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Vida do inimigo
2 participantes
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Vida do inimigo
eu queria fazer um inimigo onde ele precisasse levar 2 tiros para morrer então eu coloquei essa variável no create do objeto do inimigo
- Código:
global.vida = 2
- Código:
global.vida --
if global.vida = 0{
instance_destroy()
}
arturlesz- Data de inscrição : 26/12/2020
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Re: Vida do inimigo
Basta tirar o global.
Variáveis globais como o próprio nome diz são para todo escopo do jogo, ou seja, só existe uma "global.vida". E se você alterá-la, valerá pra todo mundo e não só pra uma instância.
Deixando somente "vida", cada instância do inimigo terá a sua própria, pois ela será local.
Mais detalhes sobre a diferença de variável global e variável local no link abaixo (com exemplos):
Aula 02 - Variáveis e Constantes
Quando for comparar valores utilize dois sinais de igual ==, use um apenas pra alterar os valores.
E para os tiros, vamos supor que a vida do inimigo está em 10, e o tiro tira 12 da vida ao colidir, logo a vida vai direito para -2, sem passar pelo 0. Então o código correto seria esse:
Variáveis globais como o próprio nome diz são para todo escopo do jogo, ou seja, só existe uma "global.vida". E se você alterá-la, valerá pra todo mundo e não só pra uma instância.
Deixando somente "vida", cada instância do inimigo terá a sua própria, pois ela será local.
Mais detalhes sobre a diferença de variável global e variável local no link abaixo (com exemplos):
Aula 02 - Variáveis e Constantes
Quando for comparar valores utilize dois sinais de igual ==, use um apenas pra alterar os valores.
E para os tiros, vamos supor que a vida do inimigo está em 10, e o tiro tira 12 da vida ao colidir, logo a vida vai direito para -2, sem passar pelo 0. Então o código correto seria esse:
- Código:
if vida <= 0 {
instance_destroy();
}
obrigado!!! ajudou muito!!
All-x escreveu:Basta tirar o global.
Variáveis globais como o próprio nome diz são para todo escopo do jogo, ou seja, só existe uma "global.vida". E se você alterá-la, valerá pra todo mundo e não só pra uma instância.
Deixando somente "vida", cada instância do inimigo terá a sua própria, pois ela será local.
Mais detalhes sobre a diferença de variável global e variável local no link abaixo (com exemplos):
Aula 02 - Variáveis e Constantes
Quando for comparar valores utilize dois sinais de igual ==, use um apenas pra alterar os valores.
E para os tiros, vamos supor que a vida do inimigo está em 10, e o tiro tira 12 da vida ao colidir, logo a vida vai direito para -2, sem passar pelo 0. Então o código correto seria esse:
- Código:
if vida <= 0 {
instance_destroy();
}
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