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[Tutorial] Salvando e Carregando

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[Tutorial] Salvando e Carregando Empty [Tutorial] Salvando e Carregando

Mensagem por .:Allison:. Seg 16 maio 2011, 22:01

Salvando e Carregando


Nome: Salvando e Carregando
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro
Nível: Iniciante
Descrição: Um básico sistema de salvar e carregar o seu jogo.

Uma das coisas mais simples no Game Maker e aonde os usuários tem mais dúlvidas, é nesse simplíssimo sistema de salvamento. Com apenas um código, você salva todas as informações e variáveis do seu jogo e com outro, você as carrega. Felismente o Game Maker tem um grande suporte à isso, diferente de outras linguagens, aonde você terá que fazer um imenso código para salvar todas as informações, no Game Maker só é necessário esse pequeno código:
Código:
game_save(arquivo.sav)
Game_save é exatamente oque vai criar um arquivo .sav, aonde ficará as informações do seu jogo, você pode colocar o nome que desejar, porém, terá que usar a extensão .sav, assim fazendo com que o Game Maker reconheca que é um arquivo de salvamento de dados, ele irá salvar dentro da mesma pasta que está o .exe ou .gmk, se você quiser em outro diretório, basta usar:
Código:
game_save(‘data\arquivo.sav')
pronto, vamos supor que ele esta na pasta “Game Maker”, nessa pasta tem a pasta “data” e tem o exe do jogo, ele vai encontrar, porque a pasta “data” esta na mesma pasta que o exe, se a pasta data, estivesse fora das pasta “Game Maker”, não iria encontrar, você teria que fazer.

Vamos supor que você queira em uma pasta dentro da pasta “Data”, que se chama “Outros”
Código:
game_save(‘data\outros\arquivo.sav')
Agora, se seu jogo, é de livre configuração e quer possibilitar à o jogador definir o nome do arquivo, usa-se
Código:
game_save(get_string("Salvar Jogo","Nome"))
O get_string, possíbilita o jogador a inserir informações dentro de uma caixa de diálogo. Execute e perceba aonde ficará os dois nomes citados acima “Salvar Jogo” e “Nome”.

Para carregar o seu arquivo, é mais simples ainda, usamos:
Código:
game_load(arquivo.sav)
é usado o mesmo método se os arquivos estiverem em outras pastas,por exemplo
Código:
game_load(‘data\outros\arquivo.sav')
e também o jogador pode escolher, qual arquivo carregar, basta usar:
Código:
game_load(get_string("Salvar Jogo","Nome"))
Agora você já sabe salvar e carregar, enfim, tem várias outras maneiras de deixar esse sistema de salvamento melhor, ai fica a seu critério, é bem simples, se você tiver um pouco de criatividade, pode criar um sistema profissional, vai do seu gosto.

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Mensagem por Supersonic933 Ter 17 maio 2011, 14:06

Vai ajudar MUITOS iniciantes, o problema dela é que ela salva TODAS as variáveis do game, que faz desperdicío de espaço.
Vou fazer um tuto de save em .INI, que economiza espaço, já que vc escolhe as vars.
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Mensagem por .:Allison:. Ter 17 maio 2011, 18:01

Boa idéia, é muito bom mecher com inis, deixa o jogo menos pesado!!
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Mensagem por Supersonic933 Ter 17 maio 2011, 18:02

X-Games escreveu:Boa idéia, é muito bom mecher com inis, deixa o jogo menos pesado!!
você errou. O game-save não salva no EXE do jogo e sim em um arquivo externo.
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Mensagem por .:Allison:. Ter 17 maio 2011, 18:15

sim, eu sei, mais se você salvar em um arquivo externo deixará o exe menos pesado!!
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Mensagem por Supersonic933 Ter 17 maio 2011, 18:26

X-Games escreveu:sim, eu sei, mais se você salvar em um arquivo externo deixará o exe menos pesado!!
O game_save salva todas as vars do game em um arquivo.
E o game_load carrega as vars. Ele não salva o game em arquivo externo.
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Mensagem por rafael3do Seg 08 Ago 2011, 17:59

muito obrigado ajudo no meu jogo algo so uma pergunta eu to la em uma fase se eu coloca um iten refente ao code de salve ele salva?ou da erro?(n to com o jogo so com o menu entao não posso testa)
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Mensagem por Ritton Seg 08 Ago 2011, 18:10

Allison, eu sei que isso parece bobagem, mas será que consigo salvar, por exemplo, um texto em uma seção do projeto e depois carregá-lo?Tipo, além de realizar esta função, digamos que eu queira salvar um texto em um software no GM de textos, como faço isso?

Parece meio confuso, então qualquer dúvida só falar!

A propósito, excelente tutorial e foi muito bem elaborado!Simplesmente incrível! Feliz

Belo trabalho!
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