Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Reflexão] Formação de equipes
+2
Lukbebalduke
All-x
6 participantes
GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
[Reflexão] Formação de equipes
A facilidade se tornando dificuldade:
Montar uma equipe, seja em qualquer área não é uma coisa das mais fáceis de se fazer. No nosso caso seria uma equipe para criação de jogos. O que com o advento da internet deveria, em tese, se tornar muito mais simples.
Mas o que vemos é totalmente o oposto. Só vemos "EQUIPES DE UM HOMEM SÓ" por toda parte. Isso chega a ser engraçado, se não fosse trágico.
Nada contra essa forma de produção, até porque sou praticante dela. Mas em certo momento isso cansa, até porque o número de compromissos só vai aumentando e você vai inevitavelmente ficando sem tempo.
Estou produzindo um game, e não estou disposto a fazer todos os recursos como gráficos e sons. Quero me concentrar no game design e na programação. Ou seja, quero ter um foco, para aumentar a qualidade do game.
Mas vamos supor que tu consiga montar a equipe com facilidade, mas não consiga mante-la. Aqui vai uma lista dos provaveis motivos:
- Projeto embrionário, ou seja você definiu pouco do que futuramente se tornará um jogo, no máximo escolheu só o genero, "- vai ser um jogo RPG".
- Falta de liderança, bem como deixar todos os egos inflarem dentro da equipe, ai começam as discussões sobre o que deve ou não ser feito, normal, mas deve haver alguma posição firme de alguém, senão vira bagunça e dai começam as desistências.
- Chamar pessoas simplesmente por chamar. Criar um tópico e chamar o primeiro que se inscrever sem ao menos pesquisar sobre o usuário parece não ser muito inteligente.
Eu mesmo ainda não criei uma parceria de sucesso, no máximo a que mais deu certo foi a última com o Pedrox para fazer o DynamiTEN.
Mas é isso, fica ai essa reflexão tanto pra mim quanto pra vocês. Precisamos evoluir, pois estamos focando muito só no projeto e pouco concluindo de verdade.
Eu já começarei a criar a minha, pois estou sentindo muito o peso de fazer tudo sozinho. kkk
FLWS!
Montar uma equipe, seja em qualquer área não é uma coisa das mais fáceis de se fazer. No nosso caso seria uma equipe para criação de jogos. O que com o advento da internet deveria, em tese, se tornar muito mais simples.
Mas o que vemos é totalmente o oposto. Só vemos "EQUIPES DE UM HOMEM SÓ" por toda parte. Isso chega a ser engraçado, se não fosse trágico.
Nada contra essa forma de produção, até porque sou praticante dela. Mas em certo momento isso cansa, até porque o número de compromissos só vai aumentando e você vai inevitavelmente ficando sem tempo.
Estou produzindo um game, e não estou disposto a fazer todos os recursos como gráficos e sons. Quero me concentrar no game design e na programação. Ou seja, quero ter um foco, para aumentar a qualidade do game.
Mas vamos supor que tu consiga montar a equipe com facilidade, mas não consiga mante-la. Aqui vai uma lista dos provaveis motivos:
- Projeto embrionário, ou seja você definiu pouco do que futuramente se tornará um jogo, no máximo escolheu só o genero, "- vai ser um jogo RPG".
- Falta de liderança, bem como deixar todos os egos inflarem dentro da equipe, ai começam as discussões sobre o que deve ou não ser feito, normal, mas deve haver alguma posição firme de alguém, senão vira bagunça e dai começam as desistências.
- Chamar pessoas simplesmente por chamar. Criar um tópico e chamar o primeiro que se inscrever sem ao menos pesquisar sobre o usuário parece não ser muito inteligente.
Eu mesmo ainda não criei uma parceria de sucesso, no máximo a que mais deu certo foi a última com o Pedrox para fazer o DynamiTEN.
Mas é isso, fica ai essa reflexão tanto pra mim quanto pra vocês. Precisamos evoluir, pois estamos focando muito só no projeto e pouco concluindo de verdade.
Eu já começarei a criar a minha, pois estou sentindo muito o peso de fazer tudo sozinho. kkk
FLWS!
Re: [Reflexão] Formação de equipes
O principal problema é falta de comunicação. As vezes por dificuldades de se falar, por vergonha de se falar ou pelo motivo x, mas o importante é sempre manter o contato, o skype ta ai pra isso minha gente !
Outro problema é membros inexperientes e inresponsaveis, já cansamos de ver equipes que dão errado, mas já pararão para ver quem é que anda fazendo essas equipes ? Será que um bando de adolescentes com uma ferramente que não sabem usar vão conseguir montar algo ? Não, eles não vão.
E os membros experientes ? Já vimos algum fazer uma equipe ? Unica vez que vi um projeto com culhão foi aquele Tuga, aproposito depois que terminar de escrever por buscar por ele.
Então a minha dica é: Membros experientes, montem equipes com pessoas reponsaveis e dedicadas , se não quizer arriscar, bom... você tem um projeto parado ai amigão, abra ele e termine de montar tudo aquilo que voce nao sabe montar.
Outro problema é membros inexperientes e inresponsaveis, já cansamos de ver equipes que dão errado, mas já pararão para ver quem é que anda fazendo essas equipes ? Será que um bando de adolescentes com uma ferramente que não sabem usar vão conseguir montar algo ? Não, eles não vão.
E os membros experientes ? Já vimos algum fazer uma equipe ? Unica vez que vi um projeto com culhão foi aquele Tuga, aproposito depois que terminar de escrever por buscar por ele.
Então a minha dica é: Membros experientes, montem equipes com pessoas reponsaveis e dedicadas , se não quizer arriscar, bom... você tem um projeto parado ai amigão, abra ele e termine de montar tudo aquilo que voce nao sabe montar.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: [Reflexão] Formação de equipes
Eu sempre vejo gente pedindo equipes, e também gente aceitando entrar nelas, mas jogo que é bom , necas, eu já recebi vários convites para entrar em
equipes, e os maiores problemas que eu via era, a falta de um planejamento de jogo, jogos que já existem ou que vão levar milênios para ser completado. mas o pior problema é a falta de colaboração por parte do próprio autor da equipe, que muitas vezes desiste do projeto porque? por que ele não tem experiencia com o gm e na hora que acaba caindo algo no jogo que ele mesmo precisa mexer, é como uma pessoa virar dono de uma empresa e não saber nada sobre o produto comercializado pela mesma. ai a coisa não flui ou vai demorar para fluir de maneira realmente considerável.
Agora as pessoas que geralmente tem uma equipe de um homem só (meu caso e muitos outros) conseguem terminar um jogo por que querem ver o jogo sendo feito por eles mesmo, como um pai que quer ter seu próprio filho e não cuidar do filho dos outros, muitas vezes as equipes deixam de se evoluírem por que tem muito cérebro para pouco corpo. ou seja, todo mundo quer inventar mas poucos querem fazer, ou um não gosta da ideia, o projeto nem gdd tem, fica uma bagunça, e no fim cada um vai para o lado e o autor nem lembra mais do projeto que ia fazer, eu acho que não tem uma solução especifica para esse problema, mas as vezes me parece que algumas pessoas confundem precisar de ajuda para fazer um jogo com aprender a fazer um jogo.
equipes, e os maiores problemas que eu via era, a falta de um planejamento de jogo, jogos que já existem ou que vão levar milênios para ser completado. mas o pior problema é a falta de colaboração por parte do próprio autor da equipe, que muitas vezes desiste do projeto porque? por que ele não tem experiencia com o gm e na hora que acaba caindo algo no jogo que ele mesmo precisa mexer, é como uma pessoa virar dono de uma empresa e não saber nada sobre o produto comercializado pela mesma. ai a coisa não flui ou vai demorar para fluir de maneira realmente considerável.
Agora as pessoas que geralmente tem uma equipe de um homem só (meu caso e muitos outros) conseguem terminar um jogo por que querem ver o jogo sendo feito por eles mesmo, como um pai que quer ter seu próprio filho e não cuidar do filho dos outros, muitas vezes as equipes deixam de se evoluírem por que tem muito cérebro para pouco corpo. ou seja, todo mundo quer inventar mas poucos querem fazer, ou um não gosta da ideia, o projeto nem gdd tem, fica uma bagunça, e no fim cada um vai para o lado e o autor nem lembra mais do projeto que ia fazer, eu acho que não tem uma solução especifica para esse problema, mas as vezes me parece que algumas pessoas confundem precisar de ajuda para fazer um jogo com aprender a fazer um jogo.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [Reflexão] Formação de equipes
eu cometi o erro de fazer o tipico para chamar e pegar o primeiro que aparecer, devo melhorar nisse HEHEHE
mas me responda uma dúvida quando tem mais de um programadar na equipe como vai se programar o jogo?, sério mesmo.
mas me responda uma dúvida quando tem mais de um programadar na equipe como vai se programar o jogo?, sério mesmo.
Re: [Reflexão] Formação de equipes
Eles podem editar o jogo em momentos diferentes e registrar num log tudo o q fizeram, sempre deixar os códigos com um identação padrão e devidamente comentados. Além disso existem programas que permitem você editar arquivos em tempo real, nada que eles não possam se juntar e editar um txt juntos para depois testar. O GameMaker não foi desenvolvido para ter suporte em tempo real a varias pessoas como outros programas por ai, então até onde eu sei isso é o maximo que podemos fazer. Criar um pasta compartilhada do dropbox onde cada save no gmk é atualizado em 'tempo real' também pode ajudar.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: [Reflexão] Formação de equipes
Existe esse link criado pelo Neofix, falando sobre o jogo livro perdido que participou no concurso advergames e que foi feito em equipe, ele mostra e da umas dicas de como um jogo em equipe deve ser feito para obter um resultado bastante convincente.
https://gmbr.forumeiros.com/t27603-making-off-de-o-livro-perdido
https://gmbr.forumeiros.com/t27603-making-off-de-o-livro-perdido
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [Reflexão] Formação de equipes
O GM:S tem as Team Features, que incluem o Source Control.
Para mais informações:
http://www.yoyogames.com/studio/collaboration
Pretendo fazer, assim que tiver tempo, um tutorial sobre o assunto.
Para mais informações:
http://www.yoyogames.com/studio/collaboration
Pretendo fazer, assim que tiver tempo, um tutorial sobre o assunto.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Reflexão] Formação de equipes
Muito bom, vou dar uma pesquisada sobre as tais "Team Features"
se voce (PedroX) conseguir fazer o tutorial, estou certo que vai ajudar a muitos aqui no forum.
Abraços
se voce (PedroX) conseguir fazer o tutorial, estou certo que vai ajudar a muitos aqui no forum.
Abraços
glasdou- Data de inscrição : 21/11/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 95
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|