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[JAM-GM8] Multi-temporal

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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por Ralphed Sáb 25 Jul 2020, 00:01

Nome do jogo: Miltitemporal

Plataforma: GM8 Lite

Genero: Plataforma

Historia: Uma jovem caçador de tesouros muito inteligente, criou uma maquina capaz de transpora-lo pelo tempo através de "buracos" no espaço. Ajude-o a encontrar o Bau com tesouro no final usando os buracos temporais.

Controles:
Z = Pula
Setas esquerda e direita = movem
Setas cima e baixo = sobe nos cipos

Andamento= 100% para usar no concurso ??% versão final

[JAM-GM8] Multi-temporal Sem_tz10
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Download do jogo:Download

Creditos:
Musica: Nintendo
Graficos: superrafao
efeitos sonoros: Bfxr e Youtube


Última edição por Diemorth em Dom 16 Ago 2020, 15:59, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : conserto no print e detalhes)
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por polosam Sáb 25 Jul 2020, 00:23

Poxa, por um minuto só, a postagem do tópico... pelo chat, sou testemunha de que ficou pronto antes da meia noite. Espero que possa concorrer como os outros.
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 25 Jul 2020, 09:14

Infelizmente, o projeto consta como "em avaliação do caso" no tópico do concurso. Mas sou a favor da classificação do jogo.

Os projeto do superrafao e do Túlio foram ambos postados ao mesmo tempo, ou seja, nos últimos minutos antes da meia-noite. Acho errado querer desclassificar o jogo pelo horário da postagem, primeiro porque a data e hora dos posts nunca bate exatamente com as datas dos relógios (ou seja, existe a possibilidade dos jogos terem sido postados, na visão deles, como dentro do prazo mas o horário real do fórum ter ao menos adiantado ou atrasado 1 ou 2 minutos de diferença). E segundo, em consequência da diferença de data e hora, é impossível ser 100% preciso na hora de  encerrar as inscrições.

Se o concurso estivesse aberto, por exemplo, no itch.io, a rigidez faria sentido pela existência de um contador de tempo visível por todos os participantes e controlado pelo próprio site. O mesmo não ocorre em um simples tópico, no qual depende que um organizador esteja acordado até exatamente o horário de encerramento para trancar e anunciar o fim das inscrições (e se a tecnicalidade for seguida à risca, o próprio tempo de carregamento da página de edição de post, de digitar o texto e o do envio da mensagem também seriam o equivalente a um acréscimo de tempo, ou seja, nem o prazo do próprio post de encerramento teria sido cumprido exatamente na hora).

Peço para que utilizem do bom senso e classifiquem o jogo. Todos que estavam presentes no Chatbox são testemunhas de que ambos Túlio e superrafao concluíram e entregaram seus projetos no último minuto.

o/
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por polosam Sáb 25 Jul 2020, 10:10

Concordo. O jogo estava pronto antes da meia noite. Como participante do concurso e concorrente do superrafao, assim como o Rafael, sou favorável a inclusão do jogo. Não precisamos ser rígidos neste concurso de retomada, cujo objetivo é mais criar interação do que a competição em si.

Sobre o relógio, o meu não bate com o do chatbox. O do chatbox é quase dois minutos adiantado. Eu mesmo poderia ter me atrapalhado nessa parte.

Vamos deixar para sermos rígidos com o relógio no próximo concurso (um CQ? Se Deus quiser!).
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por PedroX Sáb 25 Jul 2020, 18:07

Aliás, qualquer pessoa, não só neste concurso, poderia disponibilizar um link mas o upload nem ter terminado até meia noite.

Eu também concordo com a inclusão do jogo no concurso, mesmo que seja necessária uma flexibilização, já que foi comprovado que o jogo foi terminado antes da meia-noite.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por vinians Sáb 25 Jul 2020, 18:44

Perfeito, porque não! Estamos aqui pra nos divertir com as criações dos nossos colegas!
Flws!
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Mensagem por dharrison Sáb 25 Jul 2020, 19:12

Obrigado a todos da comunidade por apoiar nosso amigo superrafao, hoje a tarde eu conversei com o Diemorth e nós também concordamos que não seria justo desclassificar, estava daquela forma apenas por uma convenção de regras mesmo.

Bom concurso a todos sorrindo2
dharrison
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por Mr.Rafael Dom 26 Jul 2020, 09:21

Pela curta duração e do tempo de inscrição ter coincidido com o Gnawty, tentei fazer um speedrun desse jogo também.

A ausência de um botão para reiniciar o jogo (ou do jogo reiniciar sozinho após ser zerado) incomodou um pouco, mas isso foi o que eu consegui.

O jogo é bem curto e simples. A engine de plataforma é bem-feita. Ao morrer na segunda fase, tem um bug que faz o jogador respawnar no topo do cenário ao morrer nos primeiros obstáculos, mas o restante das fases funciona normalmente.

o/
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por Ralphed Dom 26 Jul 2020, 16:20

Uma obrigado pelo apoio gente. Laughing Tive que rushar o game, foi bem engraçado quando postei kkkk.
Foi bem divertido, vou esperar a próxima pra poder participar... Boa sorte aos demais inscritos e vlw pelas reviews =)
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[JAM-GM8] Multi-temporal Empty Re: [JAM-GM8] Multi-temporal

Mensagem por Diemorth Dom 09 Ago 2020, 19:32

⚙ - Mecânica / Programação / Fluidez / Jogabilidade (20/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • Grande variedade de mecânicas
  • Controles simples, e ao morrer não ter game over incentivaram a jogar mais
  • Depois de um tempo se acostuma com a aceleração do personagem
  • Paralaxe ajudou a quebrar a monotonia
  • As telas são curtas, se morrer, não fica frustrante

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Não há um menu no jogo, nem um botão de reset
  • Transições dos níveis não estão muito claras
  • Ao morrer, alguns níveis nos levam para mapas não jogáveis
  • O final do jogo está bem simples, poderia ser melhor apresentado

O jogo é rico em mecânicas, blocos empurráveis que bloqueiam o caminho, vinhas que ajudam o personagem a escalar, os cogumelos que dão um boost de salto interessante, uma variedade bem considerável.

As colisões funcionam bem, há alguns casos que alguns detalhes incomodam um pouco, como a vinha, inicialmente tentei pular do topo dela, mas existe um glitch que fica prendendo o personagem ali, existem mais alguns casos onde a colisão não está bem polida: se você está na base da rampa, pular e não se mover, a imagem dele fica alternando.

Falta um menu na tela inicial, isso não é tão ruim porque o personagem começa numa área separada/segura, mas ainda assim, um menu faz falta.

Os inimigos funcionam bem, os blocos empurráveis assim como os cogumelos estão funcionando perfeitamente. Faltou um indicativo de que tinha alguma coisa no chão, antes de liberar o primeiro portal, empurrar o bloco para o nada e aparecer um portal foi meio incomum.

Acho interessante que você mudou o background para indicar que está em outra linha do tempo, isso ajudou a me situar bem em alguns momentos. Tem também o efeito de paralaxe, que ficou muito sutil, mas ajudou a quebrar a monotonia.

Ao saltar aparece uma faixa mais clara no topo da tela, possivelmente algo para ser ajustado nesse código, mas não chega a incomodar.

As transições de sala poderiam ser mais claras, talvez algo indicando que dá ou não para ir para o outro lado.

Quando aparece o primeiro spike no mapa, ele não tem colisão e se seu personagem cair, vamos para uma sala sem o personagem(precisamos dar reset no jogo). O nível anterior ao que tem dois spikes juntos que depois viram cogumelos(no nível em que tem um slime ao nosso lado quando aparecemos), se formos para a esquerda tem outro spike sem colisão. No nível onde tem os dois spikes juntos se morrermos, vamos para a tela final(bugada, por que não dá para chegar no baú, nem resetar o nível). O que faz sentir a falta de um botão de reset.

Tirando isso não tive nenhum bug crítico a ponto de fechar o jogo ou algo do tipo, o que é bom, a curva de dificuldade está razoavelmente boa, poderia haver um uso melhor das mecânicas onde precisássemos combinar elas, um cogumelo que leva para uma vinha, ou um bloco que precisasse ser posicionado para chegar em um lugar para saltar.

As mecânicas estão lá, faltou apenas explorar elas melhor, vejo que existe bastante conteúdo e daria facilmente para aumentar o tempo de jogo com o que já foi programado.

_____________

🎨 - Gráficos / Design / Harmonia Visual (13/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • Apesar de simples existe uma consistência nos gráficos
  • O personagem tem várias animações, isso dá uma boa imersão

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Cores muito saturadas
  • Algumas artes poderiam ser melhor trabalhadas com luz e sombra
  • Níveis finais tem apenas cor sólida no background
  • Alguns tiles estão mal ajustados(vinhas e algumas plataformas)

São artes bem simples, mas dá para ver que houve empenho, desde os slimes, o totem, o cogumelo, o personagem tem uma boa variedade de animações, a minha favorita ainda é a que aparece ao tocar algum perigo. Elas estão em harmonia parecem seguir um estilo.

Infelizmente ainda há alguns problemas com cores, elas são na sua maioria muito saturadas e colocar sombra/luz ajudaria a dar um aspecto melhor às artes no geral. Nota-se bastante falta disso, por exemplo no background. Os blocos apesar de terem muita informação não chega a atrapalhar, funciona bem. Depois que as montanhas saem do fundo acaba ficando muito vazio, poderia haver mais detalhe nesse sentido.

Existem alguns problemas de tilling, por exemplo, nas vinhas, elas não tocam a parece horizontalmente e a parte mais inferior está “destacada” do resto.

Os inimigos ao serem destruídos simplesmente somem, seria interessante ter algum retorno visual, partículas usando sprites ou animações ajudariam bastante com isso.

O baú no final poderia haver cores que chamam mais atenção para mostrar que realmente é algo importante, assim como os portais que apesar de bem destacados poderiam ter uma arte mais bem trabalhada, as animações do portal acabam ajudando a diminuir esse problema.

As animações do personagem(e são várias) são um ponto bem positivo, assim como as animações no slime e no cogumelo.

_____________

🎧 - Efeitos Sonoros e Sons de Fundo (6/15)

🔼 - Pontos positivos:

  • Tem música
  • Efeitos sonoros principais estão presentes

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Faltam vários efeitos sonoros
  • A música se torna repetitiva muito rapidamente

A música depois de algum tempo começa a ficar muito repetitiva, talvez uma melodia com o loop mais longo ajudasse a resolver isso.

A escolha de música pareceu encaixar bem na proposta do jogo, ficou com um tom mais cartunesco e os efeitos sonoros estão bem alinhados. Imagino que com mais efeitos o jogo talvez ficasse mais imersivo, faltam alguns sons cruciais, quando sai da tela, quando entra nos portais, quando destrói os slimes, são detalhes que seria interessante ter, acrescenta muito ao jogo.

_____________

💡 - Criatividade e Originalidade (14/25)



A proposta de passar por portais temporais é sempre interessante.

A maneira com que é abordada aqui poderia ser melhor apresentada, possivelmente com mais tempo dedicado a isso o contexto do jogo ficaria mais claro.

Ainda assim, na prática, esse plataformer tem mecânicas bem genéricas e o ponto forte que seria justamente alternar entre as épocas acabou sendo explorado de uma maneira meio superficial.

Os gráficos são originais isso é um ponto bem positivo, em contrapartida a música é externa e faltou um pouco mais de criatividade na hora de montar os puzzles, ainda assim tem alguns níveis que chamam a atenção, como um todo a execução foi boa.

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