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[Resolvido] IA de inimigos em grid
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] IA de inimigos em grid
Estou quase terminando meu jogo, porém me deparei com um problema que não consigo resolver.
O jogo é baseado em turnos e divido em casas 64x64, e cada personagem deve andar um determinado número de casas. O problema é que como eu sabia que a IA seria a parte mais difícil, deixei ela por último, o que eu quero é que os inimigos tenha três tipos de IA distintas:
1° - Ele marcha em direção ao castelo do jogador(obj_castelo).
2° - Ele marcha em direção ao inimigo mais próximo(obj_castelo2).
3° - Ele fica parado para proteger o castelo, porém ataca se alguém se aproximar pelos outros lados.
Só que eu não tenho nenhuma ideia de como fazer isso sem fazer os personagens saírem da grid e andar apenas o número de casas permitido, Exemplo: O obj_cavalaria_leve anda 3 casas já o obj_infantaria apenas 1 por turno.
O jogo é baseado em turnos e divido em casas 64x64, e cada personagem deve andar um determinado número de casas. O problema é que como eu sabia que a IA seria a parte mais difícil, deixei ela por último, o que eu quero é que os inimigos tenha três tipos de IA distintas:
1° - Ele marcha em direção ao castelo do jogador(obj_castelo).
2° - Ele marcha em direção ao inimigo mais próximo(obj_castelo2).
3° - Ele fica parado para proteger o castelo, porém ataca se alguém se aproximar pelos outros lados.
Só que eu não tenho nenhuma ideia de como fazer isso sem fazer os personagens saírem da grid e andar apenas o número de casas permitido, Exemplo: O obj_cavalaria_leve anda 3 casas já o obj_infantaria apenas 1 por turno.
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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid
Uma ideia (que não é a ideal, mas que pode servir de luz)
Create
Não faço ideia se vai funcionar
Create
- Código:
x_ini = x //x inicial
mov = 3 //casas que se podem mover
- Código:
if (x-x_ini)/64>mov {speed = 0; x=x_ini+64;}
//depois de mover, ou ao mover, vê aonde fica melhor, estou considerando que só pode andar pra frente, vc adapta.
if (x-x_ini)/64 <=mov && (x-x_ini)/64 == round((x-x_ini)/64) { x_ini = x }else{x_ini=x - (x%64)}
Não faço ideia se vai funcionar
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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid
Não deu certo, eu precisava de um código que funciona como move_towards_point, mas que se move usando também o move_snap(64,64).
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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid
Mas aí quem tem que adaptar é tu. '-'
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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid
Agora deu certo, vou ter que acrescentar mais códigos para prever se não tem objetos entre o destino e a posição atual, mas o personagem ta seguindo o outro como eu queria, a parte de dividir por 64 para descobrir o número de casas foi ótima, valew Gabreel, vc me ajudo bastante, acho que em breve eu consigo postar uma versão beta do jogo.
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Re: [Resolvido] IA de inimigos em grid
Tanker GT escreveu:Agora deu certo, vou ter que acrescentar mais códigos para prever se não tem objetos entre o destino e a posição atual, mas o personagem ta seguindo o outro como eu queria, a parte de dividir por 64 para descobrir o número de casas foi ótima, valew Gabreel, vc me ajudo bastante, acho que em breve eu consigo postar uma versão beta do jogo.
Qualquer coisa estamos aí. ;)
Tópico fechado.
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