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Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
+3
Suadao
Janx
giosepeluiz
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Nome: Coisas Pequenas que Ajudam
Plataforma: Game Maker 8 (Pro/Lite)
Nível de Dificuldade: Iniciante
Descrição: Bom, eu estava traduzindo o Game Maker, e aproveitando para conhecer todas as funções que nele tem (na verdade praticamente eu tive de fazer isso para traduzir perfeitamente), então achei pequenas coisinhas que provavelmente os novatos ainda não conheciam e que agora terão oportunidade de conhecer. Então você diz (ou pensa): "Mas esse tutorial é inútil para a maioria das pessoas!." Justamente, se é a maioria, então não é 100%... Vamos tentar atingir 100% de conhecimento para os novos Game Makers, pois afinal, conhecimento não é só para uma pessoa, mas sim para o mundo ;)
EDITOR DE FOLHAS DE SPRITES
Duvido quem nunca pessou ao menos uma imagem com váriase sprites, mas que não estavam numa linha só e sim por toda a imagem... Isso é chamado de Folha de Sprites (Sprite Sheet) sendo que o Game Maker só trabalha com uma tira de sprites (ou Sprite Strip), como resolver isso? Geralmente as pessoas vão num editor de imagens (como Photoshop, GIMP, Paint.NET, etc...), e recortam uma a uma das imagens (ou a tira) para então a importar para o Game Maker... Sim, isso funciona, mas tem uma segunda alternativa que é o "Strip Image Editor" (Editor de Imagens em Tira) do Game Maker...
Para acessar essa função:
1. Crie normalmente uma sprite;
2. No Editor de Sprites, vá no menu "Create from Strip";
3. Abra a folha de sprites desejada (já com o fundo transparente);
4. Agora aparecerão as configurações da Strip, onde:
--- Number of Images: É o número de subimagens em sua strip
--- Images per Row: Número de subimagens por linha
--- Image Width: É a largura de cada subimagem
--- Image Height: É a altura de cada subimagem
--- Horizontal Cell Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip horizontalmente, onde: 1 = 1 submagem (não é em pixels!)
--- Vertical Cell Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip verticalmente, onde: 1 = 1 submagem (não é em pixels!)
--- Horizontal Pixel Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip horizontalmente em pixels
--- Vertical Pixel Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip verticalmente em pixels
--- Horizontal Seperation: Separação (espaço) horizontal entre as subimagens em pixels
--- Vertical Seperation: Separação (espaço) vertical entre as subimagens em pixels
5. Depois de editar os passos acima, dê OK e está pronto, veja a imagem abaixo um exemplo:
CONDICIONAIS E LAÇOS PRONTOS NO CÓDIGO
Para quem mexe muito com os códigos e desanima cada vez que tem de fazer uma condicional ou laço de repetição pelo fato de ter que digita-la cada vez que vai usar, essa dica será uma "mão na roda" para várias pessoas que não conheciam essa ferramenta do Game Maker. No editor de código ele possui um "atalho" para essas pequenas funções e utilidades...
1. No editor de códigos, basta apertar F2 a qualquer momento, que aparecerá a lista de opções;
2. Escolha a opção desejada e adapte conforme será utilizado, e pronto!
Você também pode adicionais mais atalhos nessa lista, basta editar o arquivo "snippets.txt" que se encontra na pasta de instalação do Game Maker.
Veja abaixo um screenshot das opções...
COLOCANDO UM OBJETO OU TILE EM CIMA DA OUTRA NA ROOM
Bom, essa acho que quase todos conhecem, mas não custa nada eu acrescentar aqui.
Imagine que você está editando uma room, e quer colocar um objeto (ou tile) em cima do outro, mas o que está embaixo é apagado... E aí? Não se desespere! Seus problemas acabaram! Siga os passos a seguir que você resolverá seu problema:
1. No editor de de rooms, vá na guia de objetos (ou tiles);
2. E desmarque a opção "Delete Underlying", que significa em tradução livre "Deletar o que está abaixo";
Pronto pode colocar um objeto (ou tile) em cima do outro sem se preocupar com o debaixo...
Espero que tenha ajudado, quem tiver mais pequenas dicas, pode estar postando nesse mesmo tópico para não repetir tópicos do mesmo assunto ;)
Até mais...
Plataforma: Game Maker 8 (Pro/Lite)
Nível de Dificuldade: Iniciante
Descrição: Bom, eu estava traduzindo o Game Maker, e aproveitando para conhecer todas as funções que nele tem (na verdade praticamente eu tive de fazer isso para traduzir perfeitamente), então achei pequenas coisinhas que provavelmente os novatos ainda não conheciam e que agora terão oportunidade de conhecer. Então você diz (ou pensa): "Mas esse tutorial é inútil para a maioria das pessoas!." Justamente, se é a maioria, então não é 100%... Vamos tentar atingir 100% de conhecimento para os novos Game Makers, pois afinal, conhecimento não é só para uma pessoa, mas sim para o mundo ;)
EDITOR DE FOLHAS DE SPRITES
Duvido quem nunca pessou ao menos uma imagem com váriase sprites, mas que não estavam numa linha só e sim por toda a imagem... Isso é chamado de Folha de Sprites (Sprite Sheet) sendo que o Game Maker só trabalha com uma tira de sprites (ou Sprite Strip), como resolver isso? Geralmente as pessoas vão num editor de imagens (como Photoshop, GIMP, Paint.NET, etc...), e recortam uma a uma das imagens (ou a tira) para então a importar para o Game Maker... Sim, isso funciona, mas tem uma segunda alternativa que é o "Strip Image Editor" (Editor de Imagens em Tira) do Game Maker...
Para acessar essa função:
1. Crie normalmente uma sprite;
2. No Editor de Sprites, vá no menu "Create from Strip";
3. Abra a folha de sprites desejada (já com o fundo transparente);
4. Agora aparecerão as configurações da Strip, onde:
--- Number of Images: É o número de subimagens em sua strip
--- Images per Row: Número de subimagens por linha
--- Image Width: É a largura de cada subimagem
--- Image Height: É a altura de cada subimagem
--- Horizontal Cell Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip horizontalmente, onde: 1 = 1 submagem (não é em pixels!)
--- Vertical Cell Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip verticalmente, onde: 1 = 1 submagem (não é em pixels!)
--- Horizontal Pixel Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip horizontalmente em pixels
--- Vertical Pixel Offset: Recuo (avanço) que é dado na strip verticalmente em pixels
--- Horizontal Seperation: Separação (espaço) horizontal entre as subimagens em pixels
--- Vertical Seperation: Separação (espaço) vertical entre as subimagens em pixels
5. Depois de editar os passos acima, dê OK e está pronto, veja a imagem abaixo um exemplo:
CONDICIONAIS E LAÇOS PRONTOS NO CÓDIGO
Para quem mexe muito com os códigos e desanima cada vez que tem de fazer uma condicional ou laço de repetição pelo fato de ter que digita-la cada vez que vai usar, essa dica será uma "mão na roda" para várias pessoas que não conheciam essa ferramenta do Game Maker. No editor de código ele possui um "atalho" para essas pequenas funções e utilidades...
1. No editor de códigos, basta apertar F2 a qualquer momento, que aparecerá a lista de opções;
2. Escolha a opção desejada e adapte conforme será utilizado, e pronto!
Você também pode adicionais mais atalhos nessa lista, basta editar o arquivo "snippets.txt" que se encontra na pasta de instalação do Game Maker.
Veja abaixo um screenshot das opções...
COLOCANDO UM OBJETO OU TILE EM CIMA DA OUTRA NA ROOM
Bom, essa acho que quase todos conhecem, mas não custa nada eu acrescentar aqui.
Imagine que você está editando uma room, e quer colocar um objeto (ou tile) em cima do outro, mas o que está embaixo é apagado... E aí? Não se desespere! Seus problemas acabaram! Siga os passos a seguir que você resolverá seu problema:
1. No editor de de rooms, vá na guia de objetos (ou tiles);
2. E desmarque a opção "Delete Underlying", que significa em tradução livre "Deletar o que está abaixo";
Pronto pode colocar um objeto (ou tile) em cima do outro sem se preocupar com o debaixo...
Espero que tenha ajudado, quem tiver mais pequenas dicas, pode estar postando nesse mesmo tópico para não repetir tópicos do mesmo assunto ;)
Até mais...
Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Otimo tutorial!
Mesmo sendo coisas básicas, para quem ta começando vai ajudar muito!
No começo que eu não sabia quase nada eu usava o paint para recortar os sprites!
Resultado: Tarde inteira para completar tudo!
O tutorial está bem escrito e formatado, parabéns!
Mesmo sendo coisas básicas, para quem ta começando vai ajudar muito!
No começo que eu não sabia quase nada eu usava o paint para recortar os sprites!
Resultado: Tarde inteira para completar tudo!
O tutorial está bem escrito e formatado, parabéns!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
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Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Muito bom, Giosepe! Eu sabia de todas essas "coisinhas", exceto a dos atalhos e do 'F2', com certeza essas "coisinhas" além de pequenas, ajudam bastante.
Espero ver mais tutoriais seus por aqui
Valew!
Espero ver mais tutoriais seus por aqui
Valew!
Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Obrigado... Com certeza, o que eu achar de interessante no GM, postarei aqui... ;)
Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Ótimo tutorial, vai ajudar os novatos em algumas dúvidas básicas.
Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
mto bom o tutorial!
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Valeu! Sou novo e já está me ajudando!
Abraço.
Abraço.
Bernardo- Data de inscrição : 14/07/2010
Reputação : 0
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Re: Tutorial Coisinhas Pequenas mas que Ajudam
Hehe o das folhas eu realmente não sabia... fazia 1 por 1..
VLWS
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joorock12- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 26/01/2010
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