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Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
2 participantes
Página 1 de 1
Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
Boas
Eu criei um "obj_control", ele cria objectos de acordo com a variável “global.criar” que é boliano. Se "global.criar=true" ele cria um objecto
O problema é o seguinte, o "global.criar" inicia em "false", meti numa colisão de um objecto_X com o objecto_Y, que quando estes colidirem o "global.criar= true" assim para criar outro, o mas como depois de colidirem ficam assim ate o final do jogo, o problema é que ele cria objectos sem parar, porque o "global.criar" vai ficar "true" ate o final do jogo.
Eu queria que ele voltasse a "false" mesmo que esses objectos continuarem em colisão…
Eu criei um "obj_control", ele cria objectos de acordo com a variável “global.criar” que é boliano. Se "global.criar=true" ele cria um objecto
O problema é o seguinte, o "global.criar" inicia em "false", meti numa colisão de um objecto_X com o objecto_Y, que quando estes colidirem o "global.criar= true" assim para criar outro, o mas como depois de colidirem ficam assim ate o final do jogo, o problema é que ele cria objectos sem parar, porque o "global.criar" vai ficar "true" ate o final do jogo.
Eu queria que ele voltasse a "false" mesmo que esses objectos continuarem em colisão…
Re: Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
Nesse caso basta checar se o objecto já foi criado. Quando os dois colidirem coloque:
- Código:
if not instance_exists(objecto_criado) then instance_create(x,y,objecto_criado);
Convidad- Convidado
Re: Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
amigo isso é um pouco bem mais complexo, ve a engin e analisa-o
engine
engine
Re: Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
Natch escreveu:amigo isso é um pouco bem mais complexo, ve a engin e analisa-o
engine
Infelizmente ou não tenho o GM7. XD
Pelo nome, é um jogo de tetris certo? Na verdade, uma forma melhor de fazer um jogo assim é usando ds_lists ou arrays como coordenadas ao invés de colisão e objectos.
De qualquer forma, acho que sei o que você fez. Quando uma nova peça cai e colide com outra, a colisão cria uma nova peça. Só que pode haver um inconveniente nisso: a colisão pode criar uma nova peça para cada instância.
Tente fazer assim:
1 - Crie uma variável "activo" para seus objectos e defina-a como true nos eventos Create.
2 - Depois, na colisão deles, coloque:
- Código:
if activo = true then
begin
activo := false;
instance_create( room_width/2, 0, nova_pecinha);
end;
Convidad- Convidado
Re: Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
Realmente não percebi o código, mas tentei o seguinte na colisão do objecto
- Código:
if vspeed=0 then
{
begin
global.criar=true;
end;
}
Re: Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
Coloque condições nas colisões.
No evento Create dos objetos defina
Em todos as colisões coloque uma condição e defina ativo = false;
Quando o objeto colidir a variavel ativo será false e o código da colisão não vai mais ficar definindo global.criar como true.
Foi isso que Capitão Commando estava tentando passar.
No evento Create dos objetos defina
- Código:
ativo = true;
Em todos as colisões coloque uma condição e defina ativo = false;
- Código:
if ativo = true
{
vspeed=0;
global.obj=3;
global.criar=true;
ativo = false;
}
Quando o objeto colidir a variavel ativo será false e o código da colisão não vai mais ficar definindo global.criar como true.
Foi isso que Capitão Commando estava tentando passar.
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