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Erro na Colisão
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
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Erro na Colisão
Aqui estou denovo, tentei refazer o código antigo e fiz um totalmente novo, ficou assim;
e está dando erro ;-;
se alguém souber onde isso dá erro e puder me ajudar agradeço muito
- Código:
#region Movimento
hInput = keyboard_check(ord("D")) - keyboard_check(ord("A"));
vInput = keyboard_check(ord("S")) - keyboard_check(ord("W"));
if (hInput != 0 or vInput != 0) {
dir = point_direction(0,0,hInput,vInput);
moveX = lengthdir_x(spd, dir);
moveY = lengthdir_y(spd, dir)
x += hInput * spd;
y += vInput * spd;
#region Sprite
switch(dir) {
case 0: sprite_index = spr_player_D; break;
case 45: sprite_index = spr_player_DC; break;
case 90: sprite_index = spr_player_C; break;
case 135: sprite_index = spr_player_EC; break;
case 180: sprite_index = spr_player_E; break;
case 225: sprite_index = spr_player_EB; break;
case 270: sprite_index = spr_player_B; break;
case 315: sprite_index = spr_player_DB; break;
} #endregion
} else {
image_index = 0;
} #endregion
#region Correr
sprint = keyboard_check(vk_shift)
if sprint = true {
spd = 10;
image_speed = .3;
} else {
spd = 5;
image_speed = .2;
}
#endregion
#region colisão
//Horizontal
if (place_meeting(x+moveX, y, obj_wall)) {
repeat(abs(moveX)) {
if !place_meeting(x+sign(moveX), y, obj_wall) { x += sign(moveX); }
else { break }
}
moveX = 0;
}
//Vertical
if (place_meeting(x, y+moveY, obj_wall)) {
repeat(abs(moveY)) {
if !place_meeting(x, y+sign(moveY), obj_wall) { y += sign(moveY); }
else { break }
}
moveY = 0;
}
#endregion
e está dando erro ;-;
se alguém souber onde isso dá erro e puder me ajudar agradeço muito
Kevem__- Data de inscrição : 22/09/2020
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Re: Erro na Colisão
Dei uma lida rápida, então posso estar errado... mas você define o valor de moveX apenas no caso de HInput ou VInput serem diferentes de zero.
Quando forem iguais a zero, você ainda usa a variável moveX, que não vai estar definida.
Quando forem iguais a zero, você ainda usa a variável moveX, que não vai estar definida.
saim- Games Ranking :
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Re: Erro na Colisão
saim escreveu:Dei uma lida rápida, então posso estar errado... mas você define o valor de moveX apenas no caso de HInput ou VInput serem diferentes de zero.
Quando forem iguais a zero, você ainda usa a variável moveX, que não vai estar definida.
Sabe como eu posso resolver isso?
Kevem__- Data de inscrição : 22/09/2020
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Re: Erro na Colisão
@Kevem__ Acho que a proposta que o saim fez é preparar um valor padrão para moveX e moveY, antes de verificar o inputs.
ex:
Mesmo que nenhuma tecla de movimentação seja pressionada e moveX e moveY não sejam atualizadas, elas terão um valor inicial. Assim o código mais a frente não disparar este erro.
Eu sugeri o valor 0 no exemplo acima para que o padrão seja 'não se mover' caso não haja input.
ex:
- Código:
...
moveX =0;
moveY =0;
if (hInput != 0 or vInput != 0) {
...
}
Mesmo que nenhuma tecla de movimentação seja pressionada e moveX e moveY não sejam atualizadas, elas terão um valor inicial. Assim o código mais a frente não disparar este erro.
Eu sugeri o valor 0 no exemplo acima para que o padrão seja 'não se mover' caso não haja input.
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