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[RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

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Mensagem por PaladinoMaluko Dom 10 Jan 2021, 17:26

Olá pessoal, vim relatar uma duvida sobre uma situação um tanto complicada para mim. Estou tentando implementar um sistema de XP no meu jogo, aonde você mata inimigos que spawn em mapas gerados aleatoriamente e vai upando, bem o meu problema surgi ai. Basicamente eu preciso preservar algumas variáveis, uma delas é o HP do monstro/inimigo, ela precisa ser alterada e atualizada a cada momento que você upa de nível, assim tornando os inimigos mais difíceis de mata, porem, eu não consigo manter essa variável  ou atualiza ela a cada tempo de jogo, por motivos do inimigo esta morto então a variável não recebe a informação.

ja tentei usar:

- variável global, porem, acaba que quando você mata o inimigo mata todos da room.
- passar a informação de uma variável global para o HP mas o inimigo não existindo ou estando morto a variável nem se modifica.

existe alguma maneira de fazer manter essa variável e mandar ela para cada individuo como uma variável para aquele personagem ? agradeço a cada resposta e dica, e caso precise explicar de outra maneira me digam para que possa deixar mais claro.


Última edição por PaladinoMaluko em Seg 11 Jan 2021, 19:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Seg 11 Jan 2021, 18:03

Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?

Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
ou fazer alguma regra pra suavisar o aumento desse level, como por exemplo:

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Mensagem por PaladinoMaluko Seg 11 Jan 2021, 18:48

theguitarmester escreveu:Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?

Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
ou fazer alguma regra pra suavisar o aumento desse level, como por exemplo:

Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase + (hpBase * global.playerLevel / 4);

hmmm isso parece interessante, acho que concordo com você no fato que eles melhorem só no momento que vierem, é mais interessante mesmo. Em relação meu jogo: ele é um top-down de mapas aleatorios, aonde você mata vários inimigos ate você achar a porta e ir para próxima área e a logica que você me passou caio bem, parece mais interessante, irei tentar e muito obrigado pela sua atenção e ajuda
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Mensagem por PaladinoMaluko Seg 11 Jan 2021, 19:02

atualização: deu certo! a ideia do @theguitarmester caio muito bem no meu jogo, eles ficam mais fortes e ganham vida e desafiando ainda mais o player. Tenho que ajustar o dano do player mas isso é o de menos, muito obrigado pela ajuda
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