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[GM:S]Criando um virtualpad
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[GM:S]Criando um virtualpad
- Título: Criando um virtualpad
- Versão do GM: Studio Professional
- Dificuldade: Básica
- Link para download da engine: virtualpad.gmx
- Requer extensões: Não
- Requer DLL's: Não
- Tags: virtualpad, virtual key, gui, interface
Para criar um sistema de pad na tela, vamos ter que separar algumas coisas. Quando você quer criar um virtualpad, você não vai colocá-lo lá como se põe um objeto normal. O virtualpad é um objeto que não causa e nem deve receber influência nos outros objetos do jogo, assim como outros botões e outras coisas que estão presentes num jogo. Aqui vai um exemplo:
Imagem do jogo Stardash
Antes de usar os eventos da GUI, temos que criar uma view. Por quê? Bem, porque primeiro, todo jogo de mobile vai usar uma view, de qualquer jeito. Segundo, todas as imagens vão seguir o personagem, ou o que quer que seja principal no jogo (isso não é necessariamente correto, caso você tenha um game estático).
Começando, crie um objeto (obj_player) e nele ponha os movimentos direcionais básicos (esquerda e direita), com as teclas correspondentes (left, right). Crie uma sprite qualquer para ele, pode ser um quadrado básico mesmo.
Depois crie 2 sprites (spr_left, spr_right) e coloque essas duas imagens, respectivamente (deixe o Center em 0 e 0 mesmo:)
Agora, crie uma room de tamanho qualquer (grande, preferencialmente) e crie uma view de 800x600.
Finalizada essa parte, crie um objeto (obj_control) e no evento Create ponha esse código:
- Código:
guiw=view_wport[numero]
guih=view_hport[numero]
esq=virtual_key_add(16,468,100,100,vk_left)
dir=virtual_key_add(132,468,100,100,vk_left)
virtual_key_show(esq)
virtual_key_show(dir)
Isso vai criar duas variáveis que determinam que o comprimento e altura da GUI é respectivamente igual ao comprimento e altura da view. Depois, cria 2 teclas virtuais no canto inferior esquerdo da tela, que é onde você vai pressionar (no seu dispositivo touchscreen) e o objeto vai se mover, caso você tenha criado-o corretamente.
Veja que, por último, eu coloquei um código para mostrar onde as vk's estão. Caso você inicie a room, verá 2 quadrados brancos na posição estabelecida. Mas isso foi só para mostrar, apague as 2 últimas linhas e vamos colocar as sprites.
Agora, ainda no obj_controle, clique em Add Event > Draw > Draw GUI. É aqui que vamos desenhar as sprites. Lá, apenas desenhe as sprites:
- Código:
draw_sprite(spr_left,0,16,468)
draw_sprite(spr_left,0,132,468)
E pronto! Caso você inicie no seu Windows, não vai dar pra clicar, como simulação de touchscreen. Esse método só funciona para mobile ou HTML5, portanto, se você tiver como testar no seu aparelho, vai poder verificar o resultado.
Eu não vou deixar a engine agora, porque esqueci de salvar, mas provavelmente irei pôr. Espero que aproveitem!
Última edição por Mr. Kaleb em Sáb 29 Mar 2014, 17:06, editado 6 vez(es)
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
Mr. Kaleb, esse tutorial é muito útil, e indispensável para quem está desenvolvendo para plataformas do tipo mobile.
Peço apenas que vc use o cabeçalho padrão da seção de tutoriais.
Obrigado pela contribuição.
Peço apenas que vc use o cabeçalho padrão da seção de tutoriais.
- Título:
- Versão do GM:
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- Link para download da Engine:
- Requer Extensões:
- Requer DLLs:
- Tags:
Obrigado pela contribuição.
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
Obrigado que gostou e obrigado pelo aviso, o tópico já foi editado conforme as regras.
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
sera q teria como vc colocar a engine ?
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
EDIT:
Atualizado com o link da engine!
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Mr. Kaleb- Games Ranking :
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
Obrigado por postar a engine.
__________
Nao esta dando a engine q vc postou poderia postar a pasta da engine
Editado por Gabreel: Alertado em 15% por post duplo.
__________
Nao esta dando a engine q vc postou poderia postar a pasta da engine
Editado por Gabreel: Alertado em 15% por post duplo.
Paranoid System Network- Data de inscrição : 28/03/2014
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
#Paranoid System Network# Se a engine não funcionou, o tutorial tá aí pra isso.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [GM:S]Criando um virtualpad
esta dando erro quando vo abrir a engine o game maker fala q esta faltando arquivos ;-)
Paranoid System Network- Data de inscrição : 28/03/2014
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