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[JAM-GM8] Save the Future
4 participantes
GMBR :: Projetos :: Projetos Completos
Página 1 de 1
[JAM-GM8] Save the Future
Jogar online:
960;480;https://itch.io/embed-upload/2584744?color=333333
Downloads:
Link para baixar o jogoIntrodução:
Este é, finalmente, o meu jogo para o concurso.Meu último contato com o GM8 (e do próprio Game Maker em si) foi em 2014, quando publiquei no fórum o meu último jogo feito nele, o Help Me To Buy A Wii U. E agora, cá estou eu em 2020 com um jogo feito utilizando ela.
Parte do que me motivou a isso foi pela regra do uso da versão Lite. Pensei que pudesse olhar para as limitações desta versão como um desafio a mais e tentar "tapear" a YoYoGames, obtendo as mesmas funções que ela havia bloqueado. Infelizmente, isso acabou não sendo tão desafiante quanto eu pensei, e por um momento eu praticamente esqueci que estava utilizando um shareware ao invés do software completo.
Embora o jogo em si tenha ficado muito simples e curto, gostei bastante do resultado. Me impressionei como uma versão limitada de uma ferramenta já considerada obsoleta conseguiu oferecer tantos recursos quanto uma versão paga do próprio GMS... e ainda por cima de graça.
História:
No futuro, a humanidade vive em um universo cyberpunk, tomada por aliens que há muitos séculos atrás havia invadido e aterrorizado vários povos ao redor do mundo. Os aliens eventualmente permaneceram no planeta, gerando guerras e acelerando a evolução tecnológica. O mundo eventualmente devastou todas as suas florestas até que se tornou uma grande esfera de metal e fumaça. Com o passar do tempo, um "alien" e um "humano" tornaram-se apenas mais uma identidade de gênero... mas os conflitos entre os povos ainda eram recorrentes.A tecnologia automotiva deu lugar a naves supersônicas, capazes de acelerar até atingir a velocidade da luz. Mas ninguém nunca voava tão rápido assim porque pilotar nave era muito chato, e não dava para postar memes recostado no assento enquanto pilotava. A maioria só usava o piloto automático mesmo, que voava a uma velocidade máxima de 80km/h e não permitia ir mais rápido que isso.
Até que, em um dia aleatório, uma garota estudante do colegial convenientemente encontrou uma nave supersônica aberta. Ao entrar nela, teve uma ideia genial: "Se os aliens invadiram a gente no passado, e as naves supersônicas voltam no tempo, não era mais fácil usar as naves pra voltar no tempo e derrotar eles lá?"
Com uma nave supersônica em mãos e um belo e par de... enredos, esta garota estudante do colegial decidiu voar e acelerar até viajar no tempo, encarando os aliens no momento da sua invasão ao planeta séculos atrás e salvando o futuro!
Sério, por que ninguém teve essa ideia antes?
Descrição e controles:
O jogo é um Shoot 'em Up, ou seja, um clássico jogo de navinha. Controle a nave pelo cenário e atire e desvie dos inimigos.Setas do teclado: movimentam a nave pelo cenário.
Barra de espaço: inicia o jogo e atira.
Imagens:
o/
Última edição por Mr.Rafael em Dom 09 Ago 2020, 22:47, editado 2 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
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Reputação : 94
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Prêmios :
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moisesBR gosta desta mensagem
Re: [JAM-GM8] Save the Future
Esse robô vagabundo que sobe e desce me matou todas as vezes
Muito bacana os gráficos e a programação. Não tem o que tirar de um jogo legítimo do SNES. Parabéns.
Boa sorte, mano. Espero também conseguir postar o meu nos próximos dias, para aumentar o número dos participantes.
Muito bacana os gráficos e a programação. Não tem o que tirar de um jogo legítimo do SNES. Parabéns.
Boa sorte, mano. Espero também conseguir postar o meu nos próximos dias, para aumentar o número dos participantes.
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Re: [JAM-GM8] Save the Future
Muito bom! Gostei mesmo e joguei umas 4 vezes lol, mas é dificil pacas! E isso é bom! Parabéns pelo jogo!
(cheguei no primeiro "chefão")
Flws!
(cheguei no primeiro "chefão")
Flws!
Re: [JAM-GM8] Save the Future
- Mecânica / Programação / Fluidez / Jogabilidade (23/30)
- Pontos positivos:
- Muito bem polido
- Movimentação funciona muito confortavelmente
- Paralaxe e partículas muito bem usados
- O jogo tem menu e tela game over
- Mini cutscene para dar uma variação ao peacing do jogo
- Feedback visual ao acertar inimigos
- Poderia ser melhorado:
- A gameplay parece bastante genérica
- A curva de dificuldade do jogo está muito íngreme
- Highscore reseta ao reabrir o jogo
Não tive problemas com bugs, o resultado apresentado está bem polido, realmente dá gosto ficar atirando, os efeitos agradam, até ao explodir está bem consistente. O paralaxe e as partículas foram bem usados.
O jogo ganharia bastante com uma curva de dificuldade menos íngreme e com mais variações de como interagir com o jogo, fiquei preso na parte da emergência simplesmente sempre que chegava ali e não conseguia destruir as naves nem desviar no momento certo, foram mais de 20 tentativas(só nessa parte da emergência) e realmente não passei. ¯\_(ツ)_/¯
Os inimigos tem uma variedade considerável, tanto em visual quanto em comportamento. Power ups seriam uma boa adição ao jogo para diminuir essa curva de dificuldade, novamente se está presente no jogo, demora muito para obter, o menu apesar de estar muito cheio de informações funciona bem, a frase para iniciar o jogo ficar piscando mitiga isso.
Senti muito a falta do tema, seja uma mecânica para variar as possibilidades do jogador, ou algo mais ligado à narrativa. A gameplay parece um pouco genérica, ressuscitou a nostalgia dos jogos de nave, mas ainda assim faltou algo mais chamativo em como jogar.
O jogo contém highscore, mas é resetado ao fechar.
_____________
- Gráficos / Design / Harmonia Visual (28/30)
- Pontos positivos:
- Gráficos consistentes
- Animações nas transições e nas partículas
- Visualmente dinâmico
- Se beneficia muito do paralaxe e das partículas
- Hud do jogo bem simplificada
- Poderia ser melhorado:
- O menu está poluído com muito texto
- A arte da personagem destoa do resto dos assets
Bem consistente, bem polidos, com animações interessantes dentro do contexto do jogo, partículas sejam por animações ou por draw bem apresentadas, tem uma boa harmonia visual e não fica muito poluído(considerando o contexto de shooter/bullethell).
Novamente, o menu acabou ficando um pouco poluído, possivelmente o plot do jogo ser apresentado em uma tela separada seria mais confortável. A personagem está um pouco destoante em cor e estilo, mas não chega a atrapalhar a experiência, boa escolha de assets na sua maioria.
_____________
- Efeitos Sonoros e Sons de Fundo (14/15)
- Pontos positivos:
- Músicas combinam com a proposta do jogo
- Efeitos bem utilizados inclusive na transição de tela
- Poderia ser melhorado:
- Alguns sons se tornam muito repetitivos
As músicas parecem condizer com a proposta do jogo, mas eventualmente se tornam repetitivas, as melodias diferentes na tela de menu e de game over foram boas adições.
Os efeitos sonoros poderiam variar um pouco em pitch e volume para quebrar a monotonia, depois de um tempo o som de explosão fica irritante.
_____________
- Criatividade e Originalidade (10/25)
Sem dúvidas a história é bem criativa, sinto que faltou transcrever isso de uma maneira mais adaptada na narrativa e possivelmente uma curva de dificuldade mais branda com certeza adicionaria mais tempo de gameplay.
As mecânicas acabaram ficando um pouco genéricas e que com mais tempo investido nesse projeto com certeza daria para encontrar um diferencial interessante, seja pela narrativa, seja nas mecânicas.
Houve uma boa escolha de assets, e criatividade para contornar problemas como a falta do sistema clássico de partículas, ainda assim seria interessante ter assets feitos pelo participante.
- Resultado -
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