GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[JAM-GM8] Save the Future

4 participantes

Ir para baixo

[JAM-GM8] Save the Future Empty [JAM-GM8] Save the Future

Mensagem por Mr.Rafael Qua 22 Jul 2020, 10:21

[JAM-GM8] Save the Future Screenshot1

Jogar online:

960;480;https://itch.io/embed-upload/2584744?color=333333


Downloads:

Link para baixar o jogo

Introdução:

Este é, finalmente, o meu jogo para o concurso.

Meu último contato com o GM8 (e do próprio Game Maker em si) foi em 2014, quando publiquei no fórum o meu último jogo feito nele, o Help Me To Buy A Wii U. E agora, cá estou eu em 2020 com um jogo feito utilizando ela.

Parte do que me motivou a isso foi pela regra do uso da versão Lite. Pensei que pudesse olhar para as limitações desta versão como um desafio a mais e tentar "tapear" a YoYoGames, obtendo as mesmas funções que ela havia bloqueado. Infelizmente, isso acabou não sendo tão desafiante quanto eu pensei, e por um momento eu praticamente esqueci que estava utilizando um shareware ao invés do software completo.

Embora o jogo em si tenha ficado muito simples e curto, gostei bastante do resultado. Me impressionei como uma versão limitada de uma ferramenta já considerada obsoleta conseguiu oferecer tantos recursos quanto uma versão paga do próprio GMS... e ainda por cima de graça.

História:

No futuro, a humanidade vive em um universo cyberpunk, tomada por aliens que há muitos séculos atrás havia invadido e aterrorizado vários povos ao redor do mundo. Os aliens eventualmente permaneceram no planeta, gerando guerras e acelerando a evolução tecnológica. O mundo eventualmente devastou todas as suas florestas até que se tornou uma grande esfera de metal e fumaça. Com o passar do tempo, um "alien" e um "humano" tornaram-se apenas mais uma identidade de gênero... mas os conflitos entre os povos ainda eram recorrentes.

A tecnologia automotiva deu  lugar a naves supersônicas, capazes de acelerar até atingir a velocidade da luz. Mas ninguém nunca voava tão rápido assim porque pilotar nave era muito chato, e não dava para postar memes recostado no assento enquanto pilotava. A maioria só usava o piloto automático mesmo, que voava a uma velocidade máxima de 80km/h e não permitia ir mais rápido que isso.

Até que, em um dia aleatório, uma garota estudante do colegial convenientemente encontrou uma nave supersônica aberta. Ao entrar nela, teve uma ideia genial: "Se os aliens invadiram a gente no passado, e as naves supersônicas voltam no tempo, não era mais fácil usar as naves pra voltar no tempo e derrotar eles lá?"

Com uma nave supersônica em mãos e um belo e par de... enredos, esta garota estudante do colegial decidiu voar e acelerar até viajar no tempo, encarando os aliens no momento da sua invasão ao planeta séculos atrás e salvando o futuro!

Sério, por que ninguém teve essa ideia antes?

Descrição e controles:

O jogo é um Shoot 'em Up, ou seja, um clássico jogo de navinha. Controle a nave pelo cenário e atire e desvie dos inimigos.

Setas do teclado: movimentam a nave pelo cenário.
Barra de espaço: inicia o jogo e atira.

Imagens:

[JAM-GM8] Save the Future Screenshot1
[JAM-GM8] Save the Future Screenshot2

o/


Última edição por Mr.Rafael em Dom 09 Ago 2020, 22:47, editado 2 vez(es)
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [JAM-GM8] Save the Future Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

moisesBR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[JAM-GM8] Save the Future Empty Re: [JAM-GM8] Save the Future

Mensagem por polosam Qua 22 Jul 2020, 14:57

Esse robô vagabundo que sobe e desce me matou todas as vezes tonto
Muito bacana os gráficos e a programação. Não tem o que tirar de um jogo legítimo do SNES. Parabéns.

Boa sorte, mano. Espero também conseguir postar o meu nos próximos dias, para aumentar o número dos participantes.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [JAM-GM8] Save the Future Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[JAM-GM8] Save the Future Empty Re: [JAM-GM8] Save the Future

Mensagem por vinians Qua 22 Jul 2020, 17:48

Muito bom! Gostei mesmo e joguei umas 4 vezes lol, mas é dificil pacas! E isso é bom! Parabéns pelo jogo! 
(cheguei no primeiro "chefão")

Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : [JAM-GM8] Save the Future Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[JAM-GM8] Save the Future Empty Re: [JAM-GM8] Save the Future

Mensagem por Diemorth Dom 09 Ago 2020, 19:32

⚙ - Mecânica / Programação / Fluidez / Jogabilidade (23/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • Muito bem polido
  • Movimentação funciona muito confortavelmente
  • Paralaxe e partículas muito bem usados
  • O jogo tem menu e tela game over
  • Mini cutscene para dar uma variação ao peacing do jogo
  • Feedback visual ao acertar inimigos

▶ - Poderia ser melhorado:

  • A gameplay parece bastante genérica
  • A curva de dificuldade do jogo está muito íngreme
  • Highscore reseta ao reabrir o jogo

Não tive problemas com bugs, o resultado apresentado está bem polido, realmente dá gosto ficar atirando, os efeitos agradam, até ao explodir está bem consistente. O paralaxe e as partículas foram bem usados.

O jogo ganharia bastante com uma curva de dificuldade menos íngreme e com mais variações de como interagir com o jogo, fiquei preso na parte da emergência simplesmente sempre que chegava ali e não conseguia destruir as naves nem desviar no momento certo, foram mais de 20 tentativas(só nessa parte da emergência) e realmente não passei. ¯\_(ツ)_/¯

Os inimigos tem uma variedade considerável, tanto em visual quanto em comportamento. Power ups seriam uma boa adição ao jogo para diminuir essa curva de dificuldade, novamente se está presente no jogo, demora muito para obter, o menu apesar de estar muito cheio de informações funciona bem, a frase para iniciar o jogo ficar piscando mitiga isso.

Senti muito a falta do tema, seja uma mecânica para variar as possibilidades do jogador, ou algo mais ligado à narrativa. A gameplay parece um pouco genérica, ressuscitou a nostalgia dos jogos de nave, mas ainda assim faltou algo mais chamativo em como jogar.

O jogo contém highscore, mas é resetado ao fechar.

_____________

🎨 - Gráficos / Design / Harmonia Visual (28/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • Gráficos consistentes
  • Animações nas transições e nas partículas
  • Visualmente dinâmico
  • Se beneficia muito do paralaxe e das partículas
  • Hud do jogo bem simplificada

▶ - Poderia ser melhorado:

  • O menu está poluído com muito texto
  • A arte da personagem destoa do resto dos assets

Bem consistente, bem polidos, com animações interessantes dentro do contexto do jogo, partículas sejam por animações ou por draw bem apresentadas, tem uma boa harmonia visual e não fica muito poluído(considerando o contexto de shooter/bullethell).

Novamente, o menu acabou ficando um pouco poluído, possivelmente o plot do jogo ser apresentado em uma tela separada seria mais confortável. A personagem está um pouco destoante em cor e estilo, mas não chega a atrapalhar a experiência, boa escolha de assets na sua maioria.

_____________

🎧 - Efeitos Sonoros e Sons de Fundo (14/15)

🔼 - Pontos positivos:

  • Músicas combinam com a proposta do jogo
  • Efeitos bem utilizados inclusive na transição de tela

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Alguns sons se tornam muito repetitivos

As músicas parecem condizer com a proposta do jogo, mas eventualmente se tornam repetitivas, as melodias diferentes na tela de menu e de game over foram boas adições.

Os efeitos sonoros poderiam variar um pouco em pitch e volume para quebrar a monotonia, depois de um tempo o som de explosão fica irritante.

_____________

💡 - Criatividade e Originalidade (10/25)


Sem dúvidas a história é bem criativa, sinto que faltou transcrever isso de uma maneira mais adaptada na narrativa e possivelmente uma curva de dificuldade mais branda com certeza adicionaria mais tempo de gameplay.

As mecânicas acabaram ficando um pouco genéricas e que com mais tempo investido nesse projeto com certeza daria para encontrar um diferencial interessante, seja pela narrativa, seja nas mecânicas.

Houve uma boa escolha de assets, e criatividade para contornar problemas como a falta do sistema clássico de partículas, ainda assim seria interessante ter assets feitos pelo participante.

- Resultado -
« 75 / 100 »
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

Ir para o topo Ir para baixo

[JAM-GM8] Save the Future Empty Re: [JAM-GM8] Save the Future

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos