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[Tutorial] Multi-Resolução Android Game maker 2
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[Tutorial] Multi-Resolução Android Game maker 2
Fala rapaziada, hoje vou trazer para vocês como deixa seus jogos android adaptável em múltiplas resolucoes moveis no game Maker 2.
Primeiramente temos que criar as medidas de nossa room.
Como exemplo vou deixar minha room com Widht = 480 e o Height = 1000;
No caso sera em Orientação Portrait
Obs: Meu celular fica com a resolução adequada com as dimensões 480x800, porem na room a altura eu coloco a mais por medidas de adequação com as varias resoluções;
Vamos Criar event create e adicionar o código:
Explicando o ultimo código: Se meu dispositivo gera 800px de altura o Y da minha câmera ficará a 100px abaixo do inicio da room, ou seja, não sera mostrada 100px a cima e 100px a baixo da câmera.
Se no caso a minha altura da câmera gerar 600px? então ficaram de fora 400px de 1000px da room, ou seja, 200px em cima não sera mostrada e nem 200px em baixo.
Obs¹: Lembrem-se de criar o jogo ja pensando na posibilidade de perda na sua room.
Obs²: Lembrem-se de ativar a viewport nas configuracoes da room e marcar em options>Android>Graphics: a opção Full scale.
Para quem ainda usa a versão 1.4, no fórum já existe um tutorial.
--1ºPasso: Criando a Room--
Primeiramente temos que criar as medidas de nossa room.
Como exemplo vou deixar minha room com Widht = 480 e o Height = 1000;
No caso sera em Orientação Portrait
Obs: Meu celular fica com a resolução adequada com as dimensões 480x800, porem na room a altura eu coloco a mais por medidas de adequação com as varias resoluções;
--2ºPasso:Criando os códigos--
Vamos Criar event create e adicionar o código:
- Código:
larg = display_get_gui_width(); //vai pegar a largura do celular
alt = display_get_gui_height(); //vai pegar a altura do celular
asp = 480/larg; //aqui vamos criar o aspect ratio. O 480 sera a largura da room que no caso nao sera alterada
altura = alt*asp; //aqui é a magica; o codigo vai pegar o tamanho da tela e multiplicar com o ratio
camera_set_view_size(view_camera[0], 480, altura); // vai gerar o tamanho adaptado em varios dispositivos
camera_set_view_pos(view_camera[0],0,(1000 - altura) /2); // O valor 1000 representa o tamanho total da room e e coloca a câmera sempre no centro da room.
Explicando o ultimo código: Se meu dispositivo gera 800px de altura o Y da minha câmera ficará a 100px abaixo do inicio da room, ou seja, não sera mostrada 100px a cima e 100px a baixo da câmera.
Se no caso a minha altura da câmera gerar 600px? então ficaram de fora 400px de 1000px da room, ou seja, 200px em cima não sera mostrada e nem 200px em baixo.
Obs¹: Lembrem-se de criar o jogo ja pensando na posibilidade de perda na sua room.
Obs²: Lembrem-se de ativar a viewport nas configuracoes da room e marcar em options>Android>Graphics: a opção Full scale.
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