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Criar instancias de acordo com o número?
5 participantes
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Criar instancias de acordo com o número?
Como criar instancias de acordo com um certo numero? Ex: Se o Sonic tiver 46 anéis e bater em um inimigo, cria-se 46 anéis em volta dele.
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Bem,eu faria o seguinte... no código onde vc irá criar os objetos,eu faria isso:
- Código:
if variavel>0
{
instance_create(x,y, objeto )
variavel-=1
}
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Vlw SIGILOSO! Vou testar, depois eu edito!
-----------
Não funcionou, ele cria somente 1 instancia... Mais alguem?
-----------
Não funcionou, ele cria somente 1 instancia... Mais alguem?
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Esse código está num evento CREATE?
Se estiver,tente colocá-lo num evento STEP.
Se estiver,tente colocá-lo num evento STEP.
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Está num evento de colisão, eu queria que TODAS instancias fossem criadas ao mesmo tempo, e como se trata de uma colisão, ele só é ativado enquanto está colidindo, entendeu?
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Então faz isso:
No CREATE do objeto q vai criar os objetos,vc pôe:
No CREATE do objeto q vai criar os objetos,vc pôe:
- Código:
CRIAR=false
- Código:
if CRIAR=true
{
if variavel>0
{
instance_create(x,y, objeto )
variavel-=1
}
else
CRIAR=false
}
- Código:
CRIAR=true
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Tem um jeito bem mais simples:
- Código:
for (i=0; i<variavel_aneis; i+=1)
{
with(instance_create(x,y,anel)) //Pode tirar o with se quiser desconsiderar
{ //////////////////////////////////// as linhas a baixo:
direction = random(360); //OPCIONAL
speed = random(6); //OPCIONAL
gravity = 0.4; //OPCIONAL
friction = 0.3; //OPCIONAL
}
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Esse é um loop for. Não expliquei, pois achei que você sabia como funcionava.
É assim:
for (condição)
{
//ação
}
Seria:
Enquanto condição for verdadeira:
{
Fazer isso
}
A condição é colocada da seguinte maneira:
(i = 0; i < 10; i+=1)
Inicia uma variavel com valor 0 (no caso, a variavel é i), e enquanto ela for menor que 10, executa o que estiver dentro das chaves. No fim de cada loop adiciona um na variavel i. Assim esse loop é executado 10 vezes.
Você pode fazer de outras formas tambem:
(i=10; i>0; i-=1)
(i=0; i>=-10; i-=1)
etc
Mas tem que tomar cuidado para não fazer um loop infinito! Isso iria travar o jogo.
Uma outra forma de fazer isso que você quer, é usar o loop repeat
Você usa ele assim:
repeat(variavel_aneis)
{instance_create(x,y,anel);}
Seria, repetir a ação um numero X de vezes.
É assim:
for (condição)
{
//ação
}
Seria:
Enquanto condição for verdadeira:
{
Fazer isso
}
A condição é colocada da seguinte maneira:
(i = 0; i < 10; i+=1)
Inicia uma variavel com valor 0 (no caso, a variavel é i), e enquanto ela for menor que 10, executa o que estiver dentro das chaves. No fim de cada loop adiciona um na variavel i. Assim esse loop é executado 10 vezes.
Você pode fazer de outras formas tambem:
(i=10; i>0; i-=1)
(i=0; i>=-10; i-=1)
etc
Mas tem que tomar cuidado para não fazer um loop infinito! Isso iria travar o jogo.
Uma outra forma de fazer isso que você quer, é usar o loop repeat
Você usa ele assim:
repeat(variavel_aneis)
{instance_create(x,y,anel);}
Seria, repetir a ação um numero X de vezes.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Você pode cria-los como um circulo perfeito modificando algumas partes do exemplo do Janx.
- Código:
for (i=0; i<variavel_aneis; i+=1)
{
with(instance_create(x,y,anel)) //Pode tirar o with se quiser desconsiderar
{ //////////////////////////////////// as linhas a baixo:
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i; //OPCIONAL
speed = 6; //OPCIONAL
gravity = 0.4; //OPCIONAL
friction = 0.3; //OPCIONAL
}
}
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Tah, mas que mal me pergunte... como você chegou nessa conclusão matemática?
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
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Re: Criar instancias de acordo com o número?
Divido o valor maximo para o angulo que quero (360) pelo número total de objeto que quero criar e no final multiplico pelo número do objeto atual (i).
Por exemplo:
Quero que 8 objetos sejam criados.
360/8 = 45
45 é o angulo exato entre cada um deles.
No loop for o i representa o numero do objeto atual, então:
obj0: 45*0 = 0;
obj1: 45*1 = 45;
obj2: 45*2 = 80;
obj3: 45*3 = 135;
obj4: 45*4 = 180;
obj5: 45*5 = 225;
obj6: 45*6 = 270;
obj7: 45*7 = 315;
Assim, as direções são definidas uniformemente 45° entre cada objeto.
Por exemplo:
Quero que 8 objetos sejam criados.
360/8 = 45
45 é o angulo exato entre cada um deles.
No loop for o i representa o numero do objeto atual, então:
obj0: 45*0 = 0;
obj1: 45*1 = 45;
obj2: 45*2 = 80;
obj3: 45*3 = 135;
obj4: 45*4 = 180;
obj5: 45*5 = 225;
obj6: 45*6 = 270;
obj7: 45*7 = 315;
Assim, as direções são definidas uniformemente 45° entre cada objeto.
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Ah, legal, até que não é muito complicado.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
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