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[Dúvida] Como dar ataques físicos?
3 participantes
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[Dúvida] Como dar ataques físicos?
eae galera? eu tenho uma dúvida, eu estou fazendo um rpg. e eu queria saber como dar socos, tipo, o obj_personagem se transforma no obj_soco, e quando termina a animação ele volta a ser o obj_personagem, e ao mesmo tempo, se ele estiver colidindo com o inimigo ele tirar sangue dele, tipo uns 10 de sangue! como eu faço? pf me ajudem!
minha versão do gm: 8.1 lite e 8.1 pro
minha versão do gm: 8.1 lite e 8.1 pro
Última edição por 9155gabrielgap em Qui 02 Jan 2014, 17:09, editado 1 vez(es)
9155gabrielgap- Data de inscrição : 15/09/2013
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Re: [Dúvida] Como dar ataques físicos?
Então vamos lá, você já está partindo de um principio um tanto quanto desnecessario , pra que 2 objetos se nós podemos usar só um ? É só definirmos um estado de batendo para ele, fazemos assim no create:
Agora no step:
Agora no animation end
Agora no collision com o inimigo
A principio a mecanica é essa, mas para evitar bugs você pode ao invez de criar uma colisao criar um objeto com a mascara do soco, ou fazer um knocback no inimigo coisas assim para evitar possiveis bugs com a collisão. (Qualquer coisa , se alguem quiser corrigir escrevi o codigo agora e não testei.)
- Código:
batendo = 0;
Agora no step:
- Código:
If keyboard_check_pressed(ord("X")) and batendo = 0
{
sprite_index = batendo_spr;
batendo = 1;
};
Agora no animation end
- Código:
if batendo = 1
{
batendo = 0;
sprite_index = parado_spr;
};
Agora no collision com o inimigo
- Código:
if batendo = 1
other.vida -= 10;
A principio a mecanica é essa, mas para evitar bugs você pode ao invez de criar uma colisao criar um objeto com a mascara do soco, ou fazer um knocback no inimigo coisas assim para evitar possiveis bugs com a collisão. (Qualquer coisa , se alguem quiser corrigir escrevi o codigo agora e não testei.)
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Re: [Dúvida] Como dar ataques físicos?
A não ser que você queira muita precisão (como em jogos de Street Fighter), você pode mudar a sprite do seu obj_jogador e criar um objeto quadrado mas invisível na frente do seu personagem que na criação, se estiver colidindo, tira dano do inimigo com que colide, e colidindo ou não, se auto-destrói.
Fica mais ou menos assim:
Você aperta o botão de golpe
Isso faz mudar a sprite e criar o obj_soco na frente do personagem instantaneamente
Esse obj_soco tem a sprite de um quadrado preto do tamanho do seu soco, com a caixa "Invisible" marcada. Esse objeto serve como a área onde o soco atinge, se colidir com esse quadrado, está na área do golpe
Use o seguinte código pra atingir os inimigos, mudando as variáveis como necessário:
NOTA: Com esse código apenas um inimigo por vez será atingido, mas você pode adequar às suas necessidades
Fica mais ou menos assim:
Você aperta o botão de golpe
Isso faz mudar a sprite e criar o obj_soco na frente do personagem instantaneamente
Esse obj_soco tem a sprite de um quadrado preto do tamanho do seu soco, com a caixa "Invisible" marcada. Esse objeto serve como a área onde o soco atinge, se colidir com esse quadrado, está na área do golpe
Use o seguinte código pra atingir os inimigos, mudando as variáveis como necessário:
- Código:
inimigo = -1
inimigo = instance_place(x,y,o_inimigo)
if (inimigo >= 0)
inimigo.vida-= 10
NOTA: Com esse código apenas um inimigo por vez será atingido, mas você pode adequar às suas necessidades
felipejoys- Data de inscrição : 29/12/2013
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Re: [Dúvida] Como dar ataques físicos?
muito obrigado mesmo, me ajudarão muito!
Podem Trancar o Tópico!
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9155gabrielgap- Data de inscrição : 15/09/2013
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