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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Sprite, obj tremendo.
5 participantes
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Sprite, obj tremendo.
Olha eu de novo aqui galerinha, bom to enfrentando mais um problema no meu projeto, acho que é um problema meio de inciante, mas tudo bem. Bom, eu estou tentando fazer uma colisão, só que quando o obj_player colide com o outro o sprite dele fica tremendo. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito. Para fazer colidir eu estou usando o comando:
Valeu pessoal, agradeço desde já!
- Código:
move_towards_point(obj_cm.x,obj_cm.y,5)
Valeu pessoal, agradeço desde já!
Re: Sprite, obj tremendo.
quando ele chega nesta posição x e y ele fica tremendo ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Sprite, obj tremendo.
oque treme é o obj, quando ele chega no ponto ele ainda tem speed > 0 e tem um direction ou seja, ele irá ficar andando para a ultima direção qndo chegar nesses pontos e como ele vai sair desses pontos ele vai voltar e assim vai ficar "tremendo". Faça-o parar, em determinada ocasião ponha speed = 0 (qndo ele chegar no ponto por exemplo)
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Sprite, obj tremendo.
Olá amigo qualquer dúvida que tiver em relação a um código de programação vai uma dica interessante:
no game maker: entre em Help > Contents: e lá digita o código em que você tem a dúvida.
no game maker: entre em Help > Contents: e lá digita o código em que você tem a dúvida.
Carlos Eduardo- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: Sprite, obj tremendo.
Não resolveu meu problema, agora estou na facul, quando chegar em casa faço um video mostrando o que ta acontecendo ;D
Re: Sprite, obj tremendo.
Cara posta seu código do movimento ai !
Qual o fator para ele se movimentar? só com esse code fica difícil saber o que deseja
Qual o fator para ele se movimentar? só com esse code fica difícil saber o que deseja
willyruduit- Games Ranking :
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Re: Sprite, obj tremendo.
Bom consegui resolver aquele problema, mas agora um sprite está "subindo", em cima do outro xD.
O carro verde é o do inimiga e o outro é o player.
Os códigos são:
imagem aqui
O carro verde é o do inimiga e o outro é o player.
Os códigos são:
- Código:
//Player
//Direção
if keyboard_check (vk_up) {speed+=0.5}
if keyboard_check (vk_down) {speed-=0.5}
if keyboard_check (vk_left) {if speed>1 or speed<-2 {direction+=5}}
if keyboard_check (vk_right) {if speed>1 or speed<-2 {direction-=5}}
if keyboard_check (vk_space) {speed-=1.5 {if speed<=0 {speed=0}}}
if keyboard_check (vk_space) && speed>0 { effect_create_above(ef_smoke,x,y,0,c_gray)}
//sprite
image_angle=direction
//limite de velocidade
if speed>=25 && global.colisao=false
{
speed=25
}
else
{ if speed>0 && global.colisao=true
{speed=50}}
if speed <=-6
{
speed=-6
}
//vida
if vida <=0
{
game_restart()
}
// Reiniciar
if keyboard_check(ord("D")) {action_move_start()}
//inimigo
image_angle=direction
//movimento
if x<0 {if speed>1 or speed<-2 {direction+=5}}
if x>0{if speed>1 or speed<-2 {direction-=5}}
//seguir
if distance_to_object(obj_car1)<300 && ataque=true
{
move_towards_point(obj_car1.x,obj_car1.y,10);
if place_meeting(x+1,y+1,obj_car1)
{
obj_car1.vida-=5
ataque=false
alarm[0]=80
}
}
else
if distance_to_object(obj_car1)>=300 && place_free(x+5,y+5) && place_empty(x+5,y+5)
{
speed=5
move_bounce_all(true)
action_potential_step(obj_lol.x,obj_lol.y,3.5,1)
mp_potential_step(obj_lol.x,obj_lol.y,5,true)
}
else
if ataque=false
{
if place_free(x+5,y+5)
{ mp_linear_step_object(x+5,y+5,5,obj_car1)
}
else
if place_free(x-5,y-5)
{
mp_linear_step_object(x-5,y-5,5,obj_car1)
}
}
else
if ataque=false && collision_point(x+1,y+10,obj_car1,true,true) or collision_point(x+122,y+61,obj_car1,true,true)
{
speed=-5
}
imagem aqui
Re: Sprite, obj tremendo.
- Antes Edit:
-EDIT-
Pode tentar algo assim:
- Código:
if distance_to_object(obj_car1)<300 and distance_to_object(obj_car1)>50//Mantem a distancia//
&& ataque=true
{
move_towards_point(obj_car1.x,obj_car1.y,10);
if place_meeting(x+1,y+1,obj_car1)
{
obj_car1.vida-=5
ataque=false
alarm[0]=80
}
}
ou assim:
- Código:
if distance_to_object(obj_car1)<300 && ataque=true
{
move_towards_point(obj_car1.x,obj_car1.y+50,10);
if place_meeting(x+1,y+1,obj_car1)
{
obj_car1.vida-=5
ataque=false
alarm[0]=80
}
}
Só um exemplo, mas pode ajudar ou dar uma luz ;)
willyruduit- Games Ranking :
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Re: Sprite, obj tremendo.
De cara, o FlyAway te resolveu a parada. Move_towards sempre dá esse problema.
Repare, também, no nome da função: move_towards_POINT. Quer dizer, seu objeto mira num ponto e vai, ele não quer saber o que acontece se os objetos se tocarem ou sobreporem. Ele obedece a ordem e a ordem é: "vá!". O lance é fazer com que, ao tocar no objeto, a ordem seja: "pare" ou "alinhe com esse objeto que você tocou". Ou seja lá o que você quer que aconteça.
Existe o evento "collision", pra você colocar essa ordem, mas você pode usar checagens de colisão no step, também, se estiver complicado de usar o evento.
Repare, também, no nome da função: move_towards_POINT. Quer dizer, seu objeto mira num ponto e vai, ele não quer saber o que acontece se os objetos se tocarem ou sobreporem. Ele obedece a ordem e a ordem é: "vá!". O lance é fazer com que, ao tocar no objeto, a ordem seja: "pare" ou "alinhe com esse objeto que você tocou". Ou seja lá o que você quer que aconteça.
Existe o evento "collision", pra você colocar essa ordem, mas você pode usar checagens de colisão no step, também, se estiver complicado de usar o evento.
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