GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Definir sprites dos players diferentes

3 participantes

Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por .:Allison:. Sáb 19 Mar 2011, 22:20

bom, eu uso esse script de movimentação:
Código:
//////////////////////////
// Script de Movimento  //
//    do Player        //
//////////////////////////

//////////////////// Variáveis //////////////////////
parado=true;
andando=false;
lado=0;
abaixado=false;
//////////////////// Gravidade //////////////////////
if (place_free(x,y+1)){
gravity=0.5;
}
else {
gravity=0;
}
///////////////////// Pulo ///////////////////////////
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) and (place_free(x,y+1))
{
vspeed=-8;
}
/////////////////// Movimento ///////////////////////
//Direita
if (keyboard_check(vk_left)) and not (keyboard_check(vk_right)) and (place_free(x-3,y))
{
x-=3.5; lado=0; andando=true; parado=false;
}
//Esquerda
if (keyboard_check(vk_right)) and not (keyboard_check(vk_left)) and (place_free(x+3,y))
{
x+=3.5; lado=1; andando=true; parado=false;
}
/////////////// Configuração de Movimento //////////////

if (vspeed>12)
vspeed=12;

if not (keyboard_check(vk_left)) and not (keyboard_check(vk_right))
{
andando=false; parado=true;
}

No caso, esse script servirá para vários personagens mais como eu faço pra as sprites serem trocadas corretamente, por exemplo, eu tenho o player 1 e player 2 , eu vou usar o mesmo script, só que eles são sprites diferentes, como fazer isso, lembrando isso não é um código de um objeto, é um script.
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : Definir sprites dos players diferentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Re: Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por CRP-Max Sáb 19 Mar 2011, 22:34

Ola X-Games, blz?
Eu também costumo usar scripts nos meus jogos, e todos os meus personagens inclusive o player, usam os mesmos para movimentação e verificação da gravidade, para isso eu faço um objeto para cada personagem e defino no create deles quais os sprites seram usados para eles andando, pulando, morrendo, etc.
Então no step eu coloco para executar o script correspondente ( A folha com uma seta verde no GM ).
CRP-Max
CRP-Max

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios : Definir sprites dos players diferentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Re: Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por .:Allison:. Sáb 19 Mar 2011, 23:10

eu coloquei assim:

Código:
if (global.parado=true) and (global.andando=false) and (global.lado==1)
{
sprite_index=ichigo_parado;
}
if (global.andando=true) and (global.parado=false) and (global.lado==1)
{
sprite_index=ichigo_andando;
}
if (global.lado==0)
{
image_xscale=-1;
}
if (global.atacando=true) and (global.ataque="normal")
{
sprite_index=ichigo_atacando;
}

Tem algo errado com as variáveis do primeiro script??
tem algo errado com esse código ?


Última edição por X-Games em Dom 20 Mar 2011, 19:33, editado 1 vez(es)
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : Definir sprites dos players diferentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Re: Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por Desconectado321 Dom 20 Mar 2011, 10:59

cara, para fazer movimentação, EU uso os codigos nos objetos, nao sei se isso te ajudará, mais vou tentar ver oq posso fazer

antes de tudo, vou nomear as sprites aí vc edita conforme as suas:
spr_p1_andando_direita = player1 andando direita
spr_p1_andando_esquerda = player1 andando esquerda
spr_p1_parado_direita = player1 parado direita
spr_p1_parado_esquerda = player1 parado esquerda
spr_p1_parado_direita = player1 parado direita
spr_p1_pulando_direita = player1 pulando para direita
spr_p1_pulando_esquerda = player1 pulando para esquerda

vai no seu obj do player (vou chama-lo de obj_p1) e coloque assim no create:

Código:
lado=1 //1=direita 0=esquerda
parado=true
abaixado=false
pulo=false
morrendo=false
image_speed=0.3

depois no step:

Código:
//PULO
if place_free(x,y+1)
{gravity=1}
else
{gravity=0}
if keyboard_check_pressed(vk_up)&&!place_free(x,y+2)
{vspeed=-10 pulo=true abaixado =false}

//PRINCIPAL
if keyboard_check(vk_left) &&!keyboard_check(vk_right)
{x-=7 lado=0 parado=false abaixado=false}

if keyboard_check(vk_right) &&!keyboard_check(vk_left)
{x+=7 lado=1 parado=false  abaixado=false}

if !keyboard_check(vk_right) &&!keyboard_check(vk_left)
{parado=true }

if keyboard_check_pressed(vk_down) &¶do=true
{abaixado=true}
if keyboard_check_released(vk_down)
{abaixado=false}



//TROCA DE SPRITES

if parado=true && lado=0
{sprite_index=spr_p1_parado_direita image_xscale=-1}

if parado=true && lado=1
{sprite_index=spr_p1_parado_direita image_xscale=1}

if parado=false && lado=0  &&vspeed=0
{sprite_index=spr_p1_andando_direita image_xscale=-1}

if parado=false && lado=1  &&vspeed=0
{sprite_index=spr_p1_andando_direita image_xscale=1}


if pulo=true && lado=0
{sprite_index=spr_p1_pulando_direita
image_xscale=-1}

if pulo=true && lado=1
{sprite_index=spr_p1_pulando_direita
image_xscale=1}

na colisão com o chão :

Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0

pulo=false

não deu certo? comente q eu tento resolver
Desconectado321
Desconectado321

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 273
Prêmios : Definir sprites dos players diferentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Re: Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por .:Allison:. Dom 20 Mar 2011, 19:29

Cara se eu for fazer desse jeito vai deixar o jogo mto pesado, eu quero fazer um script só para todos os players. eu fiz mais to com problemas na troca de sprites.
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : Definir sprites dos players diferentes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Definir sprites dos players diferentes Empty Re: Definir sprites dos players diferentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos