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[resolvido]Tiro parado...???
+3
dungeon333
Da Galáxia
edsondiamantino
7 participantes
Página 1 de 1
[resolvido]Tiro parado...???
estou com um problema a ser resolvido...
já procurei em um monte de lugar mas não achei...
o meu personagem está atirando para o lado onde ele está virado...
porém a bala fica parada no mesmo lugar...
como faço para a bala seguir adiante no sentido horizontal...???
Valeu
já procurei em um monte de lugar mas não achei...
o meu personagem está atirando para o lado onde ele está virado...
porém a bala fica parada no mesmo lugar...
como faço para a bala seguir adiante no sentido horizontal...???
Valeu
edsondiamantino- Data de inscrição : 31/05/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
no STEP do seu perssonagem,
na variavel que faz ele estar a direita ponha:
with(obj_bala) hspeed=10 //troque obj_bala, pelo nome que esta usando
na variavel que faz ele estar a esquerda ponha:
with(obj_bala) hspeed=-10
na variavel que faz ele estar a direita ponha:
with(obj_bala) hspeed=10 //troque obj_bala, pelo nome que esta usando
na variavel que faz ele estar a esquerda ponha:
with(obj_bala) hspeed=-10
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
Cara até que deu certo... porém quando o personagem anda para direita as balas vão para a direita mas se eu viro para esquerda as mesmas balas que estavam indo para direita volta para esquerda...
deu pra entender...???
deu pra entender...???
edsondiamantino- Data de inscrição : 31/05/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
with(instance_create(x,y,obj_bala)) { hspeed = 10 }
ou
with(instance_create(x,y,obj_bala)) { hspeed =- 10 }
isso no evento que cria a bala substitui por isso
ou
with(instance_create(x,y,obj_bala)) { hspeed =- 10 }
isso no evento que cria a bala substitui por isso
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
É só adicionar um evento create na bala(terá que ter dois objetos balas, um pra bala de lado direito e outro pro esquerdo) e na aba Move arraste o primeiro ícone (o vermelho) e defina a direção (<= se for esquerda => se for direita). Pronto
Re: [resolvido]Tiro parado...???
BioTrust escreveu:É só adicionar um evento create na bala(terá que ter dois objetos balas, um pra bala de lado direito e outro pro esquerdo) e na aba Move arraste o primeiro ícone (o vermelho) e defina a direção (<= se for esquerda => se for direita). Pronto
Mas se você quiser fazer isso em código, no evento create da bala coloque:
- Código:
if obj_player.direita = true
motion_set(0,velocidade);//vai para direita
else
motion_set(180,velocidade); //vai para esquerda
Troque os nomes do objeto conforme o necessário.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
eu tentei dessa forma porem deu um erro...
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_bala:
Error in code at line 4:
motion_set(180,velocidade);
^
at position 17: Unknown variable velocidade
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_bala:
Error in code at line 4:
motion_set(180,velocidade);
^
at position 17: Unknown variable velocidade
edsondiamantino- Data de inscrição : 31/05/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
No "evento de atirar" (do objeto que atira) coloque o seguinte:
Assim ele só vai dar velocidade a instância especifica que for criada, por tanto cada tiro vai seguir sua própria direção.
- Código:
var tiro
{tiro=instance_create(x,y,obj_bala)}
with (tiro) {if obj_player.direita = true
motion_set(0,3);//vai para direita
else
motion_set(180,3); //vai para esquerda}
Assim ele só vai dar velocidade a instância especifica que for criada, por tanto cada tiro vai seguir sua própria direção.
guiagge- Data de inscrição : 24/09/2008
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
Se preferir faça o seguinte:
APENAS NO OBJ PLAYER:
NO CREATE
var_tiro = true //para tempo de disparo do alarm
global.lado_dir = true //quando player dir bala vai p/ a dir
global.lado_esq = false //quando player esq, bala vai p/ a esq
//como a variavel é usada do player para a bala tem que ser global.
NO ALARM
var_tiro = true
NO STEP
//movimentos do player
if keyboard_check(vk_right) then
{x+=5 ; global.lado_dir = true ; global.lado_esq = false}
if keyboard_check(vk_left) then
{x-=5 ; global.lado_esq = true ; global.lado_dir = false}
//if keyboard_check(vk_down) then y+=5
//if keyboard_check(vk_up) then y-=5
//player criando e atirando bala conforme o lado.
if keyboard_check(vk_space) then
if var_tiro = true
{//begin code
with instance_create(x,y,obj_bala)//com a bala
{
if global.lado_dir = true then hspeed=20
if global.lado_esq = true then hspeed=-20
}
var_tiro = false
alarm[0]=20//alarm do disparo
}//end code
Eu fiz todo o movimento e criação do começo ao fim, pra vc melhor comprender, teste em um arquivo novo fora do teu jogo e vai entender, depois adequa ao seu jogo/engine. Diga se funcionou, vlw.
APENAS NO OBJ PLAYER:
NO CREATE
var_tiro = true //para tempo de disparo do alarm
global.lado_dir = true //quando player dir bala vai p/ a dir
global.lado_esq = false //quando player esq, bala vai p/ a esq
//como a variavel é usada do player para a bala tem que ser global.
NO ALARM
var_tiro = true
NO STEP
//movimentos do player
if keyboard_check(vk_right) then
{x+=5 ; global.lado_dir = true ; global.lado_esq = false}
if keyboard_check(vk_left) then
{x-=5 ; global.lado_esq = true ; global.lado_dir = false}
//if keyboard_check(vk_down) then y+=5
//if keyboard_check(vk_up) then y-=5
//player criando e atirando bala conforme o lado.
if keyboard_check(vk_space) then
if var_tiro = true
{//begin code
with instance_create(x,y,obj_bala)//com a bala
{
if global.lado_dir = true then hspeed=20
if global.lado_esq = true then hspeed=-20
}
var_tiro = false
alarm[0]=20//alarm do disparo
}//end code
Eu fiz todo o movimento e criação do começo ao fim, pra vc melhor comprender, teste em um arquivo novo fora do teu jogo e vai entender, depois adequa ao seu jogo/engine. Diga se funcionou, vlw.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
edsondiamantino escreveu:eu tentei dessa forma porem deu um erro...
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_bala:
Error in code at line 4:
motion_set(180,velocidade);
^
at position 17: Unknown variable velocidade
É porque vc precisa colocar um valor para a velocidade, e não escrever 'velocidade'
exemplo :
- Código:
motion_set(180,20);//20 é a velocidade
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [resolvido]Tiro parado...???
Valeu cara... era isso mesmo ...
Deu certinho.....
Obs:Todas as dicas foram de extrema utilidade.
Obrigado a todos pela atenção, agora posso dar continuidade no meu jogo...
Deu certinho.....
Obs:Todas as dicas foram de extrema utilidade.
Obrigado a todos pela atenção, agora posso dar continuidade no meu jogo...
Resolvido!
edsondiamantino- Data de inscrição : 31/05/2010
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