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[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

4 participantes

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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por crocha12 Sex 24 Jan 2014, 16:58

Título: Criando jogos em gml parte 1
Versão do GM: Gm 8.0 , Gm 8.1 e GM: Studio
Dificuldade: Facil
Link para download da Engine: clique aqui mais leia o tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: gml jogos criando script parte 1

Criando Jogos em Gml parte 1


Iae galera do Game Maker Brasil GMBR quem fala aqui é um ser humano camilorocha e nesse tutorial vou ensinar um pouco na criação de jogos com Game Maker Lingualgem Gml nessa parte 1 do tutorial vou ensinar alguns scripts da gml e vou ensinar a fazer um simples jogo de uma bolinha que se move com apenas a gml vamos la:

na verdade o scipt é uma pergunta que gera uma ação um exemplo ai abaixo


Código:
if eu existo
{eu tenho vida}
else{nao tenho vida}


então é assim:

'if' em portugues é igual a se
então se eu existo
'{eu tenho vidas}' entre esses simbolos esta a que diz se a resposta for sim então acontece o que ah entre as '{}'
'else' em portugues é igual a senão
e em else'{}' acontece a ação se a resposta for não

vamos dexar essa parte chata pra lá e vamos pula para a parte do tutorial do jogo
aqui os sprites necessarios basta apenas aperta em cada uma delas com o botão direito do mouse a aperta salva como e depois carregar para o game maker.

criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 6tdz criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 8d1

coloque o sprite da bola com o nome "spr_bola"
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e a pedra coloque "spr_chao"
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agora crie dois objetos
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"obj_bola" com o sprite "spr_bola"
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"obj_chao" com o sprite "spr_chao" e também marque o objeto como solido
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Abra o obj_bola
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Adicione o evento "Step"
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e na aba 'control' arraste o 'Execute Code'
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abirar algo assim
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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 W30k
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Começe a digitar o codigo:
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Código:
if keyboard_check(vk_left) // se aperta a tecla para esquerda
{x-=3 }// anda 3 pixel para esquerda
if keyboard_check(vk_right) // se aperta a tecla para direita
{x+=3 }
// anda 3 pixel para direita
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Explicando:
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'keyboard_check'  que dizer aperta tecla
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'x+=3 ou x-=3' fazera com que a bolinha ande
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'vk_left' representa a tecla esquerda
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'vk_right' representa a tecla direita
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vou mostrar uma imagem que representa o que quero dizer sobre x
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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Wz0n
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x representa direita e esquerda
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y representa cima e baixo
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crie uma room e coloque nela o obj_bola e teste ela aperte os botoes direito e esquerdo para ver o que acontece
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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Ec48
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vc percebeu o que aconteceu ela se move para a direita se aperta o botão direito e move para esquerda se aperta botão esquerdo.
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volte para o evento 'Step' no 'Execute Code' e adicione mais um pouco de script.
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Código:
if place_free(x,y + 1) // se um pixel abaixo estiver livre
{
gravity = 1 // gravidade é igual a 1
noar = true
}
else // senão
{
gravity = 0 // não terá gravidade
noar = false
}

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Explicando:
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'place_free(x,y + 1)' ver se tem alguma coisa a 1 pixel abaixo dele
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noar é uma variavel no proximo tutorial eu explico
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Afinal que diabos é gravidade vou explica
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Quando a gente pula a gente pula e cai por causa da  gravidadade e eu não sei quanto de gravidade agente tem
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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Igt3
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Mas vc sabe que no espaço a gente anda dboa sem prescisar pula e a gravidade é igual a 0
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criando gml - [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 J9za
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entendeu agora abra o jogo novamente e veja o que acontece
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a bola cai até sai da room affraid  affraid  What a Face
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agora adicione mais um pouco de script no 'Step'
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Código:
if keyboard_check(vk_up) && noar = true // se aperta tecla para cima e noar = true
{vspeed = -9 }// velocidade vertical -9
if vspeed < -12 // if velocidade vertical maior que -12
{vspeed = -12  } //velocida vertical igual a -9

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e adicione um evento de 'Collission com obj_chao ' adicione o Execute code
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Código:
vspeed = 0

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Explicando:
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'vspeed' é a movimentação vertical do personagem tipo o movimento na linha y
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na room coloque varios obj_chao la em baixo na room
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agora teste e veja o que acontece.
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qualquer coisa deixem um comentario
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até logo galera.
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 affraid affraid affraid affraid nervoso nervoso nervoso --\' --\' tonto Ninguem Comenta nuu nuu nuu nuu Zangado Zangado Zangado la! la! la! la!
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Última edição por camilorocha em Ter 28 Jan 2014, 16:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alguns bugs encontrados)
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Mensagem por vitorleandrofeitosa Dom 26 Jan 2014, 23:04

muito bom
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Mensagem por crocha12 Seg 27 Jan 2014, 09:10

Um comentário aleluia
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Mensagem por Katerp Seg 27 Jan 2014, 09:28

o tópico esta bastante explicado, daria para melhorar bem mais se retirasse erros ortográficos e organizasse-o melhor.
Acho que o motivo de quase ninguém responder é porque já tem muitos tópicos de qualidades muito boas explicando como criar jogos detalhadamente.
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Mensagem por fredcobain Seg 27 Jan 2014, 10:02

É um tutorial bem básico, porém muito bem explicado.
Como o colega havia comentado, dá pra polir o pt-br.
Todavia está aprovado!
Obrigado pela contribuição.
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Mensagem por crocha12 Seg 27 Jan 2014, 12:08

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