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Duvidas...

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Duvidas... Empty Duvidas...

Mensagem por Suadao Qui 03 Dez 2009, 17:43

Tenho algumas duvidas, se alguem puder me ajudar, ficarei agradecido.

1- Como eu faço para que o score fique almentando durante toda a fase, mais quando se colidir com algum objeto o score parar de almentar, e quando parar de encostar nele voltar a ir almentando o score?

2- Quando chegar a um certo número de pontos(score) a velocidade do player almentar?

3- Como eu faço para a tela ficar subindo como no exemplo do GM7 Street Racing?

Obrigado pela compreenção santa


Última edição por Suadao em Sáb 05 Dez 2009, 15:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : postar mais uma duvida)
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Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem por diassis Qui 03 Dez 2009, 19:20

cara tenho algo aqui que pode te ajudar:

no create do obj_play, crie duas variaveis:
Código:

var(score)=0;
var(colisão)=false;

no step do obj_play:
Código:

if (place_meeting(x+random(32),y+random(32),obj_inimigo))
{
colisao=true
}
else
{
colisao=false
}

if(colisao==false)
{
score+=1
}

no draw do obj_play:
Código:

draw_text(x+0,y+40,string(score));

ex. de velocidade:
nas teclas de movimento do obj_play:
Código:

if(score>1000)  // pergunta se o valor do score é maior que 1000
{
// valor da nova velocidade
}

explicação:
a variavel colisao começa = falsa
if (place_meeting(x+random(32),y+random(32),obj_inimigo))
significa que quando o obJ_inimigo estiver na mesma posição relativa com o obj_play, acontece uma colisao, que irá deixar a "variavel colisão verdadeira"

if(colisao==false)
o step fica testando se a variavel colisao é falsa, se for, a variavel score é +1 relativo.
o evento draw vai desenhar o valor da "variavel score"

aaahhhh!!! OBS. os valores random(32) está relacionado ao tamanho da sprite do obj_play, se ele for maior que isso, é só ajustar o novo tamanho certo?

testa aí ve se dá certo
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Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem por Suadao Sáb 05 Dez 2009, 13:21

Deu erro:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
var(colisão)=false;

at position 11: Unexpected symbol.
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Mensagem por diassis Sáb 05 Dez 2009, 13:39

Error in code at line 2:
var(colisão)=false;

no crete
"colisao" sem o tio, desculpa aê!!!!! pale
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Mensagem por Suadao Sáb 05 Dez 2009, 14:46

desculpa aê!!!!!
Nada ;)


Até que deu certo, mais o meu player vira o score, no lugar do player tem os números almentando 1,2,3,4,5 em vez do player.
Suadao
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Mensagem por ieu Sáb 05 Dez 2009, 14:51

não achei muito bom o codigo de colisão fica bem mais facil colocar:
Código:
if place_empty(x,y){score+=1}
e quanto ao do desenho o certo é:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
draw_text(x+0,y+40,string(score));
ieu
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Mensagem por diassis Sáb 05 Dez 2009, 14:56

é porque quando o draw é usado a sprite costuma sumir, nesse caso é necessário redesenhar a sprite do draw, nas pressas aqui, esqueci de te dizer isso...
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Mensagem por Suadao Sáb 05 Dez 2009, 15:00

Eu achei a solução pro desenho

Eu criei um obj_controle e coloquei o seguinte código:
Código:
draw_text(view_xview+10,view_yview+5,"Pontos: "+string(score))

Agora surgiu mais uma duvida.

Como faço para a tela ficar subindo como no exemplo do GM7 Street Racing?

Editado por CPinheiro: double post.
Editado e avisado.


Opa! Foi sem querer ;)


Última edição por Suadao em Sáb 05 Dez 2009, 16:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ieu Sáb 05 Dez 2009, 15:54

existe o background_vspeed e o background_hspeed eles são os vspeed e o hspeed do background é assim que se faz o background se movimentar se quer para cima coloca:
Código:
background_vspeed[0]=-1//a velocidade do background sera -1
espero ter ajudado
vlw
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Mensagem por Suadao Sáb 05 Dez 2009, 16:03

Não deu certo :/
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