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Problema em Vida dos monstros!

3 participantes

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barra de vida - Problema em Vida dos monstros! Empty Problema em Vida dos monstros!

Mensagem por *GM*Danilo Dom 04 Jul 2010, 18:19

Olá!
Olha eu perturbando pela terceira vez, kkk

Estou fazendo um jogo simples de tiro, para não ficar muito fácil botei para um monstro morrer com três tiros, eu fiz o herói e um monstro para a primeira fase, sendo que a fase é de alcançar um certo score para passar, então botei para quando o obj monstro morrer depois de três tiros aparecer outro dele em lugar que estabeleci, botei para o obj monstro ter três vidas, e a cada tiro perde uma, mas como eu botei para começar 6 obj monstro, quando atiro em um todos perdem uma vida, então ao matar um todos morrem, como possa fazer para em uma room o mesmo objeto que fiz vários ter cada um 3 vidas, para assim dificultar a morte deles, eu sei que ao criar três vidas e ao tirar 1 vidas todos os monstro que são um objeto perde, mas tem algum jeito de não precisar criar vários objs monstro? O único jeito que consegui fazer foi botando para quando o tiro colidir com o monstro o monstro morrer, mas assim ele morre com um tiro, quero que ele morra com três.
Alguem pode ajudar?
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Mensagem por itallo Dom 04 Jul 2010, 19:19

faça assim:
no objeto monstro crie um evento de colisão com a bala(se nao tiver)

se ja tiver basta adicionar isso:
position_destroy(other.x,other.y)
itallo
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Mensagem por *GM*Danilo Dom 04 Jul 2010, 19:43

Ele ainda morre com um tiro, o que posso fazer?
Vlw essa tentativa
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Mensagem por fonetico Dom 04 Jul 2010, 19:54

A variável que guarda o valor da vida do monstro, como é? Você cria essa variável no monstro ou em um objeto controle? E se for no monstro, ela é global ou não?

Se responder essas dúvidas, fica mais fácil para te ajudar.

Tópico movido para a sessão "GML > Perguntas & Respostas" pois se trata de um assunto de programação.
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Mensagem por *GM*Danilo Dom 04 Jul 2010, 19:59

LOL
Eu não fiz essa parte por meio do codes, fiz pelo... (esqueci o nome, acho que é drop alguma coisa) Fiz pelo monstro mesmo, e acho que é global
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Mensagem por fonetico Dom 04 Jul 2010, 20:05

Então vamos tentar assim:
E só pra deixar claro, uma variável global é aquela que você escreve global.nome_da_variavel

Antes de tudo, nesse tipo de situação, não é necessário uma variável global, porque se você usa ela, essa vida é compartilhada por todos os monstros, fazendo todos morrerem ao mesmo tempo, então o melhor que você pode fazer, é criar um variável não global no create do inimigo.

Depois, cria um evento de colisão no inimigo com a bala e coloca o código:
Código:
with(other)
{
        instance_destroy(); //isso faz a bala ser destruída
}
vida -= 1;

Em vida, mude para o nome da variável em que está o número de tiros possíveis para matar.
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Mensagem por *GM*Danilo Dom 04 Jul 2010, 21:11

Não entendi direito, o que você disse, foi para criar uma variável com um nome e botar quantos tiros precisa para matar? Tem que ser feito no monstro, e como assim,(como faço) para não ser global? Depois disso Crio um evento de colisão com a bala, e boto esse code que você disse? Precisa de mais alguma coisa? Além disso, preciso botar mais alguma coisa no evento de colisão? E no evento "Creat" além de criar a variável preciso botar com quantas vidas começa?
Se puder, peço que explique melhor! Valeu por essa tentativa, o erro é meu de ser tão ignorante nessa área.
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Mensagem por fonetico Dom 04 Jul 2010, 21:43

Quantas perguntas o.O, vou organizar melhor e responder as que eu puder xD

1 - Não entendi direito, o que você disse, foi para criar uma variável com um nome e botar quantos tiros precisa para matar?

Exatamente! Se para matar um monstro é necessário três tiro, então você cria essa variável com o número 3.

2 - Tem que ser feito no monstro, e como assim,(como faço) para não ser global?

Sim, deve ser feito no monstro. E para uma variável não ser global, é só escrever o nome dela sem colocar global junto.

3 - Depois disso Crio um evento de colisão com a bala, e boto esse code que você disse?

Exato!

4 - Precisa de mais alguma coisa?

Creio que não, só o seu código de IA é claro! xD

5 - Além disso, preciso botar mais alguma coisa no evento de colisão?

Não.

6 - E no evento "Creat" além de criar a variável preciso botar com quantas vidas começa?

.-. Foi pra isso que te pedi para criar a variável do número de tiros, é como se fosse a vida lol


Bom acho que é só isso xD
No entanto, se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar.
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Mensagem por *GM*Danilo Seg 05 Jul 2010, 18:29

Vou testar, depois edito! Obrigado por me ajudar.
Quando você falou do IA (Inteligência Artificial) estava falando dos outros recursos que usei no obj_mostro como o de persegui o herói, colisão com a parede entre outros?

Obs. Quanta ignorância minha :oops: rsrsrs
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Mensagem por fonetico Seg 05 Jul 2010, 18:33

*GM*Danilo escreveu:Vou testar, depois edito! Obrigado por me ajudar.
Quando você falou do IA (Inteligência Artificial) estava falando dos outros recursos que usei no obj_mostro como o de persegui o herói, colisão com a parede entre outros?

Obs. Quanta ignorância minha :oops: rsrsrs

Certo, estava falando dos demais códigos que você usou para movimentar o monstro entre outros.
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Mensagem por *GM*Danilo Ter 06 Jul 2010, 21:14

Olá de novo!
Demorei para testar porque não tive tempo de usar o computador, somente para fazer trabalho escolar.

Fiz tudo como você disse só que da o seguinte erro:


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_inimigo:

Error in code at line 1:
vida += 3
^
at position 1: Unknown variable vida

Vou mostrar como está minhas configurações:

Eventos:
"Creat"
"Step"
"obj_carinha" (Colisão) obj_carinha é o player do jogo, o herói
"obj_tiro" (Colisão)

Actions:
Evento "Creat":
"Set variable vida relative to 3"

Evento "Step"
Execute Code:
Código:
mp_potential_step(obj_carinha.x,obj_carinha.y,5,solid)

Evento "obj_carinha" (Colisão):
Destroy the instance
Creat in instace of object obj_inimigo at position (1184,304)

Evento "obj_tiro" (Colisão):
Set the score relative to 2
Execute code:
Código:
with(other)
{
        instance_destroy(); //isso faz a bala ser destruída
}
vida -= 1;


Obrigado pela ajuda!
Espero que me ajude nesse problema What a Face
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Mensagem por fonetico Ter 06 Jul 2010, 21:46

Segundo o relatório, o erro não está no meu código basicamente, e sim na primeira ação do evento create, que pelo que vi, é onde você seta a variável vida. Parece que você usou uma ação e não um código correto? Verifique se a caixa de relative está marcada ou não. Se tiver, desmarque-a, deve resolver o problema.
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