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[XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por vinians Ter 30 Mar 2010, 02:09

Nome Particulum
Plataforma Game Maker 8.0
GeneroUtilitário
Descricao Partículum é um gerador de particulas para o Game Maker. Com ele você poderá visualmente testar vários efeitos e ter uma visualização imediata do efeito. Atráves de botões, slides e outros controles, você poderá facilmente alterar vários aspectos do seu sistema de partículas com grande facilidade. Além disso, você pode criar até 3 tipos de particulas diferentes por projeto e depois salvá-las, podendo depois exportar diretamente em GML para o seu próprio projeto. Particulum é um programa multilingual atualmente
em Ingles e Portugues. Atenção: Esta é uma versão Beta que ainda não tem todos os aspectos das particulas definidos e pode conter bugs. Boas criações!
Controles Mouse
Esta nova Versão inclui:
  • Nova GUI mais facil de utilizar e visualizar
  • Possibilidade de Pausar e Limpar as particulas
  • Controle de Cores aprimorado 1, 2 ou 3 cores
  • Controle de Alpha tambem com 1, 2 ou 3 alphas
  • FPS
  • Possibilidade de esconder os elementos de design para melhor visualização
  • Controle de direção aprimorado com incremento angular
  • Correção de BUG


Screens:
Tela do Editor com projeto default:
PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Shot1r
Tela do Editor com projeto de Teste:
PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Shot2q
Exportante para GML:
PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Shot3f
Download Nova Versão


Última edição por vinians em Seg 20 Ago 2012, 17:40, editado 5 vez(es)
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Kabeção Ter 30 Mar 2010, 10:29

É um utilitário bem fácil e rápido de se usar comparado a outros.

Alguns problemas:

A fonte esta muito distorcida no meu monitor com resolução 1280x768.
PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Imagemdod

Se há apenas um emissor, os pontos de seleção de area não podem ser vistos se arrastados para trás dos menus.

Por padrão são 3 cores, mas se eu quiser apenas 1 ou 2?

Sei que ainda é uma versão incompleta mas falta algo essencial que é poder definir o alpha e a cor de fundo.
O efeito pode mudar muito dependendo da cor de fundo se usar alpha e os modos de blend.


Esse tipo de programa é ótimo para se criar bons efeitos.
Tomará que venha logo uma versão com mais funcionalidades das partículas. bounce
Ótimo projeto!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por vinians Ter 30 Mar 2010, 10:48

Valew pelo review amigão!!!

Vou ver algo sobre a fonte, com será que dá pra melhorar essa fonte??? Aqui no meu ficou normal.

Se há apenas um emissor, os pontos de seleção de area não podem ser vistos se arrastados para trás dos menus.
Tem razão! Isso é um "annoying bug" heheh que vou arrumar na proxima versão!


Sei que ainda é uma versão incompleta mas falta algo essencial que é poder definir o alpha e a cor de fundo.
O efeito pode mudar muito dependendo da cor de fundo se usar alpha e os modos de blend.
Exatamente, ja estou vendo isso, realmente pra fazer certos efeitos sem isso não da mesmo. Provavelmente vou lançar um beta até o final de semana.

Esse tipo de programa é ótimo para se criar bons efeitos.
Tomará que venha logo uma versão com mais funcionalidades das partículas. bounce
Ótimo projeto!
Pois então, eu sempre fico querendo colocar particulas no meus games, dai acabei fazendo esse utilitario porque acho muito chato configurar manualmente!!!!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Kabeção Ter 30 Mar 2010, 11:06

vinians escreveu:Vou ver algo sobre a fonte, com será que dá pra melhorar essa fonte??? Aqui no meu ficou normal.
Bom, o Game Maker trata fontes como se fossem sprites então esse problema é porque a imagem esta sendo esticada.

Pode ser o aspecto da tela (width da janela dividido pelo height).
Nos monitores quadrados a fonte deve ficar normal mas o meu é widescreen então o aspecto da minha tela é diferente.

Não sei o que pode ser feito.
Talvez fazer o programa se auto configurar com a resolução do usuário. :|
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por TiagoBonadio Ter 30 Mar 2010, 12:47

parece promissor, um ótimo projeto Very Happy
até pq poucas pessoas sabem tanto de particulas assim !
belo maker
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por donte Ter 30 Mar 2010, 12:53

cara otimo programa nota 10 Very Happy nem da pra creditar q isso foi feito no gm O.o melhor programa de particulas que vi até hj xD(unico q conheço)
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por dungeon333 Ter 30 Mar 2010, 13:11

gostei , ta mto bom , pena que no game maker eu n use particulas ( elas dao um lag danado ) + ta mto bom , e tem um bug
Código:

//=====================================================
// Creator: Particulum
// Project: noname.ptc
// Date...: 30/3/2010

//=====================================================
// Coloque este Código no EVENTO CREATE
//=====================================================
globalvar _system; // Sistema de particulas
globalvar _pt;    // Tipo de Particula
globalvar _em;    // Emitter
_system:= part_system_create();
part_system_automatic_draw(_system, true);
part_system_automatic_update(_system, true);
part_system_depth(_system, 0);
part_system_draw_order(_system, true);
_pt:= part_type_create();
part_type_alpha2(_pt,1,1);
part_type_blend (_pt,0);
part_type_color3(_pt,33023,16777215,65535);
part_type_shape (_pt,4);
part_type_size(_pt,1.24,2,0.06,0);
part_type_life(_pt,18,38);
part_type_gravity(_pt,0.24,310);
part_type_orientation(_pt,240,290,1,0,0);
_em:=part_emitter_create(_system);

//=====================================================
// Coloque este Código no EVENTO CREATE
//=====================================================
part_emitter_region(_system,_em,x - 39,x + 65,y - 32,y + 43,2,1);
part_emitter_burst(_system,_em,_pt,2);
o de baixo n seria no step? oO
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por gabrielsch Ter 30 Mar 2010, 13:13

Muito mesmo, a melhor parte é que se pode EXPORTAR para o GM, se não tiver problema sera que posso usar no meu jogo, pode?
E acho que o nome é meio sem graça, a pessoa demora um poco pra falar, os botões tem que melhorar só um pouquinho, mas como não é uma versão final tudo bem!
otimo!

@dungeon333
Depende de onde o usuario quer colocar, mas também concordo que na maioria das vezes se coloca nesse evento.
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por vinians Ter 30 Mar 2010, 13:27

TiagoBonadio escreveu:parece promissor, um ótimo projeto Very Happy
até pq poucas pessoas sabem tanto de particulas assim !
belo maker
Pois é, eu mesmo acho muito chato configurar isso a mão heheheh

donte escreveu:cara otimo programa nota 10 Very Happy nem da pra creditar q isso foi feito no gm O.o melhor programa de particulas que vi até hj xD(unico q conheço)
Valeu donte! A idéia é melhorar cada vez mais, e incluir todas as variáveis possiveis.

dungeon333 escreveu:gostei , ta mto bom , pena que no game maker eu n use particulas ( elas dao um lag danado ) + ta mto bom , e tem um bug
Código:

//=====================================================
// Creator: Particulum
// Project: noname.ptc
// Date...: 30/3/2010

//=====================================================
// Coloque este Código no EVENTO CREATE
//=====================================================
globalvar _system; // Sistema de particulas
globalvar _pt;    // Tipo de Particula
globalvar _em;    // Emitter
_system:= part_system_create();
part_system_automatic_draw(_system, true);
part_system_automatic_update(_system, true);
part_system_depth(_system, 0);
part_system_draw_order(_system, true);
_pt:= part_type_create();
part_type_alpha2(_pt,1,1);
part_type_blend (_pt,0);
part_type_color3(_pt,33023,16777215,65535);
part_type_shape (_pt,4);
part_type_size(_pt,1.24,2,0.06,0);
part_type_life(_pt,18,38);
part_type_gravity(_pt,0.24,310);
part_type_orientation(_pt,240,290,1,0,0);
_em:=part_emitter_create(_system);

//=====================================================
// Coloque este Código no EVENTO CREATE
//=====================================================
part_emitter_region(_system,_em,x - 39,x + 65,y - 32,y + 43,2,1);
part_emitter_burst(_system,_em,_pt,2);
o de baixo n seria no step? oO
Seria no STEP sim! Eu coloquei CREATE O.o???
É o seguinte, quando se usa o tipo de Emitter configurado com Stream, não precisa colocar no STEP. No caso como eu usei Burst, pra ter maior controle, necessita de ser no STEP mesmo. Além disso eu coloquei de um jeito que voce pode criar um objeto Emitter que ao move-lo move a posição da particula automaticamtente, e estando no STEP isso ficou automático.


gabrielsch escreveu:Muito mesmo, a melhor parte é que se pode EXPORTAR para o GM, se não tiver problema sera que posso usar no meu jogo, pode?
E acho que o nome é meio sem graça, a pessoa demora um poco pra falar, os botões tem que melhorar só um pouquinho, mas como não é uma versão final tudo bem!
otimo!

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Depende de onde o usuario quer colocar, mas também concordo que na maioria das vezes se coloca nesse evento.

Pode usar sim, alias foi feito pra isso! É totalmente livre para todos!!

Logo estarei postando a versão Beta, com correção de Bugs e maior capacidade de configuração das particulas.
Obrigado a todos pelo download!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Janx Ter 30 Mar 2010, 13:50

O programa está ficando bem legal, mas falta muitas coisas ainda.

Não posso alterar a velocidade das particulas? Tem como mudar o angulo... mas eu quero que elas se movam! (Sem ser pela gravidade!)
Se tiver essa opção, eu num axei!
Tambem senti falta da opção de mudar alpha.
Tambem falta opção de mudar a quantidade de cores...

Algo que eu axo que seria legal é um mostrador de FPS, assim eu poderia saber se está ficando muito pesado. Você poderia por um botão para limpar todas as particulas criadas (para não ter que esperar o efeito acabar). E mostrar a quantidade de particulas seria bem legal tambem!

Outras sugestões:
Legal o jeito que você fez para escolher o angulo, mas acho que seria melhor se fosse de 5 em 5 ao inves de 10 em 10. Eu prefiriria...

Para ganhar mais espaço você poderia fazer os shapes só aparecerem quando você clica numa setinha (tipo um menuzinho), dai daria para você por bem mais botões.

Um botão para esconder a area do emissor (e o sol..) seria bom tambem!

Poder criar as particulas clicando com o mouse na area livre! Seria bem legal Cool
Pode ter um botão de ativar/desativar.

Um botão para parar as particulas e outro para 'iniciar', assim não ficaria saindo particula o tempo todo. Um botão que lançasse só uma vez seria legal tambem.

São só algumas sugestões... De qualquer forma, essa é a primeira versão, ainda tem muito que vai aparecer, Certo?
Boa sorte ae, ta ficando bem legal <o/
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por vinians Ter 30 Mar 2010, 14:10

Janx escreveu:O programa está ficando bem legal, mas falta muitas coisas ainda.

Não posso alterar a velocidade das particulas? Tem como mudar o angulo... mas eu quero que elas se movam! (Sem ser pela gravidade!)
Se tiver essa opção, eu num axei!
Tambem senti falta da opção de mudar alpha.
Tambem falta opção de mudar a quantidade de cores...

Algo que eu axo que seria legal é um mostrador de FPS, assim eu poderia saber se está ficando muito pesado. Você poderia por um botão para limpar todas as particulas criadas (para não ter que esperar o efeito acabar). E mostrar a quantidade de particulas seria bem legal tambem!

Outras sugestões:
Legal o jeito que você fez para escolher o angulo, mas acho que seria melhor se fosse de 5 em 5 ao inves de 10 em 10. Eu prefiriria...

Para ganhar mais espaço você poderia fazer os shapes só aparecerem quando você clica numa setinha (tipo um menuzinho), dai daria para você por bem mais botões.

Um botão para esconder a area do emissor (e o sol..) seria bom tambem!

Poder criar as particulas clicando com o mouse na area livre! Seria bem legal Cool
Pode ter um botão de ativar/desativar.

Um botão para parar as particulas e outro para 'iniciar', assim não ficaria saindo particula o tempo todo. Um botão que lançasse só uma vez seria legal tambem.

São só algumas sugestões... De qualquer forma, essa é a primeira versão, ainda tem muito que vai aparecer, Certo?
Boa sorte ae, ta ficando bem legal <o/
Ótimas sugestões Janx! Vou ver oque posso implementar! Acho que da pra fazer bastante coisa até o fim de semana!
Valeu pelo review!!!!!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Kevin Ter 30 Mar 2010, 15:03

Bem Não Baixei Mais Pelas SCREENS deve estar Super 10

Sobre a Fonte no Inicio Citado Pelo Nosso Administrador e Amigo Kabeção tenho uma pequena Solução..

Creio que Você Tenha usado um Sistema de NEGRITO na Fonte... Se Caso Tirar a Fonte Ficaria Mais Fina e Assim Vários Monitores Poderiam Visualizar Melhor

Pois o único Problema Seria de Tirar esse Negrito Se Existisse uma tela de Width (largura) umas 2X maior que o Height (altura) (ou 2X Menos que o Comum)... Existir Até Existe Mais Não É Muito Comum...

bem Essa Vai Minha Dica... Se Derrepente Achar que foi boa.. tenta na próxima versão... ae vê se o pessoal aprova

e tem outra solução...

colocar um botão nesse programa para que o usuário escolhesse a fonte e o "tamanho" (estipulado por vc)

FLWs

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Mensagem por Joao99 Ter 30 Mar 2010, 22:24

vinians nota 10 mano gostei muito do seu editor de partculas mas praticamente não sei usa mas dps vou começar a estudar particulas =) vlw mano
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Mensagem por itallo Ter 30 Mar 2010, 22:54

comigo deu um erro:


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Released
for object obButton:

In script btn_export_gml:
In script export_gml:
Error in code at line 26:
writeln(text, 'part_type_alpha2(_pt,' + string(_selected._obParticle._pt_alpha1) + ',' +
^
at position 59: Unknown variable _obParticle
deu quando eu carreguei um projeto e fui tentar exportar ele.

cara mto irado perdi um bom tempo da minha vida me brincando com esses efeitos.
mesmo num usando eles ficou mto bom.

falta alguns menus neh?
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por fonetico Ter 30 Mar 2010, 23:12

Muito bom vinians! Éum dos melhores que já utilizei. A interface é amigável e muito intutiva. É um trabalho de gênio praticamente! Ficou show de bola, sempre fico com os olhos esbugalhados quando vejo seus tópicos, porque sei que dali vem coisa boa. xD


Última edição por souzalucasjose em Ter 30 Mar 2010, 23:51, editado 1 vez(es)
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Kevin Ter 30 Mar 2010, 23:31

parece até o comentário do Donte

ahusahs... fica copiando o comentários dos outros souzalucasjose coisa feia XD

Zuera...

Eu Estava baixando para ver como é... mais travou meu Pc Todo

só to podendo ficar no navegador (incrivel mozilla Happy... se fosse o IE ia ta fechado tbm ahsuahsuahsu)

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Mensagem por fonetico Ter 30 Mar 2010, 23:49

kekegames escreveu:parece até o comentário do Donte

ahusahs... fica copiando o comentários dos outros souzalucasjose coisa feia XD

Zuera...

Eu Estava baixando para ver como é... mais travou meu Pc Todo

só to podendo ficar no navegador (incrivel mozilla Happy... se fosse o IE ia ta fechado tbm ahsuahsuahsu)

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mais tarde deixo um comentário mais construtivo ;)

Nossa... credo Happy Nem percebi que o donte falou isso também, '-' vou até dar um edit. xD
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Mensagem por vinians Qua 31 Mar 2010, 11:12

kekegames escreveu:Bem Não Baixei Mais Pelas SCREENS deve estar Super 10

Sobre a Fonte no Inicio Citado Pelo Nosso Administrador e Amigo Kabeção tenho uma pequena Solução..

Creio que Você Tenha usado um Sistema de NEGRITO na Fonte... Se Caso Tirar a Fonte Ficaria Mais Fina e Assim Vários Monitores Poderiam Visualizar Melhor

Pois o único Problema Seria de Tirar esse Negrito Se Existisse uma tela de Width (largura) umas 2X maior que o Height (altura) (ou 2X Menos que o Comum)... Existir Até Existe Mais Não É Muito Comum...

bem Essa Vai Minha Dica... Se Derrepente Achar que foi boa.. tenta na próxima versão... ae vê se o pessoal aprova

e tem outra solução...

colocar um botão nesse programa para que o usuário escolhesse a fonte e o "tamanho" (estipulado por vc)

FLWs

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É isso mesmo, e além de tirar o negrito, eu estava usando Arial Black, ja mudei pra Arial e ficou muito melhor! Valeu !

Joao99 escreveu:vinians nota 10 mano gostei muito do seu editor de partculas mas praticamente não sei usa mas dps vou começar a estudar particulas =) vlw mano
Valeu amigão, espero melhorar ele muito ainda!

oBKo escreveu:comigo deu um erro:


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Released
for object obButton:

In script btn_export_gml:
In script export_gml:
Error in code at line 26:
writeln(text, 'part_type_alpha2(_pt,' + string(_selected._obParticle._pt_alpha1) + ',' +
^
at position 59: Unknown variable _obParticle
deu quando eu carreguei um projeto e fui tentar exportar ele.

cara mto irado perdi um bom tempo da minha vida me brincando com esses efeitos.
mesmo num usando eles ficou mto bom.

falta alguns menus neh?

souzalucasjose escreveu:Muito bom vinians! Éum dos melhores que já utilizei. A interface é amigável e muito intutiva. É um trabalho de gênio praticamente! Ficou show de bola, sempre fico com os olhos esbugalhados quando vejo seus tópicos, porque sei que dali vem coisa boa. xD
Puxa, eu testei várias vezes aqui e nunca tinha dado erro Razz mais bug é assim mesmo, conforme agente vai usando vai aparecendo!!! Inclusive, voce pode salvar o projeto antes de exportar pra GML porque se der algum problema basta ler o projeto novamente!

Então pessoal, atravez das dicas de voces, estou preparando uma versão muito melhor com todas (ou quase) correções que voces indicaram sendo feitas. Uma melhor GUI, mais controle das particulas etc...
Obrigado a todos!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por vinians Ter 06 Abr 2010, 11:27

Ola pessoal, não é post duplo e sim atualização do projeto! Agora estamos na versão Beta, com muitos bugs corrigidos e muita coisa nova veja:

Esta nova Versão inclui:

* Nova GUI mais facil de utilizar e visualizar
* Possibilidade de Pausar e Limpar as particulas
* Controle de Cores aprimorado 1, 2 ou 3 cores
* Controle de Alpha tambem com 1, 2 ou 3 alphas
* FPS
* Possibilidade de esconder os elementos de design para melhor visualização
* Controle de direção aprimorado com incremento angular
* Correção de BUG

Obrigado a todos pelas sugestões e reviews!
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PARTICULUM - [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!] Empty Re: [XCREATOR] Particulum (Atualizado!) [Beta!]

Mensagem por Janx Ter 06 Abr 2010, 12:38

Nossa, melhorou bastante!

Mexendo nele senti falta de uma coisa:
o Tam (INC) podia aceitar valores negativos, para que a particula ao invés de aumentar pudesse diminuir tambem!
Ainda falta a opção para mudar a velocidade da particula...

Hã... como deleto um emissor?

Não sei se era pra ser assim, mas quando escondemos os menus ainda é possivel mover o emissor, mexer nas configurações das particulas... TUDO. A unica diferença é que não sei o que estou fazendo! XD
Isso pode dar problemas de eu desconfigurar sem querer...

Uma opção para por uma particula para ser criada no step de tal particula e no destroy tbm. (Existe essas cofigurações no GM.)
Uma sugestão para os botões de 'pausar', 'limpar'
Você poderia fazer como se fosse um "player":
uma setinha pro lado é o "play"
dois riscos (||) é o pause
quadrado o "limpar"
Seta com risco ( >| ) joga as particulas uma vez só.

Se eu tiver mais alguma idéia eu falo aki!
Flwss

Edit:
A GUI não está pesada demais não?
Fiz um teste aqui o FPS ficou em 45~48 com a GUI ativa e pulou para 60 quando escondi ela!
O_o
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