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Mensagem por RodrigoM. Ter 11 Ago 2009, 00:11

Descrição:
Bem galera quem nunca quis fazer um sistema de Level-Up em seu RPG ?
Agora você pode, Com esse Sistema de Level-Up Feito com muito carinho, E esforço! Very Happy

Bem mão na massa! rabbit

Primeiro vamos criar um object e chame-o de controlador ou oque você quiser. vamos adicionar o evento Create e coloca o seguinte:

Código:
global.strength = 3
global.defense = 2
global.maxhp = 10
global.xp = 0
global.level = 1
global.nextlevel = 100

agora vamos adicionar um evento chamado Step e coloca o seguinte:

CODE:
Código:
if global.xp >= global.nextlevel
{
global.level += 1 // Adiciona +1 ao level
global.strength += 1// Adiciona +1 a strength
global.defense += 1// Adiciona +1 para a defesa
global.maxhp += 5 // Adiciona +5 para a vida
global.nextlevel *= 1.5 /*Aqui vai multiplicar 1.5 para subir para o próximo Level Exemplo:  Para ir para o level 2 precisa de 100 exp,para subir subir para o Level 2 você tem que ter 150) Pode mudar se for pouco */
}

Agora vamos adicionar o evento chamadoDraw e coloca o seguinte:

CODE:
Código:
draw_text(x,y,"Level:"+string(global.level))
draw_text(x,y+20,"Strength:"+string(global.strength))
draw_text(x,y+40,"Defense:"+string(global.defense))
draw_text(x,y+60,"Maxhealth:"+string(global.maxhp))
draw_text(x,y+80,"XP:"+string(global.xp))
draw_text(x,y+100,"Next level:"+string(global.nextlevel))

Esse Código a seguir vai ser tipo um "teste", Ele vai servir para você ver como fica as Estatísticas do personagem, na verdade você tem que coloca esse código no evento de morto do inimigo, Para quando ele morrer aumente 2 de experiência, para testar coloque em algum evento do teclado, Exemplo press space:

CODE:
Código:
//Adiciona +2 de experiencia.
global.xp += 2

Pronto galera ta feito.

Se foi útil, Comenta ae, Se não foi Comenta também!What a Face

Bem espero ter ajuda alguém aqui do fórum! Very Happy


Última edição por CyraxX em Seg 30 Nov 2009, 23:15, editado 3 vez(es)
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Mensagem por All-x Ter 11 Ago 2009, 13:15

Este é não é o lugar de postar isso. E sim na area de tutoriais, mais atenção ao postar! vlw?

O tutorial esta bem feito, parabéns! Mas na próxima poste lugar certo! vlw?

FLWS!
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Mensagem por XlourenzoX Ter 11 Ago 2009, 13:44

cara vlw mesmo tava precisando disso meus parabens e boa sorte no seu projeto "angels"pode cre que vai da certo^^ Twisted Evil
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Mensagem por RodrigoM. Ter 11 Ago 2009, 21:26

Ou foi mal ae Alex, Sou seu Fan adoro seus Tutos e Engines! Very Happy

Eu postei aqui porque vi alguns Tópicos sobre duvida de como criar o mesmo, Ai Postei aqui... Mais foi mal ae... A Próxima estará no Lugar certo! =D

Enquanto ao XlourenzoX, Vallew Fico Feliz em poder ajudar alguém! Happy

Obrigado... Espero logo poder postar um Demo do meu jogo aqui no Fórum! =D
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Mensagem por Natch Qua 12 Ago 2009, 09:37

Bom tutorial...
penso que vais ajudar muita gente aqui no fórum..
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Mensagem por RodrigoM. Qua 12 Ago 2009, 12:53

Vallew! =D

Eh, isso que eu quero! =D
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Mensagem por gerudoking Qua 12 Ago 2009, 13:30

Tutorial bem legal,vai me ajudar no meu projeto,parabens!
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Mensagem por ze1 Qua 12 Ago 2009, 13:54

Tem uma coisa que seu código não prevê que é o case de um inimigo dar exp suficiente para o personagem ganhar mais de um nível. Por exemplo, vamos supor que o inimigo dê 300 exp e o personagem está no nível 1. Ele, inicialmente, precisa de 100 exp para ir para o nível 2 e 150 para ir ao nível 3. Ou seja, preciso de 250 exp para ganhar dois níveis e o inimigo dá 300 exp.

Uma solução para isso é o seguinte:

Código:

while expinimigo >= global.nextlevel {
  dif = expinimigo - global.nextlevel
  global.nextlevel -= expinimigo
  if global.nextlevel <= 0 {
    // aqui entra o código que aumenta os stats do personagem
  }
  expinimigo = dif
}
global.nextlevel -= expinimigo

Eu não testei o código acima, mas a idéia é que, enquanto o exp que o inimigo der for maior do que a quantidade de exp para chegar ao próximo nível, o personagem ganha exp e, quando o exp para o próximo nível for 0, o personagem ganha um nível.
Espero ter ajudado. =)
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Mensagem por RodrigoM. Qui 13 Ago 2009, 07:47

Muito obrigado gerudoking!

Enquanto ao ze1 Acredito que ão seja necessário, pois o código de aumentar exp quando mata o inimigo vai ser colocado no inimigo, sendo assim elevai dar o quanto você quiser de exp!

Mais mesmo assim, Muito obrigado pela dica vou testa aqui vê se muda, se muda eu coloco ali no Tutorial! Very Happy

Vallew!
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Mensagem por ze1 Qui 13 Ago 2009, 14:32

Sim, mas nada impede que um inimigo dê uma quantidade grande de exp e se você derrotá-lo num nível baixo, poderá ganhar mais de um nível de uma vez. Veja que qualquer (se não todos) os jogos que usam o sistema de EXP e level up tratam esse caso. =)
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Mensagem por Naut2006 Qui 13 Ago 2009, 15:36

Tipo pokemon, na maioria das vezes que um pokemon passa d nivel ele fica com pelo menos maisum pouquinho de experienci de level seguinte, ou pode tbm passar de dois leveis de uma vez, etc

Goodbye Happy
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Mensagem por RodrigoM. Qui 13 Ago 2009, 18:48

Eh, pode ser... Smile

Mais você pode coloca quanto você quiser que o inimigo de para vc de exp...

Aumentando o Global.xp|!

Código:
global.xp += 40 // Por exemplo! :D

Fallow Até mais! =D
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Mensagem por ze1 Qui 13 Ago 2009, 20:58

Eu não explicitei isso no meu código, mas isso também é feito.
Você pode fazer o seguinte: criar um script e colocar o código que fiz lá dentro (com eventuais alterações que achar necessárias) e na hora aumentar o exp, você chama o script passando a quantidade como parâmetro.

aumentar_exp(40)

É isso que você tava dizendo? o_o
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Mensagem por Kabeção Qui 13 Ago 2009, 21:02

Sua contribuição ajuda os membros mas ajude também a organização do fórum postando no local certo.
Até mais.

Movido.
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Mensagem por RodrigoM. Sex 14 Ago 2009, 20:34

É, pode ser... Mais do meu modo é mais fácil! hehe

Bem Vallew cara pela dica! Very Happy

Desculpe pela minha falta de atenção, Meu próximo tutorial vai estar em seu lugar correto! Very Happy
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Mensagem por leocurvelo Sex 14 Ago 2009, 20:57

cara , gostei mto desse tutorial !!!! mto obrigado!!! obrigado mesmo!!!!!!!!!
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Mensagem por RodrigoM. Seg 04 Jan 2010, 15:18

Hehe, De nada Fico muito feliz em poder ajudar alguém! [:¬D]
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Mensagem por Nirvano Sex 29 Jan 2010, 18:45

bom mesmo otimo tuto juntando um tuto aki outro ali so aparecem ideias e possibilidades novas o pessoal do forum ta de parabens





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Mensagem por bootzin Dom 21 Fev 2010, 18:12

Estou tentando fazer esse sistema de levelup no meu jogo mas to com um problema
Eu queria que quando meu personagem subisse de nível aparecece "LEVEL UP!" e se possível gostaria que esse "level up" fosse colorido preenchido por dentro e aos poucos desaparecece
Alguem pode me ajudar? :|
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Mensagem por Luca$*** Dom 21 Fev 2010, 19:00

queria aproveitar esse topico para perguntar:
no meu jogo quando o carinha passa de fase ele começa na metade da room
como faço para ele começar no começo da fase.ja tentei com jump to position mas não consegui.
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