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[RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
5 participantes
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[RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
gente blz? como fazer um objeto segui o outro?
ex: eu tenho um mascote, ja tenho os sprites (parado, andando) como fasso esse mascote seguir o player? quando o player pular ele pula junto, e etc!, depois explico melhor se não entenderem, pois vou sair agora.
Abraços.
Resolvido!
ex: eu tenho um mascote, ja tenho os sprites (parado, andando) como fasso esse mascote seguir o player? quando o player pular ele pula junto, e etc!, depois explico melhor se não entenderem, pois vou sair agora.
Abraços.
Resolvido!
Última edição por souzalucasjose em Dom 18 Jul 2010, 14:21, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido!)
caco222- Data de inscrição : 07/02/2010
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Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
- Código:
x = obj_player.x-25 //seguir o player -25 pixels a esquerda horizontalmente
y = obj_player.y-15 //seguir o player -15 pixels a esquerda verticalmente
Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
|Bio Trust,isso nao funcionaria,pois quando o player estiver no chão,por exemplo,ou a mascote vai ficar "flutuando" ou ela vai ficar abaixo do chão
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Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
Ou tem uma outra forma, que é mais real. Não sei se você já jogo Sonic 3, mas nele, o Tails segue o Sonic por um "período", vamos dizer assim: Quando o Sonic pula, ele espera um tempinho pra pular, coisa de reflexo entende?
Vamos fazer um exemplo com o pulo mesmo. Vamos supor que ao apertar a tecla de espaço, o player pule, e depois de meio segundo, o mascote pule também, ou seja, ele pensa um pouco e pula.
Nesse caso, no objeto do mascote você coloca no step:
Este código verifica a tecla pressionado, e seta o alarme 0 para meio segundo.
Agora, no evento alarm[0] você só coloca o código de pulo.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida só postar.
Vale lembrar de colocar as mesmas propriedades do player no mascote, como gravidade, variáveis etc
Vamos fazer um exemplo com o pulo mesmo. Vamos supor que ao apertar a tecla de espaço, o player pule, e depois de meio segundo, o mascote pule também, ou seja, ele pensa um pouco e pula.
Nesse caso, no objeto do mascote você coloca no step:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)
alarm[0] = room_speed*1/2
Este código verifica a tecla pressionado, e seta o alarme 0 para meio segundo.
Agora, no evento alarm[0] você só coloca o código de pulo.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida só postar.
Vale lembrar de colocar as mesmas propriedades do player no mascote, como gravidade, variáveis etc
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
Uma pergunta:
E no caso de serem 2 perseguindo?
Exemplo (q eu vou usar em meu projeto): tem o char principal e (qando o grupo estiver completo) este será seguido por outros dois chars. Bem como no Chrono Trigger msmo.
E no caso de serem 2 perseguindo?
Exemplo (q eu vou usar em meu projeto): tem o char principal e (qando o grupo estiver completo) este será seguido por outros dois chars. Bem como no Chrono Trigger msmo.
Moreno- Data de inscrição : 15/07/2010
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Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
Moreno escreveu:Uma pergunta:
E no caso de serem 2 perseguindo?
Exemplo (q eu vou usar em meu projeto): tem o char principal e (qando o grupo estiver completo) este será seguido por outros dois chars. Bem como no Chrono Trigger msmo.
usa if instance_exists(obj1)
{
x=obj1.x
y=obj1.y
}
if instance_exists(obj2)
{
x=obj2.x
y=obj2.y
}
Re: [RESOLVIDO]Obj seguir o outro OBJ
Resolvido!
Tópico trancado!
Tópico trancado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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