Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
Página 1 de 1
[RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo
Olá pessoal, vim relatar uma duvida sobre uma situação um tanto complicada para mim. Estou tentando implementar um sistema de XP no meu jogo, aonde você mata inimigos que spawn em mapas gerados aleatoriamente e vai upando, bem o meu problema surgi ai. Basicamente eu preciso preservar algumas variáveis, uma delas é o HP do monstro/inimigo, ela precisa ser alterada e atualizada a cada momento que você upa de nível, assim tornando os inimigos mais difíceis de mata, porem, eu não consigo manter essa variável ou atualiza ela a cada tempo de jogo, por motivos do inimigo esta morto então a variável não recebe a informação.
ja tentei usar:
- variável global, porem, acaba que quando você mata o inimigo mata todos da room.
- passar a informação de uma variável global para o HP mas o inimigo não existindo ou estando morto a variável nem se modifica.
existe alguma maneira de fazer manter essa variável e mandar ela para cada individuo como uma variável para aquele personagem ? agradeço a cada resposta e dica, e caso precise explicar de outra maneira me digam para que possa deixar mais claro.
ja tentei usar:
- variável global, porem, acaba que quando você mata o inimigo mata todos da room.
- passar a informação de uma variável global para o HP mas o inimigo não existindo ou estando morto a variável nem se modifica.
existe alguma maneira de fazer manter essa variável e mandar ela para cada individuo como uma variável para aquele personagem ? agradeço a cada resposta e dica, e caso precise explicar de outra maneira me digam para que possa deixar mais claro.
Última edição por PaladinoMaluko em Seg 11 Jan 2021, 19:09, editado 1 vez(es)
PaladinoMaluko- Data de inscrição : 08/01/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo
Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?
Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?
Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
- Código:
hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
- Código:
hpBase = 100;
hp = hpBase + (hpBase * global.playerLevel / 4);
theguitarmester escreveu:Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:ou fazer alguma regra pra suavisar o aumento desse level, como por exemplo:
- Código:
hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
- Código:
hpBase = 100;
hp = hpBase + (hpBase * global.playerLevel / 4);
hmmm isso parece interessante, acho que concordo com você no fato que eles melhorem só no momento que vierem, é mais interessante mesmo. Em relação meu jogo: ele é um top-down de mapas aleatorios, aonde você mata vários inimigos ate você achar a porta e ir para próxima área e a logica que você me passou caio bem, parece mais interessante, irei tentar e muito obrigado pela sua atenção e ajuda
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
theguitarmester e PaladinoMaluko gostam desta mensagem
atualização: deu certo! a ideia do @theguitarmester caio muito bem no meu jogo, eles ficam mais fortes e ganham vida e desafiando ainda mais o player. Tenho que ajustar o dano do player mas isso é o de menos, muito obrigado pela ajuda
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
theguitarmester gosta desta mensagem