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[Reflexão] Formação de equipes

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Lukbebalduke
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Mensagem por All-x Dom 29 Dez 2013, 15:45

A facilidade se tornando dificuldade:

Montar uma equipe, seja em qualquer área não é uma coisa das mais fáceis de se fazer. No nosso caso seria uma equipe para criação de jogos. O que com o advento da internet deveria, em tese, se tornar muito mais simples.

Mas o que vemos é totalmente o oposto. Só vemos "EQUIPES DE UM HOMEM SÓ" por toda parte. Isso chega a ser engraçado, se não fosse trágico.

Nada contra essa forma de produção, até porque sou praticante dela. Mas em certo momento isso cansa, até porque o número de compromissos só vai aumentando e você vai inevitavelmente ficando sem tempo.

Estou produzindo um game, e não estou disposto a fazer todos os recursos como gráficos e sons. Quero me concentrar no game design e na programação. Ou seja, quero ter um foco, para aumentar a qualidade do game.

Mas vamos supor que tu consiga montar a equipe com facilidade, mas não consiga mante-la. Aqui vai uma lista dos provaveis motivos:

- Projeto embrionário, ou seja você definiu pouco do que futuramente se tornará um jogo, no máximo escolheu só o genero, "- vai ser um jogo RPG".

- Falta de liderança, bem como deixar todos os egos inflarem dentro da equipe, ai começam as discussões sobre o que deve ou não ser feito, normal, mas deve haver alguma posição firme de alguém, senão vira bagunça e dai começam as desistências.

- Chamar pessoas simplesmente por chamar. Criar um tópico e chamar o primeiro que se inscrever sem ao menos pesquisar sobre o usuário parece não ser muito inteligente.

Eu mesmo ainda não criei uma parceria de sucesso, no máximo a que mais deu certo foi a última com o Pedrox para fazer o DynamiTEN.

Mas é isso, fica ai essa reflexão tanto pra mim quanto pra vocês. Precisamos evoluir, pois estamos focando muito só no projeto e pouco concluindo de verdade.

Eu já começarei a criar a minha, pois estou sentindo muito o peso de fazer tudo sozinho. kkk

FLWS!
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Mensagem por Lukbebalduke Dom 29 Dez 2013, 17:39

O principal problema é falta de comunicação. As vezes por dificuldades de se falar, por vergonha de se falar ou pelo motivo x, mas o importante é sempre manter o contato, o skype ta ai pra isso minha gente Very Happy!

Outro problema é membros inexperientes e inresponsaveis, já cansamos de ver equipes que dão errado, mas já pararão para ver quem é que anda fazendo essas equipes ? Será que um bando de adolescentes com uma ferramente que não sabem usar vão conseguir montar algo ? Não, eles não vão.

E os membros experientes ? Já vimos algum fazer uma equipe ? Unica vez que vi um projeto com culhão foi aquele Tuga, aproposito depois que terminar de escrever  por buscar por ele.

Então a minha dica é: Membros experientes, montem equipes com pessoas reponsaveis e dedicadas , se não quizer arriscar, bom... você tem um projeto parado ai amigão, abra ele e termine de montar tudo aquilo que voce nao sabe montar.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 29 Dez 2013, 18:31

Eu sempre vejo gente pedindo equipes, e também gente aceitando entrar nelas, mas jogo que é bom , necas, eu já recebi vários convites para entrar em
equipes, e os maiores problemas que eu via era, a falta de um planejamento de jogo, jogos que já existem ou que vão levar milênios para ser completado. mas o pior problema é a falta de colaboração por parte do próprio autor da equipe, que muitas vezes desiste do projeto porque? por que ele não tem experiencia com o gm e na hora que acaba caindo algo no jogo que ele mesmo precisa mexer, é como uma pessoa virar dono de uma empresa e não saber nada sobre o produto comercializado pela mesma. ai a coisa não flui ou vai demorar para fluir de maneira realmente considerável.

Agora as pessoas que geralmente tem uma equipe de um homem só (meu caso e muitos outros) conseguem terminar um jogo por que querem ver o jogo sendo feito por eles mesmo, como um pai que quer ter seu próprio filho e não cuidar do filho dos outros, muitas vezes as equipes deixam de se evoluírem por que tem muito cérebro para pouco corpo. ou seja, todo mundo quer inventar mas poucos querem fazer, ou um não gosta da ideia, o projeto nem gdd tem, fica uma bagunça, e no fim cada um vai para o lado e o autor nem lembra mais do projeto que ia fazer, eu acho que não tem uma solução especifica para esse problema, mas as vezes me parece que algumas pessoas confundem precisar de ajuda para fazer um jogo com aprender a fazer um jogo.
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Mensagem por AlexBosquin Dom 29 Dez 2013, 19:27

eu cometi o erro de fazer o tipico para chamar e pegar o primeiro que aparecer, devo melhorar nisse HEHEHE

mas me responda uma dúvida quando tem mais de um programadar na equipe como vai se programar o jogo?, sério mesmo.
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Mensagem por Lukbebalduke Dom 29 Dez 2013, 19:33

Eles podem editar o jogo em momentos diferentes e registrar num log tudo o q fizeram, sempre deixar os códigos com um identação padrão e devidamente comentados. Além disso existem programas que permitem você editar arquivos em tempo real, nada que eles não possam se juntar e editar um txt juntos para depois testar. O GameMaker não foi desenvolvido para ter suporte em tempo real a varias pessoas como outros programas por ai, então até onde eu sei isso é o maximo que podemos fazer. Criar um pasta compartilhada do dropbox onde cada save no gmk é atualizado em 'tempo real' também pode ajudar.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 29 Dez 2013, 19:50

Existe esse link criado pelo Neofix, falando sobre o jogo livro perdido que participou no concurso advergames e que foi feito em equipe, ele mostra e da umas dicas de como um jogo em equipe deve ser feito para obter um resultado bastante convincente.

https://gmbr.forumeiros.com/t27603-making-off-de-o-livro-perdido
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[Reflexão] Formação de equipes Empty Re: [Reflexão] Formação de equipes

Mensagem por PedroX Dom 29 Dez 2013, 21:13

O GM:S tem as Team Features, que incluem o Source Control.

Para mais informações:

http://www.yoyogames.com/studio/collaboration

Pretendo fazer, assim que tiver tempo, um tutorial sobre o assunto.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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[Reflexão] Formação de equipes Empty Re: [Reflexão] Formação de equipes

Mensagem por glasdou Dom 29 Dez 2013, 23:13

Muito bom, vou dar uma pesquisada sobre as tais "Team Features"
se voce (PedroX) conseguir fazer o tutorial, estou certo que vai ajudar a muitos aqui no forum.


Abraços
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