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#DGM Aula 04 - Backgrounds
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SIGILOSO
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#DGM Aula 04 - Backgrounds
DESVENDANDO O GAME MAKER
Aula 04 - Backgrounds
(Atualizado 08/02/2015)
Os backgrounds são imagens usadas no fundo de nossas rooms. Geralmente representam uma paisagem (Jogos plataforma) ou o solo (Jogos Top View).
Para criar um background em seu jogo, utilize o item Create Background em Resources no menu ou use o botão correspondente na barra de ferramentas. O formulário a seguir irá aparecer:
Pressione o botão Load Background para carregar uma imagem de fundo. Os backgrounds não podem ser animadas!
Você pode alterar o fundo ou criar um novo utilizando o botão Edit Background.
Tenha cuidado com imagens grandes. Uma série de placas gráficas não conseguem lidar com imagens que são maiores do que a tela. Então, de preferência, mantenha as suas imagens de fundo inferior a 1024x1024 (largura x altura).
Lembrando que a abreviação de nomes é importante.
Agora vamos aprender a usa-los em nossos jogos. Abra a room desejada e clique na aba backgrounds:
*Draw background color: pintar o fundo de uma cor especifica.
Em GML (exemplo):
- Código:
//Mostra a cor do fundo
background_show=true
*Color: escolhe a cor do fundo.
Em GML (exemplo):
- Código:
//cor do fundo setada em vermelho
background_color=c_red
Em GML (exemplo):
- Código:
//escolhe o background 0
background_index[0]=nome_do_back
Em GML (exemplo):
- Código:
//background 0 ficará visivel
background_visible[0]=true
//background 1 ficará invisivel
background_visible[1]=false
Em GML (exemplo):
- Código:
//background 0 ficará na frente detodas as imagens.
background_foreground[0]=true
Em GML (exemplo):
- Código:
//background 0 será repetido na horizontal.
background_htiled[0]=true
Em GML (exemplo):
- Código:
//background 0 será repetido na vertical.
background_vtiled[0]=true
Em GML (exemplo):
- Código:
//background 0 ficara na posição x=10 na room
background_x[0]=10
//background 1 ficara na posição x=25 na room
background_x[1]=25
Em GML (exemplo):
- Código:
background_y[0]=67//background 0 ficara na posição y=76 na room
background_y[1]=89//background 1 ficara na posição y=89 na room
Em GML (exemplo):
- Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 6
background_hspeed[0]=6
//a velocidade horizontal do background 6 será -5
background_hspeed[6]=-5
Em GML (exemplo):
- Código:
//a velocidade horizontal do background 0 será 2
background_vspeed[0]=2
//a velocidade horizontal do background 7 será -10
background_vspeed[7]=-10
FUNÇÕES:
Exemplos:
- Código:
//Cria um background a partir da tela e guarda na variável meu_back
meu_back=background_create_from_screen(32,32,64,64,1,1)
- Código:
//Se o background meu_back existe
if background_exists(meu_back)
{
//Salva o background como imagem PNG
background_save(meu_back,"meu_back.png")
}
Próxima aula: Sons e Músicas
FLWS!
Última edição por Alex FC em Qui 12 Fev 2015, 17:52, editado 10 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds
Ótimo tuto Alex!
Mais uma vez contribuindo com o forum!
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SIGILOSO- Games Ranking :
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Data de inscrição : 06/06/2009
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Prêmios :
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds
No cara vlw mesmo ! aqui se nao for demais coloca mais! tipo avançado agora
carlos.grand- Data de inscrição : 26/05/2010
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds
Cara. ate as ultimas aulas tava entendendo tudo. Acho que você deve fazer mais explicativo. Pois não entendi nem a metade do que você quis dizer nessa aula.
kkwebmaster- Data de inscrição : 30/07/2010
Reputação : 0
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Prêmios :
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds
ai muinto bom um dia eu chego la
e queria dar um salve para todos os menbros pq eu sou novo no forum
e queria dar um salve para todos os menbros pq eu sou novo no forum
d.c32- Data de inscrição : 07/03/2011
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Re: #DGM Aula 04 - Backgrounds
Aula atualizada - 22/10/12:
- Melhora na grafia e explicação;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
- Melhora na grafia e explicação;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
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