizador, na época, permitiu que alguém se inscrevesse depois do prazo).
Eu afirmo, sem muito medo de estar sendo injusto, que a staff não tem conhecimento suficiente pra saber como lidar com um concurso em equipe sem criar descontentamentos. Isso vai babar, certeza! Se não fizermos um teste antes, se não soubermos o que esperar, vamos errar antes de acertar! E, se errarmos em algo tão esperado, tão pedido e almejado quanto um concurso em equipes... a gente vai esculhambar algo que poderia ser bom! No concurso seguinte, quando tivéssemos experiência, já não teríamos credibilidade.

Quero deixar claro uma coisa, aqui: o que está sendo proposto de inovador é só a idéia de participar em equipe. O fórum já tem concursos curtíssimos e concursos mais longos. Só que, como os quinzenais são mais populares e mais experimentados, acontecem com maior frequência.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 16:48

saim escreveu:Não. O objetivo do fórum não é divertir.
Sem dúvida, mas isso não significa que o foco dos jogos não deve ser divertir o jogador. Um jogo que não é divertido não é um jogo, isso é a premissa mais básica do Game Design!

O que creio que estamos dizendo, porém de forma diferente, é que o participante deve entrar no concurso com o intuito de aplicar e aprimorar seu conhecimentos através de um projeto que vise entreter e divertir o jogador. Qualquer coisa fora disso já seria um motivo fútil pra justificar a participação.

saim escreveu:Eu lembro, na época que entrei no fórum, que o CodemonkeyVoid() (ou alguém com nick parecido) tinha um jogo campeão pra entrar num concurso e saiu. Simplesmente pediu pra sua inscrição ser cancelada. Conversei com ele e o motivo era que ele não concordava com a forma que o concurso vinha sendo tratado, alguma coisa a respeito de alguma regra (acho que o organizador, na época, permitiu que alguém se inscrevesse depois do prazo).
Eu afirmo, sem muito medo de estar sendo injusto, que a staff não tem conhecimento suficiente pra saber como lidar com um concurso em equipe sem criar descontentamentos.
Se vc se refere a aquele concurso de eventos "draw" (sem sprites) sim, era eu (Carlos Mahnke), e de fato eu deixei a competição não apenas pelo que vc citou mas por todo o descaso que os organizadores tiveram na ocasião.

Pessoalmente nunca dei importância a ganhar concursos ou premiações... o Pedrø é testemunha que já pedi pra removerem os conceitos A (Rebound) e posteriormente B (Wanna Banana) do perfil pois pra mim isso não representa absolutamente NADA. O Avaliador muitas vezes não é imparcial e julga com base em suas preferências pessoais e/ou comparando com referências modernas da indústria, aplicando então a nota através de uma pontuação que não é padronizada entre os demais Avaliadores.

Entretanto, isto não me impede de participar de um concurso destes pois, com o shatterhand2 bem disse, não faço o jogo pra ganhar e sim pra ser algo divertido e que me divirta no processo também, desde que exista é claro um mínimo de seriedade e imparcialidade no cumprimento do regulamento proposto.
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Mensagem por saim Ter 08 maio 2012, 17:37

Cara, VOCÊ é o Carlos Mahnke? Sabia que conhecia esse tom de algum lugar... Cara, é muito bom te ver de volta à ativa, no fórum.

Olha, os jogos têm a obrigação de divertirem. Nem que seja uma diversão estranha e doentia, como nos casos dos jogos de terror... Tá legal, vamos dizer que os jogos têm a obrigação de entreter. O desenvolvedor tem que saber disso, o avaliador tem que saber disso e se o jogador não souber disso, ele não sabe nada. Quanto a isso, não tem mesmo o que discutir.

Não, eu estou falando - e acredito que o shatterhand2 também - é dos concursos divertirem os participantes. Eles divertem sim, ninguém entra nessa área de criar jogos se não achar isso divertido, mas o foco não é esse, o foco é um aprendizado prático.
Claro que quem quiser entrar só por diversão também é muito bem-vindo. Eu só participo dos concursos por diversão, custei a perceber que, de quebra, estava aprendendo alguma coisa.

Aí vem a divertida idéia de um concurso em equipes. Existe aprendizado por trás desse conceito, também. O shatterhand2 é professor e afirmou que turma aprenderia muito com isso - e eu concordo, acho que trabalho em equipe é muito mais complexo que simplesmente delegar funções e esperar resultados.
Só que nós não temos pessoal capacitado a lidar com equipes (regularizar, avaliar e premiar). Não temos sequer uma equipe que tenha terminado algum projeto. Eu mesmo já deixei algumas equipes a ver navios.
E aí, voltamos ao concurso de draw. Na época eu não acompanhava os bastidores a ponto de perceber o descaso, só queria participar. Mas me pergunto se o que houve foi mesmo descaso ou só despreparo dos organizadores.

Então, pra evitar a criação dessa modalidade sem o devido preparo, volto a sugerir fazermos um teste. CodemonkeyVoid(), a.k.a. Carlos Mahnke, você é um grande programador que não se importa com medalhas. Porque não junta com um bom desenhista e um bom sonoplasta (posso te sugerir alguns) pra fazermos o teste, sem valer nada? Como não haveria a imersão necessária a um jogo feito em 48 hs, o prazo seria maior, digamos uma semana. Eu crio as regras, passo por MP pra todos da equipe numa data marcada e, no final do prazo, vocês me mandam o jogo pronto. Eu avalio, junto com outros membros da staff (a convidar), dou o resultado e todos nós - avaliadores e participantes - levantamos todos os problemas que surgiram no percurso, pra evitar que ocorram de novo. Se conseguirmos 2 times pra participar, melhor ainda!

Só preciso de gente disposta a passar pelo processo sem a validade do concurso. 2 pessoas, no mínimo, sem limite pro máximo. Não importa se a(s) equipe(s) terá(ão) desenhistas, level designers, diretores, sei lá. Contanto que todo mundo trabalhe no jogo, preferencialmente em proporção igual, está ótimo. Quero é medir o que é avaliar um trabalho em equipe, sentir qual o peso de organizar um concurso desses, saber em que buraco estou me metendo. Muita gente postou dizendo que toparia entrar num concurso assim, ALGUÉM tem que topar montar um laboratório!
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 17:59

Não há como provar que o jogo foi feito em 24 horas

É por isso que o "tema" é dado em cima da hora. Se por coincidência o cara tiver trabalhando ha meses num jogo do mesmo tema, ai babou. Mas é por isso que o tema não pode ser tão genérico, tem que ser algo que realmente "limite" de alguma forma o desenvolvedor. É provável que o cara use rotinas que ele já criou previamente.... mas isso não tem como fugir, todo programador tem uma bagagem que leva junto o resto da vida.


A questão da responsabilidade é realmente algo sério. Há uns 2 ou 3 anos atrás, eu participei de um concurso aqui também, e tambem me retirei pq a avaliação tava uma zona. De qualquer forma foi legal, pq no processo criei um dos jogos do qual mais tenho orgulho, por ser todo polidinho, programação toda limpinha e tal, feito num tempo relativamente curto.

Saim, eu tenho na minha mente mais ou menos toda a organização necessária para um "Jam" desses em equipe. A questão é que eu não gostaria de organizar pq eu gostaria MUITO de participar. Eu poderia te ajudar na organização "burocrática" inicial, mas não participaria da escolha do tema, acho que isso me possibilitaria participar da mesma forma.

E isso me liberaria para organizar outros concursos. Se rolasse uma parada dessas, eu organizaria um mais "longo" de 6 meses, ou até um CQ de vez em quando, sem problema algum. Me empolgaria mais com esses extra-curtos em equipe, e isso me faria participar menos dos CQs ou de um concurso mais longo, e ai eu poderia organizar estes.

A gente faz um, como concurso mesmo, vê quantas inscrições rola, vê o que acontece. Se for um desastre, foi um desastre, aprendemos no processo e fica td de boa. Se for bom, ótimo, façamos mais Smile

Só mais um adendo, eu ainda acho que avaliação feita por quem participa do concurso pode dar certo. Não é assim que o Ludum Dare funciona ?
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Mensagem por Neutral Ter 08 maio 2012, 20:21

Só mais um adendo, eu ainda acho que avaliação feita por quem participa do concurso pode dar certo. Não é assim que o Ludum Dare funciona ?


Velho, sobre isso, você já viu naquela MP minha opinião a respeito. Ainda acho que tem muito membro no fórum imaturo o bastante pra tentar se aproveitar da avaliação popular. Sim, na Ludum Dare funciona, mas lá o pessoal em geral é bem sério, sinceramente acho que aqui ia dar rolo.

Antes que me apedrejem, obviamente não me referi a todos os membros, lógico que tem gente aqui que eu sei que nunca faria esse tipo de coisa. Mas tem alguns membros (e não são poucos) que o fariam.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 21:13

saim escreveu:Cara, VOCÊ é o Carlos Mahnke?
Falando assim até parece grande coisa XP

saim escreveu:Só que nós não temos pessoal capacitado a lidar com equipes (regularizar, avaliar e premiar). Não temos sequer uma equipe que tenha terminado algum projeto.
Isso também é subjetivo. Não há pessoal "delegado" a realizar esta tarefa, porém não significa que não existam estas pessoas aqui na comunidade.

Quando a terminar um projeto, me arrisco a dizer que em 80% dos casos é muito mais uma questão de perder a motivação que não ter bagagem ou etc. pra atingir o objetivo.

Já estive envolvido em pequenos grupos com excelentes artistas e desenvolvedores, os quais não teriam a mínima dificuldade de produzir (e concluir) o que estavam propondo, mas trabalho voluntário é complicado... as pessoas tem suas vidas e suas obrigações... fatalmente surgem imprevistos e como tudo não passa meio que de um hobbie não existe aquele compromisso religioso de ir adiante.

saim escreveu:E aí, voltamos ao concurso de draw. Na época eu não acompanhava os bastidores a ponto de perceber o descaso, só queria participar. Mas me pergunto se o que houve foi mesmo descaso ou só despreparo dos organizadores.
Quando vc diz "despreparo" eu visualizo algo como ter dificuldades em gerenciar um problema durante o evento ou algo parecido, não fazer vista grossa pras regras afim de acochambrar as coisas.

saim escreveu:Então, pra evitar a criação dessa modalidade sem o devido preparo, volto a sugerir fazermos um teste. CodemonkeyVoid(), a.k.a. Carlos Mahnke, você é um grande programador que não se importa com medalhas. Porque não junta com um bom desenhista e um bom sonoplasta (posso te sugerir alguns) pra fazermos o teste, sem valer nada? Como não haveria a imersão necessária a um jogo feito em 48 hs, o prazo seria maior, digamos uma semana. Eu crio as regras, passo por MP pra todos da equipe numa data marcada e, no final do prazo, vocês me mandam o jogo pronto. Eu avalio, junto com outros membros da staff (a convidar), dou o resultado e todos nós - avaliadores e participantes - levantamos todos os problemas que surgiram no percurso, pra evitar que ocorram de novo.
Eu não acho que isso valha como amostra representativa. Não sou esse "grande" programador que vc está se referindo, e mesmo que fosse não acho correto julgar todo um contexto com base em apenas uma circunstância.

Nesse caso eu sou mais o que disse o shatterhand2:
A gente faz um, como concurso mesmo, vê quantas inscrições rola, vê o que acontece. Se for um desastre, foi um desastre, aprendemos no processo e fica td de boa. Se for bom, ótimo, façamos mais Smile

Neutral escreveu:Ainda acho que tem muito membro no fórum imaturo o bastante pra tentar se aproveitar da avaliação popular. Sim, na Ludum Dare funciona, mas lá o pessoal em geral é bem sério, sinceramente acho que aqui ia dar rolo.
A questão aqui é - quando houver um problema, supondo que houvesse um, como os organizadores iriam proceder?

É inegável que reverter uma votação já iniciada iria gerar centenas de reclamações, mesmo que visivelmente manipulada, e assim sendo duvido MUITO que o pessoal consiga manter as estribeiras e chegar a um denominador comum.
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Mensagem por Joton Ter 08 maio 2012, 22:27

CodemonkeyVoid():
Isso é subjetivo. Vejo projetos que se arrastam a anos não possuir melhor jogabilidade ou level design que outros ridiculamente simples como este: Moedas

Assim como bons gráficos não garantem bons jogos, grande porte não garante bom Game Design. Um jogo curto não precisa ser mal feito, há centenas de exemplos por ai: http://www.freeindiegam.es

Você deu exemplos fora da gmbr e pode ser aplicado em qualquer lugar, digo que concursos curtos aqui no fórum já sabemos o que vai dar (não vou citar essa balela de anos e não são terminados os jogos), no meu ponto de vista os concursos são necessário, mas mata o potencial dos projetos que podem ser bons.

Tudo bem que os concursos foram testados, mas e o mais logo? No meu tempo aqui no fórum, só aconteceu uma vez e surgiu duas obras primas do fórum, então porque não fazemos pelo menos dois ao ano? Juntaria tudo que disse no meu primeiro post e ainda mais seria testado como o de tiro curto.

Acho interessante a ideia dos Jam's e/ou equipe porque tiraria o fórum dessa mesmice, e a industria dos games e indies é algo muito dinâmico.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 22:43

Joton escreveu:Você deu exemplos fora da gmbr
Exato, mostrei exemplos que poderiam ser seguidos pelo pessoal daqui.

Joton escreveu:digo que concursos curtos aqui no fórum já sabemos o que vai dar
Não há como garantir isto, vide bons trabalhos enviados no CQ11. O que falta mesmo é renovar esses eventos do forum, estudar possibilidades, planejar e estabelecer metas bem definidas (ao contrário da agenda atual que apenas deixa pontas soltas pra acerto de última hora).

Lembro que a pouco tempo mesmo houve um evento onde o anúncio do tema gerou bastante expectativa e movimento... ninguém terá vontade de se envolver em algo feito em caráter de obrigação, mas se passar uma sensação de "segurança" aos competidores duvido que não apareçam melhores resultados.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 22:50

as pessoas tem suas vidas e suas obrigações... fatalmente surgem imprevistos e como tudo não passa meio que de um hobbie não existe aquele compromisso religioso de ir adiante.

E por isso eu acho que concursos de 24 hrs são mais fáceis de participar do que concursos de 2 semanas.

É mais fácil separar 24hrs pra trabalhar num projeto que 2 semanas.

Se fizesse algo tipo, começa 9 da manhã de sábado até 9 da manhã de domingo, seria algo MUITO mais fácil de conseguir organizar tempo pra participar. Era só dizer que dia ia acontecer com antecedência e pronto.

Fazendo isso com bons intervalos de tempo entre um e outro, daria pra participar quase sempre Smile

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Mensagem por CodemonkeyVoid() Qui 10 maio 2012, 19:20

Pelo andar da carruagem no outro tópico parece mesmo que não há demanda suficiente de usuários com skill pra participar de um evento assim.

Em todo caso, quanto ao problema da falta de organizadores creio que seria possível contornar a situação permitindo que os mesmos participem do evento.

Ah mas como pode isso? Simples, a tarefa de organizar se limita a planejar e por em prática o que foi planejado, e isto não dá nenhum tipo de "vantagem" sobre os demais.

A escolha do tema/limitações pode ficar a cargo de um usuário convidado, que não tenha interesse em participar, à ser divulgada somente no início do mesmo (antes disto NINGUÉM além desta pessoa saberia do que se trata).

Por outro lado a avaliação dos trabalhos pode ser feita por uma banca avaliadora também convidada previamente, não necessariamente do grupo avaliadores apenas, e sem nenhuma ligação com os organizadores.

Deste modo não haveria empecilho para que alguns dos interessados na proposta do Jam organizem e concorram no mesmo, de forma limpa e transparente.

Mas porque tudo isto? Basicamente ninguém que não deseje a realização do Jam terá motivação à organizá-lo, já que seria algo relativamente trabalhoso. Sendo assim não vejo outro modo fácil de vencer esta barreira que não o citado acima.
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Mensagem por shatterhand2 Qui 10 maio 2012, 20:29

Eu concordo, e me coloco pra organizar, desde q outro escolha o tema, e a gente fecha uma banca avaliadora antes de tudo.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Qui 10 maio 2012, 20:50

Ainda me parecem poucos os interessados que se manifestaram no outro tópico (sem contar aqueles que se dizem não muito seguros em participar), mas se quiserem "oficializar" a ideia eu me disponho a ajudar quem for organizar, caso deseje é claro.

Edit
Reitero que me disponho a ajudar caso o evento seja realizado nos moldes que vinham sendo debatidos até então. Caso decidam realizar um concurso entre 2 grupos principais formados pela reunião dos interessados (vide este tópico) tanto não tenho interesse em organizar como participar.
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Mensagem por saim Sex 11 maio 2012, 08:28

Ok, acho que já dá pra fazer um concurso em equipes.

Só que não nos moldes do Jam. Pouca gente - eu diria que menos de 10 membros do fórum - tem capacidade de entregar um projeto em 1-2 dias, muito menos em equipe. E estou falando só de programadores, conheço ainda menos desenhistas e sonoplastas.
Acho que, pra testar o formato, seria melhor fazer um quinzenal em equipes.

Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.
Mas é a única forma que eu vejo de valorizar o talento de cada um, se o desenhista espetacular cair numa equipe medíocre, por exemplo.
Pra deixar claro, pretendo dar a medalha do conjunto da obra ao programador, das imagens ao desenhista e dos sons ao sonoplasta. Quer dizer, a quem assinar cada uma dessas partes.
Não sei. Discutam.

Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando. Seria permitido discutir a formação de equipes no tópico do anúncio, mas encorajado que se fizesse isso por MP. Isso é pra tentar evitar flood, mas tenho certeza que muita gente ia querer anunciar que está procurando equipe ou que é pra parar de convidar ele/ela porque já está dentro de uma.

Contato entre os membros, seria livre, cada um se vira como pode. MP, e-mail, msn, skype, viagem, até escolher membros que morem na mesma casa. Tudo seria permitido.

Membros que usem o mesmo nome de usuário seriam contados como um membro só (o que não descaracterizaria o projeto, eu concordo com a possibilidade de participação SEM equipes).
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Sex 11 maio 2012, 09:38

saim escreveu:Ok, acho que já dá pra fazer um concurso em equipes.

Só que não nos moldes do Jam. Pouca gente - eu diria que menos de 10 membros do fórum - tem capacidade de entregar um projeto em 1-2 dias, muito menos em equipe.
De fato.

saim escreveu:Acho que, pra testar o formato, seria melhor fazer um quinzenal em equipes.
Na verdade acho que não há muito o que testar nesse caso, basta permitir que os CQs e/ou afins recebam trabalhos não individuais.

saim escreveu:Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.
Perfeito!

saim escreveu:Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando. Seria permitido discutir a formação de equipes no tópico do anúncio, mas encorajado que se fizesse isso por MP. Isso é pra tentar evitar flood, mas tenho certeza que muita gente ia querer anunciar que está procurando equipe ou que é pra parar de convidar ele/ela porque já está dentro de uma.
Junto a este tópico de regras poderia haver um tópico de inscrições. Cada participante se inscreve dentro do prazo X, seja individualmente ou a equipe, e assim temos uma lista de concorrentes antecipada.

Para a oferta/procura de equipes pode ser destinado um outro tópico afim de evitar bagunça no de regulamento, já que certamente receberá dúvidas que precisam de destaque na hora das respostas.
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Mensagem por shatterhand2 Sex 11 maio 2012, 17:25

Algumas coisas:


Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.

No caso da equipe que eu montaria, acredite, todo mundo faria um pouco de cada coisa. Todo mundo iria programar, todo mundo iria desenhar, todo mundo participaria da produção de som....

Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando.

Eu acho uma semana pouco.

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