Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Chamando outros programas no Game Maker
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Chamando outros programas no Game Maker
Usando as funções
"execute_program()" e "execute_shell()"
"execute_program()" e "execute_shell()"
A linguagem GML permite que você chame um programa externo ou execute uma linha de comando no modo shell. Isso é muito útil quando se quer por exemplo, exibir uma página da internet com créditos dos programadores do game ou simplesmente chamar um programa que auxilie as funções do jogo. Mas, qual delas devemos chamar e quando?
Antes do começarmos, vamos entender a diferença entre essas duas importantes funções.
Função execute_shell()
Estrutura: execute_shell(programa,argumentos);
Obs: tanto o programa quanto os argumentos à serem repassados à função são strings.
Exemplos:
execute_shell('cmd.exe','/c start /w notepad.exe');
execute_shell('cmd.exe','/c start pbrush.exe');
execute_shell('cmd.exe','/c start nero');
A função execute_shell(), na verdade, não chama programa algum! O que ela faz é repassar para o prompt de comando uma linha que será executada por ele. Isso permite que, no código, se use uma linha de comando diversificada e poderosa para complementar uma função. Em resumo, a função execute_shell() só deverá ser usada se você precisar de alguma função no prompt de comando ou de um conjunto delas em ação.
Isso não impede de usá-la para chamar seus programas, mas lembre-se que você usará 3 processos na memória do sistema (o Game Maker, o Prompt do Comando e o programa que será chamado!) ao invés de 1.
A característica mais forte da função execute_shell() é a mesclagem de comandos, que só é possível no Prompt de Comando. Vamos fazer um teste. Que tal localizarmos um arquivo usando o Game Maker e o Prompt de Comando?
Insira este código em algum evento pressionar de teclado ou mouse.
- Código:
arquivo:=get_string('Insira o mome do programa ou parte dele','');
execute_shell('cmd.exe','/k dir /b /on /s %HOMEDRIVE%\*'+arquivo+'*.* ');
No código acima, pedimos ao jogador que digitasse uma string com o nome do programa ou parte dele. Daí chamamos o interpretador de comandos 'cmd.exe' pedindo que não finalizasse a janela ao terminar (/k) e chamasse o comando 'dir'. O comando 'dir' fará uma lista dos arquivos do primeiro drive da máquina (%HOMEDRIVE% - atenção, pois essa variável pertence ao próprio interpretador de comandos), listando de forma simples (/b) e ordenada (/on) todos os arquivos de todos os diretórios e subdiretórios (/s) que contenham no nome o que nosso usuário digitou (arquivo - essa variável é do game maker).
Parece complicado? Não se preocupe. O que requer mesmo é atenção, pois não tem segredo. Organize o comando e repasse ao Game Maker.
Infelismente, essa função tem algumas inconveniências. Uma delas é que há diferença tanto no interpretador de comandos ('cmd' na família Windows NT e 'command' na família Windows 9x) quanto nos próprios comandos, que com o passar dos anos, vão sendo atualizados e seus parâmetros modificados. Isso não nos impossibilita de usá-los, mas isso vai exigir um pouco mais de atenção.
Função execute_program()
Estrutura: execute_program(programa,argumentos,esperar);
Obs: tanto o programa quanto os argumentos à serem repassados à função são strings. O argumento "esperar" é uma variável booleana (verdadeiro ou falso).
Exemplos:
execute_program('notepad.exe','',true);
execute_program('calc.exe','',false);
execute_program('sol.exe','',false);
A função execute_program() é uma função bem mais simples que a anterior. Ela busca diretamente nas informações do sistema o programa que nocê deseja executar junto ao seu game. Na maioria das vezes, você terá que especificar além do nome, o endereço do seu programa (uma inconveniência que podemos eliminar com a função get_open_filename()) para executá-lo.
Quanto aos argumentos, estes são pequenos parâmetros que definimos ao executar um programa, para agilizar uma tarefa.Os argumentos variam de programa para programa. O ideal é ler o arquivo de ajuda dos mesmos para conhecer seus parâmetros de comando. Em sua maioria eles são definidos por "/" ou "-" seguido de uma letra associada à função, ou simplesmente o nome do arquivo à ser aberto.
Exemplo:
Pedir para abrir o bloco de notas:
- Código:
execute_program('notepad.exe','meu texto.txt',false);
ou
Pedir para abrir o bloco de notas e carregar um arquivo de texto:
- Código:
execute_program('notepad.exe',get_open_filename('Textos|*.txt',''),false);
A função "esperar" (wait) é definida por true (verdadeiro) ou false (false). Você pode chamar um programa e esperar que ele seja finalizado para retornar ao jogo ou executar os dois ao mesmo tempo. Isso é interessante para construir uma árvore de processos organizada. Por exemplo: se você sabe que a execução do programa será fundamental para o próximo passo do jogo, no momento em que você o chamar, defina a função para esperar até que o programa seja finalizado.
Suponhamos que o jogador tenha que digitar um texto ao invés de uma string (jogo estranho, né?). Você chamaria o bloco de notas e teria que aguardar até que ele fosse finalizado. Do contrário, seu jogo não funcionaria de forma correta!
Até a próxima! Valeu!!!
Convidad- Convidado
Re: Chamando outros programas no Game Maker
Iae cara! Muito bom esse tutorial aí. Agora a produção de ministickers vai aumentar. Valeu!
Tópicos semelhantes
» Programas do Game Maker funcionam no Macx OS?
» Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
» Abrir arquivos em outros programas
» Portar código do Game Maker 8.1 para o Game Maker Studio
» [Info] Game Maker studio Versus Game Maker 8.0
» Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
» Abrir arquivos em outros programas
» Portar código do Game Maker 8.1 para o Game Maker Studio
» [Info] Game Maker studio Versus Game Maker 8.0
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos