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[Tutorial] Modelos do Google Sketchup no GM

2 participantes

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[Tutorial] Modelos do Google Sketchup no GM Empty [Tutorial] Modelos do Google Sketchup no GM

Mensagem por Tedi Ripper Seg 27 Jan 2014, 16:21

Título: Modelos do Google Sketchup no GM
Versão do GM: 8 Pro
Dificuldade: Intermediario
Requer Extensões: nao
Requer DLLs: nao
Tags: 3D, Sketchup

Daew pessoas, hoje eu passei o dia pensando em como seria top criar um jogo 3D usando modelos feitos no Google Sketchup  Happy 
Pois é um programa muito simples e você pode modelar de tudo nele, então fui pesquisar e segui alguns tutoriais, e tudo deu certinho!  Cool 
Então, como funcionou pra mim, vou postar exatamente os tutoriais que segui, e vocês podem segui-los também!

Meu resultado foi esse:
[Tutorial] Modelos do Google Sketchup no GM Dt5f
(Não ta bonito, mas é customizável)

1º de tudo
Se você não tem o google sketchup, você pode ver ele neste Link, porém a versão atual tem apenas um Trial Gratuito, se você quiser, pode procurar por versões anteriores como a 8, que é Free (que eu me lembre é), e não vai fazer tanta diferença.

Obs.: Se você quer ver alguns exemplos de jogos que usaram Google Sketchup, pode conferir esta pagina.

2º de tudo denovo
Eu fiz questao de por todos os arquivos necessarios em um arquivo RAR, porque no video que estou colocando em breve, a maioria dos links estavam quebrados, ou havia a necessidade de se cadastrar.

Neste link você pode baixar todos os arquivos necessarios!

3º passo
Assista esse video e siga todos os passos.
(eu tive um pequeno problema com a parte do GmModelEx, porque a versao que eu baixei é mais recente e não tem a função Importar Textura, mas não tem problema, voce pode simplesmente continuar, porque você tem que add a imagem da textura que você salvou anteriormente, em uma background no GM)

4º mas nem um pouco importante
Se você não sabe importar modelos D3D, como eu, siga esse tutorial do grande e sumido Froidz! (só a parte do Importando seu modelo para o Game Maker pra frente)
(neste tutorial, eu só fiz umas alterações no codigo:
Código:
modelo = d3d_model_create()
modelo_load = d3d_model_load(modelo,'modelo.d3d')
textura = background_get_texture(tex_model)
z = 0
lembrando você de mudar ai em cima o nome da textura: tex_model, pelo nome da background onde você colocou a textura e o nome: modelo.d3d pelo nome do arquivo d3d que vc gerou (lembrando ainda que ele precisa estar na pasta do jogo)

------------
Bem, acho que isso é tudo, qualquer duvida, erro ou coisa do tipo, estão livres a falarem...
O tutorial não ta muito arrumadinho, mas esse foi o jeito que eu consegui fazer, e pra mim deu tudo certo =D
Se conseguirem, postem screens dos seus projetos!

Flw flw
Tedi Ripper
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Mensagem por Mr. Kaleb Seg 27 Jan 2014, 16:55

Com certeza é um bom suporte para os modeladores de primeira viagem, já que comparado aos outros programas do gênero, ele é o mais simples de se trabalhar (ou Milkshape, não sei '-'). Lembro que passei um certo tempo procurando uma forma de exportar os modelos do Sketchup pro GM, mas aí parti pro Blender e nem me preocupo mais Very Happy
Anyway, tá aí pra quem precisar, obrigado por compartilhar esse método.
Mr. Kaleb
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