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[Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
4 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Apoiados
Página 1 de 1
[Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
Obrigado a todos pela participação! Conseguimos um belo mural com certeza!
» Tema
O Mini Jam de Gameplays em sua terceira edição tem como objetivo incentivar a descobrir e testar recomendações de jogos. Nessa edição o tema é:
Nostalgia: O jogo que mais te divertiu e que não existe mais/ficou velho com a atualização de consoles/tecnologias.
- Se não houver um jogo assim, poste o primeiro jogo que você lembra ter jogado.
(Não, não é o primeiro jogo que você lembrar )
- Se não houver um jogo assim, poste o primeiro jogo que você lembra ter jogado.
(Não, não é o primeiro jogo que você lembrar )
» Quando vai ser
O evento irá decorrer do presente momento até as 23:59 do dia 10 de abril de 2022.
» Regras
- Não é permitida a presença de qualquer tipo de conteúdo que já seja proibido pelas regras do fórum. (No mais, divirta-se!)
Nem todos os jogos estão disponíveis, se conseguirem postar prints de vocês jogando é ótimo! Se não for possível, prints de terceiros podem ser aceitos. Usem o bom senso.
» Funcionamento
Agradecendo a organização da primeira versão do evento por parte do Mr.Rafael estaremos mantendo o procedimento de funcionamento.
- Este evento é um incentivo a jogar e descobrir jogos. Você não precisa zerar até o final nem escrever nenhuma avaliação super detalhada. O simples ato de ter ao menos aberto um jogo para jogar já vale alguma coisa.
- Os participantes deverão jogar(se possível) algum jogo, tirar um print durante alguma parte que achem interessante e entregar no tópico durante o evento.
- Exclusivamente nessa edição vocês podem postar imagens de outras pessoas jogando, se o jogo não estiver mais disponível.
- Após o final do prazo de entrega, os prints serão organizados e exibidos neste tópico contendo todos eles com a devida atribuição dos participantes.
- Este evento não possui nenhuma exigência do tipo de jogo a ser apresentado. Por isso, não se sinta forçado a procurar ou jogar coisas como "SÓ E SOMENTE jogos feitos com Game Maker", ou "SÓ E SOMENTE jogos indies e/ou do fórum", por exemplo. Tem um monte de gente aí que joga League of Legends e Counter Strike, não tem problema nenhum entregar um print do final de uma dessas partidas aí, por exemplo. Na verdade eu até incentivo isso, porque mesmo que estes jogos não sejam lá novidade para ninguém, pelo menos representa o que você gosta de jogar de verdade.
- Você pode entrar com mais de um print de jogo.
- Este evento não possui nenhuma exigência de plataforma. O fato do jogo ser para Windows, HTML5 ou mobile não importa.
» Premiação
- Badge de participação da jam no perfil do fórum.
- Arte inclusa num mural que ficará em exibição no showcase do fórum.
» Como participar
Basta postar nesse tópico um print do jogo antes do fim do evento e(opcionalmente) explicar o que esse jogo foi/é para você.
Participantes:
theguitarmester, com o jogo Pro Evolution Soccer 2006
1 - 2 - 3
Super Games, com o jogo Migux
Mr.Rafael, com os jogos re3, reVC, CS 1.6, SA-MP e jogos do chatbox
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9
Diemorth, com o jogos Habbo, Iruna, Ragnarok, God of War I e Dawn of The Dragons
1 - 2 - 3 - 4 - 5
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas!
theguitarmester, com o jogo Pro Evolution Soccer 2006
1 - 2 - 3
Super Games, com o jogo Migux
Mr.Rafael, com os jogos re3, reVC, CS 1.6, SA-MP e jogos do chatbox
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9
Diemorth, com o jogos Habbo, Iruna, Ragnarok, God of War I e Dawn of The Dragons
1 - 2 - 3 - 4 - 5
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas!
Última edição por Diemorth em Seg 11 Abr 2022, 18:07, editado 2 vez(es)
theguitarmester gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
Pro Evolution Soccer 2006 (PES2006)
Joguei muito no PC por volta de 2014 com meu irmão, foi talvez o último jogo que joguei bastante competitivo com ele, e depois disso acabei não jogando outro com frequencia com ele, e eu também faz uns anos que jogo muito pouco, mas mais atualmente estou tentando a reservar um pouco da semana pra jogar algo, como por exemplo o Elden Ring, e antes, tinha jogado os Dark Souls.
(E esse time da Republica Checa era o que escolhia e era tão bom, ganharia a copa de 2006 se não fosse o Koller se lesionar no primeiro jogo )
Joguei muito no PC por volta de 2014 com meu irmão, foi talvez o último jogo que joguei bastante competitivo com ele, e depois disso acabei não jogando outro com frequencia com ele, e eu também faz uns anos que jogo muito pouco, mas mais atualmente estou tentando a reservar um pouco da semana pra jogar algo, como por exemplo o Elden Ring, e antes, tinha jogado os Dark Souls.
(E esse time da Republica Checa era o que escolhia e era tão bom, ganharia a copa de 2006 se não fosse o Koller se lesionar no primeiro jogo )
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
Esse é o mapa do Migux, uma espécie de clone brasileiro do Club Penguin com temática subaquática. Lembro de tê-lo jogado bastante no começo de 2010, mesma época em que entrei neste fórum.
Os servidores do jogo foram desligados em 2012 e, diferente do já citado Club Penguin, que também foi encerrado há algum tempo, ele não pode ser jogado nem mesmo de forma não oficial.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
Não tenho jogado nada ultimamente, então decidi aproveitar o tema para revisitar alguns jogos.
A Take-Two derrubou os dois projetos e hoje em dia não dá mais para achar tão facilmente por aí. Consegui salvar uma cópia antes de serem removidos.
Não jogo muito estas versões, pois os originais ainda funcionam normalmente. Mas gosto das melhorias que elas possuem, como a implementação de shaders que só existiam no PS2 e outras funcionalidades como mira e controlar a câmera com o mouse quando está dentro do carro.
Embora considere o CS 1.6 um clássico, não jogo mais desde aquela época. Embora o gameplay continue sendo o mesmo, o jogo envelheceu mal graficamente, e hoje o aspecto de certas texturas e mapas me incomodam um pouco na hora de jogar.
E o motivo principal: O Condition Zero existe. O jogo possui bots nativos (sem precisar instalar Zbot), mapas mais detalhados e um aspecto visual bem mais limpo, mesmo nos dias atuais. E tudo isso mantendo o mesmo gameplay de antes! Então... para que jogar o 1.6 se eu já tenho o Condition Zero? ¯\_(ツ)_/¯
O SA-MP era mágico! Tenho até uma certa nostalgia desse multiplayer: jogava bastante depois das aulas, e os servidores estavam sempre cheios. O server que eu costumava entrar tinha 200 slots, e pela tarde/noite, muita gente aparecia para jogar, e mal conseguia entrar, pois o server era sempre lotado essa hora!
O server era um típico freeroam, com alguns comandos de spawn que te teleportavam para outras áreas. Algumas eram específicas: tinham arenas de DM, um playground para stunts, etc. Às vezes o pessoal se reunia em certas partes do mapa e fazia alguns eventos, a área ficava lotada de gente conversando e interagindo entre si. Lembro-me de ter feito alguns onde a gente tunava um carro e exibia ele em San Fierro, era bem legal ver um monte de gente lá, comprando e admirando os carros, apesar das limitações do próprio jogo.
Os clans tinham comunidades no Orkut, e às vezes um fórum e um blog. Para jogar junto, combinávamos via MSN e todo mundo entrava com a clan tag. Clans maiores geralmente tinham uma meta de ter seu próprio servidor, o que integrava scripters e mappers. Além do Game Maker, Pawn (a linguagem usada pelo SA-MP) foi uma das minhas primeiras experiências com programação. Eu não sabia fazer quase nada, e geralmente só copiava e colava umas coisas que tinha no gamemode padrão (o LVDM) e tentava editar alguns valores para ver o que dava.
Aquela foi, na minha opinião, a era de ouro do SA-MP e talvez até do próprio GTA San Andreas. A versão de PC estava muito à frente de seu tempo, e até hoje nunca vi um jogo similar que recriasse a mesma experiência. Nem o próprio GTA Online oferece esse mesmo nível de interação.
Mas desde então, muita coisa mudou por lá. Os servidores de freeroam foram aos poucos desaparecendo, e iniciava-se assim a era dos servidores de RP. Embora até entenda o porquê de tanta gente gostar, eu particularmente acho esse gamemode muito chato e restritivo: em alguns servidores você era obrigado a seguir um personagem, e se não seguisse era kickado. Isso, além de vários outros fatores, matou a experiência do multiplayer para mim.
O SA-MP também teve uma série de conflitos internos por si só. O criador do mod já fez várias coisas adversas à própria comunidade, e a ação mais recente foi ter derrubado o próprio fórum oficial sem aviso prévio. O mod também deixou de receber novidades há anos, e o último movimento mais relevante foi a versão 0.3.DL, que foi praticamente "sabotada" pelo próprio criador e abandonada contra a vontade da vasta maioria da comunidade.
Desde então, o MTA San Andreas veio crescendo com a ajuda da comunidade e hoje assumiu o lugar do SA-MP em vários aspectos. As screenshots que tirei são de um server que imita um modo de Battle Royale!
Apesar disso, confesso que ainda sinto falta do modelo vanilla, que era reforçado pelo SA-MP. Muitos donos de servidores não têm noção de quantos assets eles usam, e muitas vezes você gasta quase 1 hora baixando os recursos só para poder conhecer 1 server. No SA-MP, os servers utilizavam apenas os recursos que o próprio jogo e o mod ofereciam, então era só clicar e jogar.
Lembro-me de que uma vez joguei SA-MP com o PedroX e o Livsk, que odiava o Grêmio e acabou encontrando no server que a gente entrou um gremista que se dizia dono de lan-house. Bons tempos...
O Chatbox tem muitas memórias e lembranças perdidas. Muitas ideias e jogos às vezes apareciam primeiro por lá e só depois recebiam um tópico no fórum. E quando a ideia era abandonada, isso nem acontecia.
Dentre algumas ideias que surgiram no Chatbox, estavam os jogos de zoeira, que fazíamos só para rir e descontrair um pouco. Acredito que um dos mais populares e mais antigos que conheço foi o I Do Not Want To Be Banned, que foi criado pelo MissingNo na época porque o Gonçalves tinha banido ele do chat.
A primeira screenshot é de outro jogo de zoeira, chamado Hyreos Quer Um Cargo. Diferente do IDNWTBB, esse nunca recebeu tópico no fórum e só foi divulgado aqui pelo Chatbox e depois sumiu.
Como já esperava que isso acontecesse, salvei o jogo antes de sumir. Esse jogo não está no Acervo, mas posso salvar e colocar um link de download lá depois. É praticamente um jogo perdido do fórum.
Durante a primeira migração do fórum, o Chatbox ficava acessível bem em cima da página inicial. Embora fosse bem mais limpo e polido em relação ao da Forumeiros, o chat era bem limitado e não possuía alguns recursos que considerávamos essenciais no antigo, como o /me e o /clear.
Essa também foi uma época onde já não estava mais usando Game Maker, e estava aprendendo JavaScript para fazer jogos usando a enchant.js. Com isso, comecei a explorar outras coisas também, como as ferramentas de debug dos navegadores, o famoso "Inspecionar Elemento".
Acho que o primeiro script que fiz no Chatbox foi um que bloqueava mensagens do Bielfig.
Depois disso, comecei a explorar mais o Chatbox e fui implementando outras coisas... incluindo o /me e o /clear! E assim, surgiu a Chatbox API, que era um script que adicionava uma série de funcionalidades no chat!
Entre as experiências que fiz, estavam alguns mini-games que você podia jogar através de comandos escritos nas mensagens do chat. Foi muito bacana testar esse conceito ali com o pessoal, embora no final isso deixasse o Chatbox com um flood de mensagens.
A segunda screenshot é de um jogo meu, chamado Birdie. Ele foi feito no Construct 2 e foi um dos primeiros jogos que fiz que exploravam os webgames no celular. Eu tinha um Windows Phone, e como não tinha muitos jogos lá, acabei fazendo esse para passar o tempo. O navegador do Windows Phone era muito limitado, então o jogo foi feito para ser o mais simples possível para poder abrir lá.
Tal como o jogo do Hyreos, este também nunca recebeu tópico no fórum, mas era jogável dentro do Chatbox digitando o comando:
Daí o jogo abria no próprio Chatbox.
A ideia de ter banner jogável no fórum surgiu em 2018, mais especificamente no TGMBR JAM #5, lá na TGMBR. Fiz este jogo e enviei por MP para o Alex FC como sugestão para divulgar melhor o Jam:
Ele gostou da ideia e acabou usando!
Até onde me lembro, acho que o fórum não teve mais outro banner assim até o Concurso do GM8, que fiz depois que sugeri ao Túlio no Chatbox.
O banner não existe mais, mas assim como os outros jogos que mostrei, ainda tenho ele salvo.
o/
re3 e reVC
A Take-Two derrubou os dois projetos e hoje em dia não dá mais para achar tão facilmente por aí. Consegui salvar uma cópia antes de serem removidos.
Não jogo muito estas versões, pois os originais ainda funcionam normalmente. Mas gosto das melhorias que elas possuem, como a implementação de shaders que só existiam no PS2 e outras funcionalidades como mira e controlar a câmera com o mouse quando está dentro do carro.
CS 1.6
Não tenho ele instalado. Então tirei uma screenshot do Condition Zero para ilustrar.
Embora considere o CS 1.6 um clássico, não jogo mais desde aquela época. Embora o gameplay continue sendo o mesmo, o jogo envelheceu mal graficamente, e hoje o aspecto de certas texturas e mapas me incomodam um pouco na hora de jogar.
E o motivo principal: O Condition Zero existe. O jogo possui bots nativos (sem precisar instalar Zbot), mapas mais detalhados e um aspecto visual bem mais limpo, mesmo nos dias atuais. E tudo isso mantendo o mesmo gameplay de antes! Então... para que jogar o 1.6 se eu já tenho o Condition Zero? ¯\_(ツ)_/¯
SA-MP
Não tenho ele instalado. Então tirei umas screenshots do MTA:SA para ilustrar.
O SA-MP era mágico! Tenho até uma certa nostalgia desse multiplayer: jogava bastante depois das aulas, e os servidores estavam sempre cheios. O server que eu costumava entrar tinha 200 slots, e pela tarde/noite, muita gente aparecia para jogar, e mal conseguia entrar, pois o server era sempre lotado essa hora!
O server era um típico freeroam, com alguns comandos de spawn que te teleportavam para outras áreas. Algumas eram específicas: tinham arenas de DM, um playground para stunts, etc. Às vezes o pessoal se reunia em certas partes do mapa e fazia alguns eventos, a área ficava lotada de gente conversando e interagindo entre si. Lembro-me de ter feito alguns onde a gente tunava um carro e exibia ele em San Fierro, era bem legal ver um monte de gente lá, comprando e admirando os carros, apesar das limitações do próprio jogo.
Os clans tinham comunidades no Orkut, e às vezes um fórum e um blog. Para jogar junto, combinávamos via MSN e todo mundo entrava com a clan tag. Clans maiores geralmente tinham uma meta de ter seu próprio servidor, o que integrava scripters e mappers. Além do Game Maker, Pawn (a linguagem usada pelo SA-MP) foi uma das minhas primeiras experiências com programação. Eu não sabia fazer quase nada, e geralmente só copiava e colava umas coisas que tinha no gamemode padrão (o LVDM) e tentava editar alguns valores para ver o que dava.
Aquela foi, na minha opinião, a era de ouro do SA-MP e talvez até do próprio GTA San Andreas. A versão de PC estava muito à frente de seu tempo, e até hoje nunca vi um jogo similar que recriasse a mesma experiência. Nem o próprio GTA Online oferece esse mesmo nível de interação.
Mas desde então, muita coisa mudou por lá. Os servidores de freeroam foram aos poucos desaparecendo, e iniciava-se assim a era dos servidores de RP. Embora até entenda o porquê de tanta gente gostar, eu particularmente acho esse gamemode muito chato e restritivo: em alguns servidores você era obrigado a seguir um personagem, e se não seguisse era kickado. Isso, além de vários outros fatores, matou a experiência do multiplayer para mim.
O SA-MP também teve uma série de conflitos internos por si só. O criador do mod já fez várias coisas adversas à própria comunidade, e a ação mais recente foi ter derrubado o próprio fórum oficial sem aviso prévio. O mod também deixou de receber novidades há anos, e o último movimento mais relevante foi a versão 0.3.DL, que foi praticamente "sabotada" pelo próprio criador e abandonada contra a vontade da vasta maioria da comunidade.
Desde então, o MTA San Andreas veio crescendo com a ajuda da comunidade e hoje assumiu o lugar do SA-MP em vários aspectos. As screenshots que tirei são de um server que imita um modo de Battle Royale!
Apesar disso, confesso que ainda sinto falta do modelo vanilla, que era reforçado pelo SA-MP. Muitos donos de servidores não têm noção de quantos assets eles usam, e muitas vezes você gasta quase 1 hora baixando os recursos só para poder conhecer 1 server. No SA-MP, os servers utilizavam apenas os recursos que o próprio jogo e o mod ofereciam, então era só clicar e jogar.
Lembro-me de que uma vez joguei SA-MP com o PedroX e o Livsk, que odiava o Grêmio e acabou encontrando no server que a gente entrou um gremista que se dizia dono de lan-house. Bons tempos...
Jogos do Chatbox
Embora tenha alguns scripts ainda comigo, o conteúdo foi se perdendo com as migrações do fórum. Decidi abrir alguns jogos que consegui preservar e tirar umas screenshots:
O Chatbox tem muitas memórias e lembranças perdidas. Muitas ideias e jogos às vezes apareciam primeiro por lá e só depois recebiam um tópico no fórum. E quando a ideia era abandonada, isso nem acontecia.
Dentre algumas ideias que surgiram no Chatbox, estavam os jogos de zoeira, que fazíamos só para rir e descontrair um pouco. Acredito que um dos mais populares e mais antigos que conheço foi o I Do Not Want To Be Banned, que foi criado pelo MissingNo na época porque o Gonçalves tinha banido ele do chat.
A primeira screenshot é de outro jogo de zoeira, chamado Hyreos Quer Um Cargo. Diferente do IDNWTBB, esse nunca recebeu tópico no fórum e só foi divulgado aqui pelo Chatbox e depois sumiu.
Como já esperava que isso acontecesse, salvei o jogo antes de sumir. Esse jogo não está no Acervo, mas posso salvar e colocar um link de download lá depois. É praticamente um jogo perdido do fórum.
Durante a primeira migração do fórum, o Chatbox ficava acessível bem em cima da página inicial. Embora fosse bem mais limpo e polido em relação ao da Forumeiros, o chat era bem limitado e não possuía alguns recursos que considerávamos essenciais no antigo, como o /me e o /clear.
Essa também foi uma época onde já não estava mais usando Game Maker, e estava aprendendo JavaScript para fazer jogos usando a enchant.js. Com isso, comecei a explorar outras coisas também, como as ferramentas de debug dos navegadores, o famoso "Inspecionar Elemento".
Acho que o primeiro script que fiz no Chatbox foi um que bloqueava mensagens do Bielfig.
Depois disso, comecei a explorar mais o Chatbox e fui implementando outras coisas... incluindo o /me e o /clear! E assim, surgiu a Chatbox API, que era um script que adicionava uma série de funcionalidades no chat!
Entre as experiências que fiz, estavam alguns mini-games que você podia jogar através de comandos escritos nas mensagens do chat. Foi muito bacana testar esse conceito ali com o pessoal, embora no final isso deixasse o Chatbox com um flood de mensagens.
A segunda screenshot é de um jogo meu, chamado Birdie. Ele foi feito no Construct 2 e foi um dos primeiros jogos que fiz que exploravam os webgames no celular. Eu tinha um Windows Phone, e como não tinha muitos jogos lá, acabei fazendo esse para passar o tempo. O navegador do Windows Phone era muito limitado, então o jogo foi feito para ser o mais simples possível para poder abrir lá.
Tal como o jogo do Hyreos, este também nunca recebeu tópico no fórum, mas era jogável dentro do Chatbox digitando o comando:
- Código:
/chatbox install jogo-passarinho
Daí o jogo abria no próprio Chatbox.
O primeiro banner jogável da comunidade
A ideia de ter banner jogável no fórum surgiu em 2018, mais especificamente no TGMBR JAM #5, lá na TGMBR. Fiz este jogo e enviei por MP para o Alex FC como sugestão para divulgar melhor o Jam:
Ele gostou da ideia e acabou usando!
Até onde me lembro, acho que o fórum não teve mais outro banner assim até o Concurso do GM8, que fiz depois que sugeri ao Túlio no Chatbox.
O banner não existe mais, mas assim como os outros jogos que mostrei, ainda tenho ele salvo.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Mini Evento] Mini Jam de Gameplays #3
Nossa que bateu a nostalgia vendo os jogos que o pessoal trouxe, me senti na obrigação de trazer/mencionar alguns outros que me marcaram.
Apesar de não ser grande fã de futebol, a nostalgia bateu vendo essa tela icônica do PES com o minimapa e as posições dos jogadores, sou suspeito a falar mas o Bomba Patch 100% ATUALIZADO... Bate diferente :v
Apesar de não pegar os chats de Club Penguin, Habbo acho que foi o mais perto de um jogo social que deu pra pegar o auge. O print descreve bem a sensação revisitando o jogo.
Iruna e Ragnarok são jogos que fizeram falta mais pelas amizades do que pela gameplay em si. Aprendi bastante sobre balanceamento(ou a falta dele) e como é triste jogar jogos de grinding pra conseguir os itens que você quer.
God of War apesar de estar nos holofotes por causa do último jogo que saiu, é o jogo que me fez seguir o caminho de game dev, a experiência de jogar novamente foi meio triste, não tem mais o mesmo brilho, apesar de ainda guardar um carinho especial pela franquia.
E por último mas, não menos importante o jogo que consumiu meu tempo livre desde 2012 e morreu junto com o Flashplayer. Dawn of The Dragons, o jogo teve seus servidores fechados juntamente com o fim do flashplayer, ou seja, mesma situação do jogo mencionado pelo Super Games. Mesmo com compatibilidade, os servidores foram encerrados, a empresa inclusive foi vendida e hoje eles trabalham com jogos completamente diferentes. Triste, a wiki do jogo tem mais de 20 mil páginas.
Pérolas como essa aqui eram o que mostravam o carinho que os devs tinham por esse jogo. Haviam dezenas de sistemas quebrados, mas ainda era divertido tentar craftar itens absurdamente complexos de se conseguir. Aqui fica um print do vídeo(https://www.youtube.com/watch?v=Ar78HRtWHig bem completo até) do Hadriex quando o jogo estava para ser encerrado, F para esse jogo com suas dezenas de sistemas memoráveis.
Dissequei meu HD e minhas contas de backup, ainda assim não consegui encontrar prints da minha conta, acontece.
Sobre os jogos de chatbox eu nem sabia que houve esse tempo aqui na GMBR Vou deixar a ideia de mmozão no chatbox, aí iria valer a pena o griding :v
Apesar de não ser grande fã de futebol, a nostalgia bateu vendo essa tela icônica do PES com o minimapa e as posições dos jogadores, sou suspeito a falar mas o Bomba Patch 100% ATUALIZADO... Bate diferente :v
Apesar de não pegar os chats de Club Penguin, Habbo acho que foi o mais perto de um jogo social que deu pra pegar o auge. O print descreve bem a sensação revisitando o jogo.
Iruna e Ragnarok são jogos que fizeram falta mais pelas amizades do que pela gameplay em si. Aprendi bastante sobre balanceamento(ou a falta dele) e como é triste jogar jogos de grinding pra conseguir os itens que você quer.
God of War apesar de estar nos holofotes por causa do último jogo que saiu, é o jogo que me fez seguir o caminho de game dev, a experiência de jogar novamente foi meio triste, não tem mais o mesmo brilho, apesar de ainda guardar um carinho especial pela franquia.
E por último mas, não menos importante o jogo que consumiu meu tempo livre desde 2012 e morreu junto com o Flashplayer. Dawn of The Dragons, o jogo teve seus servidores fechados juntamente com o fim do flashplayer, ou seja, mesma situação do jogo mencionado pelo Super Games. Mesmo com compatibilidade, os servidores foram encerrados, a empresa inclusive foi vendida e hoje eles trabalham com jogos completamente diferentes. Triste, a wiki do jogo tem mais de 20 mil páginas.
Pérolas como essa aqui eram o que mostravam o carinho que os devs tinham por esse jogo. Haviam dezenas de sistemas quebrados, mas ainda era divertido tentar craftar itens absurdamente complexos de se conseguir. Aqui fica um print do vídeo(https://www.youtube.com/watch?v=Ar78HRtWHig bem completo até) do Hadriex quando o jogo estava para ser encerrado, F para esse jogo com suas dezenas de sistemas memoráveis.
Dissequei meu HD e minhas contas de backup, ainda assim não consegui encontrar prints da minha conta, acontece.
Sobre os jogos de chatbox eu nem sabia que houve esse tempo aqui na GMBR Vou deixar a ideia de mmozão no chatbox, aí iria valer a pena o griding :v
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