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Instância do Objeto
4 participantes
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Instância do Objeto
Alô, Alô!
Minha duvida é simples e rápida, como faço para diferenciar duas ou mais instâncias de um mesmo obj em um mapa do jogo ?
Mas como assim ?
Simples, suponhamos que tenho dois Objetos, um chamado Soldado, e outro chamado Monstro, eu coloco um monstro para atirar e seguir um soldado, porém se houver mais de uma instância do mesmo objeto, ou seja, se houver mais de um soldado no mapa, ele pode acabar seguindo um e atirando em outro, e acontece o mesmo quando um Soldado mira em um monstro.
Se alguém tiver como explicar... tutorial... engine... eu agradeceria
Minha duvida é simples e rápida, como faço para diferenciar duas ou mais instâncias de um mesmo obj em um mapa do jogo ?
Mas como assim ?
Simples, suponhamos que tenho dois Objetos, um chamado Soldado, e outro chamado Monstro, eu coloco um monstro para atirar e seguir um soldado, porém se houver mais de uma instância do mesmo objeto, ou seja, se houver mais de um soldado no mapa, ele pode acabar seguindo um e atirando em outro, e acontece o mesmo quando um Soldado mira em um monstro.
Se alguém tiver como explicar... tutorial... engine... eu agradeceria
junilinho- Data de inscrição : 16/08/2013
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Re: Instância do Objeto
As instâncias tem uma variável que as diferencia, ela se chama id.
Há varias maneiras de se conseguir a id de um objeto durante o jogo.
Exemplo 1: Seguir o objeto Soldado mais perto (Evento Step):
Há varias formas de se conseguir o id de uma instância.
Pode ser quando você cria-la:
Você pode pegar a id em uma colisão também:
Mas podem ocorrer erros caso não exista nenhuma instância do objeto selecionado. Então antes de tudo você deve verificar sua existência:
Espero que ajude.
FLWS!
Há varias maneiras de se conseguir a id de um objeto durante o jogo.
Exemplo 1: Seguir o objeto Soldado mais perto (Evento Step):
- Código:
i = instance_nearest(x,y,Soldado)
- Código:
move_towards_point(i.x,i.y,5)
- Código:
with(i)
{
instance_destroy();
}
Há varias formas de se conseguir o id de uma instância.
Pode ser quando você cria-la:
- Código:
i = instance_create(x,y,Soldado)
- Código:
i = instance_find(Soldado,0)
Você pode pegar a id em uma colisão também:
- Código:
i = instance_place(x,y,Soldado)
Mas podem ocorrer erros caso não exista nenhuma instância do objeto selecionado. Então antes de tudo você deve verificar sua existência:
- Código:
if instance_exists(Soldado)
{
//Seu código aqui
}
Espero que ajude.
FLWS!
Re: Instância do Objeto
Tem um tutorial fantástico sobre id's na seção ESCOLHA DA STAFF. Dê uma olhada.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Instância do Objeto
Tem um bocado de funções que retornam a id da instância. Instance_place, instance_position, um monte. Procure funções de colisão (tem um tutorial do PedroX a respeito).
Outra coisa que vc precisa saber é que no EVENTO de colisão, o objeto "other" passa a ser a instância colidida.
Outra coisa que vc precisa saber é que no EVENTO de colisão, o objeto "other" passa a ser a instância colidida.
saim- Games Ranking :
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