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Problema em Vida dos monstros!
3 participantes
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Problema em Vida dos monstros!
Olá!
Olha eu perturbando pela terceira vez, kkk
Estou fazendo um jogo simples de tiro, para não ficar muito fácil botei para um monstro morrer com três tiros, eu fiz o herói e um monstro para a primeira fase, sendo que a fase é de alcançar um certo score para passar, então botei para quando o obj monstro morrer depois de três tiros aparecer outro dele em lugar que estabeleci, botei para o obj monstro ter três vidas, e a cada tiro perde uma, mas como eu botei para começar 6 obj monstro, quando atiro em um todos perdem uma vida, então ao matar um todos morrem, como possa fazer para em uma room o mesmo objeto que fiz vários ter cada um 3 vidas, para assim dificultar a morte deles, eu sei que ao criar três vidas e ao tirar 1 vidas todos os monstro que são um objeto perde, mas tem algum jeito de não precisar criar vários objs monstro? O único jeito que consegui fazer foi botando para quando o tiro colidir com o monstro o monstro morrer, mas assim ele morre com um tiro, quero que ele morra com três.
Alguem pode ajudar?
Olha eu perturbando pela terceira vez, kkk
Estou fazendo um jogo simples de tiro, para não ficar muito fácil botei para um monstro morrer com três tiros, eu fiz o herói e um monstro para a primeira fase, sendo que a fase é de alcançar um certo score para passar, então botei para quando o obj monstro morrer depois de três tiros aparecer outro dele em lugar que estabeleci, botei para o obj monstro ter três vidas, e a cada tiro perde uma, mas como eu botei para começar 6 obj monstro, quando atiro em um todos perdem uma vida, então ao matar um todos morrem, como possa fazer para em uma room o mesmo objeto que fiz vários ter cada um 3 vidas, para assim dificultar a morte deles, eu sei que ao criar três vidas e ao tirar 1 vidas todos os monstro que são um objeto perde, mas tem algum jeito de não precisar criar vários objs monstro? O único jeito que consegui fazer foi botando para quando o tiro colidir com o monstro o monstro morrer, mas assim ele morre com um tiro, quero que ele morra com três.
Alguem pode ajudar?
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
faça assim:
no objeto monstro crie um evento de colisão com a bala(se nao tiver)
se ja tiver basta adicionar isso:
position_destroy(other.x,other.y)
no objeto monstro crie um evento de colisão com a bala(se nao tiver)
se ja tiver basta adicionar isso:
position_destroy(other.x,other.y)
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Data de inscrição : 26/08/2009
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Ele ainda morre com um tiro, o que posso fazer?
Vlw essa tentativa
Vlw essa tentativa
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
A variável que guarda o valor da vida do monstro, como é? Você cria essa variável no monstro ou em um objeto controle? E se for no monstro, ela é global ou não?
Se responder essas dúvidas, fica mais fácil para te ajudar.
Tópico movido para a sessão "GML > Perguntas & Respostas" pois se trata de um assunto de programação.
Se responder essas dúvidas, fica mais fácil para te ajudar.
Tópico movido para a sessão "GML > Perguntas & Respostas" pois se trata de um assunto de programação.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Problema em Vida dos monstros!
LOL
Eu não fiz essa parte por meio do codes, fiz pelo... (esqueci o nome, acho que é drop alguma coisa) Fiz pelo monstro mesmo, e acho que é global
Eu não fiz essa parte por meio do codes, fiz pelo... (esqueci o nome, acho que é drop alguma coisa) Fiz pelo monstro mesmo, e acho que é global
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Então vamos tentar assim:
E só pra deixar claro, uma variável global é aquela que você escreve global.nome_da_variavel
Antes de tudo, nesse tipo de situação, não é necessário uma variável global, porque se você usa ela, essa vida é compartilhada por todos os monstros, fazendo todos morrerem ao mesmo tempo, então o melhor que você pode fazer, é criar um variável não global no create do inimigo.
Depois, cria um evento de colisão no inimigo com a bala e coloca o código:
Em vida, mude para o nome da variável em que está o número de tiros possíveis para matar.
E só pra deixar claro, uma variável global é aquela que você escreve global.nome_da_variavel
Antes de tudo, nesse tipo de situação, não é necessário uma variável global, porque se você usa ela, essa vida é compartilhada por todos os monstros, fazendo todos morrerem ao mesmo tempo, então o melhor que você pode fazer, é criar um variável não global no create do inimigo.
Depois, cria um evento de colisão no inimigo com a bala e coloca o código:
- Código:
with(other)
{
instance_destroy(); //isso faz a bala ser destruída
}
vida -= 1;
Em vida, mude para o nome da variável em que está o número de tiros possíveis para matar.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Não entendi direito, o que você disse, foi para criar uma variável com um nome e botar quantos tiros precisa para matar? Tem que ser feito no monstro, e como assim,(como faço) para não ser global? Depois disso Crio um evento de colisão com a bala, e boto esse code que você disse? Precisa de mais alguma coisa? Além disso, preciso botar mais alguma coisa no evento de colisão? E no evento "Creat" além de criar a variável preciso botar com quantas vidas começa?
Se puder, peço que explique melhor! Valeu por essa tentativa, o erro é meu de ser tão ignorante nessa área.
Se puder, peço que explique melhor! Valeu por essa tentativa, o erro é meu de ser tão ignorante nessa área.
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Quantas perguntas o.O, vou organizar melhor e responder as que eu puder xD
1 - Não entendi direito, o que você disse, foi para criar uma variável com um nome e botar quantos tiros precisa para matar?
Exatamente! Se para matar um monstro é necessário três tiro, então você cria essa variável com o número 3.
2 - Tem que ser feito no monstro, e como assim,(como faço) para não ser global?
Sim, deve ser feito no monstro. E para uma variável não ser global, é só escrever o nome dela sem colocar global junto.
3 - Depois disso Crio um evento de colisão com a bala, e boto esse code que você disse?
Exato!
4 - Precisa de mais alguma coisa?
Creio que não, só o seu código de IA é claro! xD
5 - Além disso, preciso botar mais alguma coisa no evento de colisão?
Não.
6 - E no evento "Creat" além de criar a variável preciso botar com quantas vidas começa?
.-. Foi pra isso que te pedi para criar a variável do número de tiros, é como se fosse a vida lol
Bom acho que é só isso xD
No entanto, se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar.
1 - Não entendi direito, o que você disse, foi para criar uma variável com um nome e botar quantos tiros precisa para matar?
Exatamente! Se para matar um monstro é necessário três tiro, então você cria essa variável com o número 3.
2 - Tem que ser feito no monstro, e como assim,(como faço) para não ser global?
Sim, deve ser feito no monstro. E para uma variável não ser global, é só escrever o nome dela sem colocar global junto.
3 - Depois disso Crio um evento de colisão com a bala, e boto esse code que você disse?
Exato!
4 - Precisa de mais alguma coisa?
Creio que não, só o seu código de IA é claro! xD
5 - Além disso, preciso botar mais alguma coisa no evento de colisão?
Não.
6 - E no evento "Creat" além de criar a variável preciso botar com quantas vidas começa?
.-. Foi pra isso que te pedi para criar a variável do número de tiros, é como se fosse a vida lol
Bom acho que é só isso xD
No entanto, se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Vou testar, depois edito! Obrigado por me ajudar.
Quando você falou do IA (Inteligência Artificial) estava falando dos outros recursos que usei no obj_mostro como o de persegui o herói, colisão com a parede entre outros?
Obs. Quanta ignorância minha :oops: rsrsrs
Quando você falou do IA (Inteligência Artificial) estava falando dos outros recursos que usei no obj_mostro como o de persegui o herói, colisão com a parede entre outros?
Obs. Quanta ignorância minha :oops: rsrsrs
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
*GM*Danilo escreveu:Vou testar, depois edito! Obrigado por me ajudar.
Quando você falou do IA (Inteligência Artificial) estava falando dos outros recursos que usei no obj_mostro como o de persegui o herói, colisão com a parede entre outros?
Obs. Quanta ignorância minha :oops: rsrsrs
Certo, estava falando dos demais códigos que você usou para movimentar o monstro entre outros.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Olá de novo!
Demorei para testar porque não tive tempo de usar o computador, somente para fazer trabalho escolar.
Fiz tudo como você disse só que da o seguinte erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_inimigo:
Error in code at line 1:
vida += 3
^
at position 1: Unknown variable vida
Vou mostrar como está minhas configurações:
Eventos:
"Creat"
"Step"
"obj_carinha" (Colisão) obj_carinha é o player do jogo, o herói
"obj_tiro" (Colisão)
Actions:
Evento "Creat":
"Set variable vida relative to 3"
Evento "Step"
Execute Code:
Evento "obj_carinha" (Colisão):
Destroy the instance
Creat in instace of object obj_inimigo at position (1184,304)
Evento "obj_tiro" (Colisão):
Set the score relative to 2
Execute code:
Obrigado pela ajuda!
Espero que me ajude nesse problema
Demorei para testar porque não tive tempo de usar o computador, somente para fazer trabalho escolar.
Fiz tudo como você disse só que da o seguinte erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_inimigo:
Error in code at line 1:
vida += 3
^
at position 1: Unknown variable vida
Vou mostrar como está minhas configurações:
Eventos:
"Creat"
"Step"
"obj_carinha" (Colisão) obj_carinha é o player do jogo, o herói
"obj_tiro" (Colisão)
Actions:
Evento "Creat":
"Set variable vida relative to 3"
Evento "Step"
Execute Code:
- Código:
mp_potential_step(obj_carinha.x,obj_carinha.y,5,solid)
Evento "obj_carinha" (Colisão):
Destroy the instance
Creat in instace of object obj_inimigo at position (1184,304)
Evento "obj_tiro" (Colisão):
Set the score relative to 2
Execute code:
- Código:
with(other)
{
instance_destroy(); //isso faz a bala ser destruída
}
vida -= 1;
Obrigado pela ajuda!
Espero que me ajude nesse problema
*GM*Danilo- Data de inscrição : 02/07/2010
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Re: Problema em Vida dos monstros!
Segundo o relatório, o erro não está no meu código basicamente, e sim na primeira ação do evento create, que pelo que vi, é onde você seta a variável vida. Parece que você usou uma ação e não um código correto? Verifique se a caixa de relative está marcada ou não. Se tiver, desmarque-a, deve resolver o problema.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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