Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Vértices de um retângulo manipulado com image_angl
2 participantes
Página 1 de 1
Vértices de um retângulo manipulado com image_angl
Tenho um retângulo:
(note os pontos no 'pé' dele, são os vértices inferiores que procuro, esses estão desenhados por draw, logo, tenho a coordenada deles)
Quando desço/subo a rampa, o meu bloco inclina:
(mudei a cor e aumentei os vértices pra melhorar a visualização)
Se vocês repararem, tá meio deficiente o ângulo do bloco, e para aperfeiçoá-lo, preciso desses vértices inferiores.
Dicas de como posso fazer isso?
Código atual:
(note os pontos no 'pé' dele, são os vértices inferiores que procuro, esses estão desenhados por draw, logo, tenho a coordenada deles)
Quando desço/subo a rampa, o meu bloco inclina:
(mudei a cor e aumentei os vértices pra melhorar a visualização)
Se vocês repararem, tá meio deficiente o ângulo do bloco, e para aperfeiçoá-lo, preciso desses vértices inferiores.
Dicas de como posso fazer isso?
Código atual:
- Código:
xx1 = x-sprite_get_xoffset(sprite_index);
yy1 = y-sprite_get_yoffset(sprite_index)+sprite_height;
if(image_xscale==1){
xx2 = x-sprite_get_xoffset(sprite_index)+sprite_width;
}else{
xx2 = x+sprite_get_xoffset(sprite_index);
}
yy2 = y-sprite_get_yoffset(sprite_index)+sprite_height;
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Vértices de um retângulo manipulado com image_angl
http://en.wikipedia.org/wiki/Rotation_matrix#In_two_dimensions
Com uma única matriz você pode transformar milhares de vértices.
Multiplicar uma matriz de rotação por outra é o mesmo que adicionar suas rotações.
Note que esse (x, y) deve ser relativo.
O eixo de rotação é (0, 0), ou seja, rotacionar um ponto nas coordenadas da room faz ele girar em torno da posição (0, 0) na room.
- Código:
c = dcos(image_angle);
s = -dsin(image_angle);
// Matriz
m00 = c;
m01 = -s;
m10 = s;
m11 = c;
// Transformação
final_x = x * m00 + y * m01;
final_y = x * m10 + y * m11;
Com uma única matriz você pode transformar milhares de vértices.
Multiplicar uma matriz de rotação por outra é o mesmo que adicionar suas rotações.
Note que esse (x, y) deve ser relativo.
O eixo de rotação é (0, 0), ou seja, rotacionar um ponto nas coordenadas da room faz ele girar em torno da posição (0, 0) na room.
Re: Vértices de um retângulo manipulado com image_angl
Ok, entendi, mas como faria essa 'relativização'?
Edit: Já consegui, pra quem passar por aqui no futuro:
Como o Kabeção disse:
final_x = x * m00 + y * m01;
final_y = x * m10 + y * m11;
Para mudarmos o centro:
xc = x - x_novocentro;
yc = y - y_novocentro;
final_x = (xc * m00 + yc * m01)+x_novocentro;
final_y = (xc * m10 + yc * m11)+y_novocentro;
Edit: Já consegui, pra quem passar por aqui no futuro:
Como o Kabeção disse:
final_x = x * m00 + y * m01;
final_y = x * m10 + y * m11;
Para mudarmos o centro:
xc = x - x_novocentro;
yc = y - y_novocentro;
final_x = (xc * m00 + yc * m01)+x_novocentro;
final_y = (xc * m10 + yc * m11)+y_novocentro;
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|