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Mensagem por moisesBR Sex 20 Abr 2012, 16:38

pessoal, to com problemas com minha IA no top down!
A imagen explica melhor:[resolvido] [ajuda] IA - Sem path seguir, escolher caminho... Pedirajudanoforun


Edit:
resultado desse post: seguir o rasto, linedetect, aleatoriamentee e pathfind.
leia o tópico

Como voces podem ver, meu problema foi resolvido, a soluçao mostrada e [resolvido] adicionado. Obrigado a todos


Última edição por moisesBR em Dom 29 Abr 2012, 11:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
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Mensagem por Arkd Sex 20 Abr 2012, 19:02

eu estava mesmo para criar um topico tipo esse, mas o que eu gostaria de saber era, como fazer para o inimigo mudar a sprite quando estivessemos a alguma dstancia X dele
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Mensagem por theguitarmester Sáb 21 Abr 2012, 00:21

se voce quizer que eu faça uma engine eu faço.
mas por enquanto aqui um modo de como voce pode fazer:
use o distance_to_point para checar se o JOGADOR esta perto.
se tiver perto, use o colision_line para checar se nao tiver parede na frente, executar um comando de seguimento, poderia ser algo como ir na direcao do player ao ve-lo e fazer com que cada vez que o JOGADOR troque de direçao, fique algo para o INIMIGO colidir e trocar a direçao como o player.
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Mensagem por moisesBR Sáb 21 Abr 2012, 09:55

blz! vou tentar aqui sua dica, mas fique a vontade para fazer a engine! Ela nao será útil apenas para mim, mas os user em geral.

Só peço, se der, que seja em gml, num só script. Pois pretendo chama-lo em várias instancias... ou nao.
Ah ssim... Please comment! only in this way, we learn something!


ps: Arcade. É só incluir como ordem!
ex: if distance_to_object(Question) <=Question then {move, sprite, speed etc...}!

To certo ou to errado!!!!?
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Mensagem por theguitarmester Sáb 21 Abr 2012, 11:38

- Vou fazer a ENGINE, ela Vai ser util ate para min, para Ganhar Experiencia e poder usar em outros jogos, ex: um tempo eu tava tentando fazer um bomberman, so que para fazer a IA do CPU era bem dificil(mas faz um Tempo), e tambem para fazer a Explosao da bomba continua(bomba nivel 2 2 a +).

- a sobre fazer tudo em um GML vou ver se faço(ou adapto) para voce, porque nos meus jogos eu gosto de fazer algumas coisas em D&D e outras em GML(eu acho melhor e + organizado).
depois(quando acaba-la) eu posto na parte do forum de ENGINES.

21-04 13:37 Acrescentado:
a ENGINE ficou ruim mas da para tirar usa-la, adaptando, nao tem explicacao nela(depois eu deixo a melhor).
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Mensagem por moisesBR Qua 25 Abr 2012, 00:36

Cara, quer saber? manda assim mesmo! vou studa-la e ser ela sair do jeito que precisamos, será mais fácil traduzir para gml. aí sim vamos lutar pra transforma-la em gml.
manda assim mesmo. computador nervoso
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Mensagem por Molinware Qua 25 Abr 2012, 11:05

Fiz uma engine, não é 100%, mas acho que vai te ajudar.
Download
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Mensagem por Roooger Qua 25 Abr 2012, 13:54

Procure por algo semelhante é pathfinding, eu não sei ao certo se é isso, mas deve ser!

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Mensagem por moisesBR Qua 25 Abr 2012, 22:40

Valeu pessoal! Foi uma luta! Consegui algo que pode interessar voces!

Dei uma olhada na engine do molinware... mto interessante! vou estuda-la e ver o que consigo extrair. Valeu o esforço continue. Foi boa a ideia da IA seguir e escolher caminhos nos pontos, vou fazer uso desta idéia mais a frente.

Na sua engine(bug...????Kkkkk):
o player travando na movimentaçao em colisao de parede, e a IA só segue se na mesma linha.

Guitarmester, ainda nao pude ver sua engine, antes por que minha net tá uma mer....!!! Estou olhando agora... e... Cara!!! adorei a tua ideia de seguir o rasto! Muito massa! Valeu. vou estuda-la....

Confesso/juro que nao tinha visto nenhuma destas suas engine antes!
Estava aki quebrando a cuca até que consegui aí minha net voltou, e estoy aqui!
Como recompensa de nosso trabalho solitário/solidário compartilho com voces, a IA que consegui até o momento!

Como vao ver, fiz uso de script para cada situaçao e chaves(o que é chaves?)
Nao chega a ser uma máquina de estados finitos mas chega perto.

Pretendo acrescentar mais coisas e funçoes, tipo atacar, brigar entre si, lével de IAs, capacidade de conversar com a IA (sim,nao) e negociar algo, pilotar veículos..e tudo que eu imaginar!
Ambicioso, nao? Mas é assim que é! Vamos ver até onde podemos ir!

http://www.4shared.com/file/V8Uskglo/IA-Seguefogecaminho_aleatrio__.html
Edit: Vou passar pro dropbox... o 4shared ta uma m*! Aliás vou botar na assinatura , peril ou criar um tópico só pra gardar isso(?)


Ah quanto a simpliscidade e falta de gráficos, texturas, sprites e etc, é que descobri, que , antes disso, o mais importante é a programaçao sem a qual nao haveria o game.
É claro que, antes de se programar, deve se ter um roteiro... o que ja tenho! Por ora o mais importante é a funcionalidade que alcançamos , creio eu.

Por mim tá resolvido! Mas... Quero ver antes de trancar este post, o resultado final! Aproveitando as idéias de uns aos outros e talvez juntando os projetos.
Criamos aqui uma equipe?


Última edição por moisesBR em Dom 29 Abr 2012, 11:16, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Risc!)
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Mensagem por PedroX Qua 25 Abr 2012, 23:39


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por moisesBR Dom 29 Abr 2012, 11:32

Valeu Pedro! segui seu tuto sobre pathfind e deu certo!

resultado:
consegui. fazer a IA seguir, fugir, se manter a certa distancia, andar aleatoriamente com a ajuda de voces, seguir o rasto(tehguitarmester), linedetect(molinwaare), a idéia do pathfind(roger q nao dei muita tençao inicialmente) e soluçao do paehfind(Pedro) Valeu.

Estou arrumando uns bugs e depois q concluir eu posto pra vcs ver, por enquanto sou obrigado a usar o 4shared até eu conseguir um dropbox... Ah sim axo q dessa vez eu entro num CQ!

Como voces podem ver, meu problema foi resolvido, a soluçao mostrada e [resolvido] adicionado. Obrigado a todos.

Podem trancar se quiserem



Última edição por moisesBR em Dom 29 Abr 2012, 11:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : autorizando trancar)
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