Conectar-se
Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 05/10/2009
Número de Mensagens : 1830
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 7

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

[resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 01:32
Estou tentando criar um jogo que use arquivos externos para ser executado, porque assim fica mais fácil na hora de mexer em alguma coisa. Então no fórum eu encontrei este script:
Código:
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)

Na parte fname onde se coloca o endereço do arquivo, eu coloquei:
'correndo.gif'...

O sprite correndo abriu normalmente, mas agora, como em todos os jogos, eu gostaria de colocar esse sprite dentro de uma pasta para ficar uma coisa mais organizada, então criei uma pasta chama sprite e joguei este arquivo lá dentro.

Minha pergunta é:

- No GML, como faço para abrir um arquivo que esteja dentro de uma pasta.

E sem querer abusar:
- Me esqueci de um símbolo que serve para voltar uma pasta antes da que o executável do jogo está, que símbolo é este?


Última edição por souzalucasjose em Ter 19 Jan 2010, 13:30, editado 1 vez(es)
avatar
Data de inscrição : 01/06/2008
Número de Mensagens : 1015
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://supermariobrasileiro.blogspot.com

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 01:49
Simples.
Troque "correndo.gif" por "nome_da_pasta\correndo.gif".
Data de inscrição : 06/08/2009
Número de Mensagens : 569
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 01:58
tem que colocar .\ antes, para setar a pasta que esta o exe, ou o arquivo gmk.

Ficando assim:
'.\pasta_do_jogo\correndo.gif'

Me corrija se eu estiver errado CPinheiro! =D

De uma olhada no tuto do Capitão Commando sobre isso:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/fazendo-um-load-game-t3814.htm


Fallow
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 100

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://blackcapapps.blogspot.com.br/

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 11:35
CyraxX escreveu:tem que colocar .\ antes, para setar a pasta que esta o exe, ou o arquivo gmk.

Ficando assim:
'.\pasta_do_jogo\correndo.gif'

Me corrija se eu estiver errado CPinheiro! =D
Não precisa informar a pasta onde esta o exe. O caminho já é configurado automaticamente a partir dela.
avatar
Data de inscrição : 05/10/2009
Número de Mensagens : 1830
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 7

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 12:09
Mas é realmente necessário usar a barra invertida \? Ou pode usar a barra normal /?
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 12:12
Para isso, tem que ser a invertida.
avatar
Data de inscrição : 05/10/2009
Número de Mensagens : 1830
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 7

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [resolvido]Como abrir arquivos externos com caminho maior.

em Ter 19 Jan 2010, 13:30
Obrigado! Algum moderador tranca o tópico pra mim por favor?

Editado por CPinheiro:
Claro! =)
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum