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[pergunta] "vida" do machado

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Mensagem por w&sl&y Seg 08 Jul 2013, 11:38

galera então eu queria que cada vez que eu usasse o meu machado para pegar árvores ele diminuía 1 da sua vida até chegar a zero onde eu teria que pegar outro machado para conseguir pegar a madeira como faço isto ?
w&sl&y
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Mensagem por Eudes - Hyo Seg 08 Jul 2013, 11:53

fala ai, blz?
Vc pode por uma variável no objeto Machado, como "vida" ou "duracao", dar um valor inicial, e diminuir ela toda vez que usar o Machado.

@Edit
Parece que vc já fez a parte de verificar se existe Machado, e coletar árvore.
** Se vc não usa um objeto Machado, e só usa uma global.Machado, então vc pode usar uma variável global pra setar um valor pra "Duração do Machado".
então, toda vez que coletar uma árvore, vc diminui essa global var "Duração do Machado", até ela chegar a 0 (zero)
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Mensagem por w&sl&y Seg 08 Jul 2013, 12:28

valeu graças a sua ajuda eu fiz isto setei assim:
Código:
if global.Machado=true then  { if global.Machado=false draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira")  instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
 global.machado-=1 if global.machado=0 global.Machado=false
}
e no evento de colisao do player com o machado coloquei isto :
Código:
global.Machado=true
global.machado=6

esta dando certo valeu denovo
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Mensagem por saim Seg 08 Jul 2013, 13:15

w&sl&y escreveu:
Código:
if global.Machado=true then  { if global.Machado=false draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira")  instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
 global.machado-=1 if global.machado=0 global.Machado=false
}
Tem caroço nesse angu.
Com esse código, nunca vai surgir a mensagem "voce nao pode pegar madeira". Pra isso, você precisa de
Código:
if global.Machado=true then  {  instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
 global.machado-=1
}
else {draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira")}
note que removi o "if global.machado=0 global.Machado=false". O programa entende "0" como "false", então não precisa dizer isso. Sério, se você pedir pra ele escrever string(false), ele vai escrever "0". Não é truque nem gambiarra.

Ah, não, você está usando DUAS variáveis! percebi depois de digitar o texto acima. Tem um "M" e um "m".
Bom, então pode voltar com o "if", mas fica a dica, de qualquer forma. Aí, fica como truque, mesmo. E, no caso do game maker, qualquer valor acima de 0.5 é considerado como "true" em testes. Se você pedir pra desenhar "string(true)", vai aparecer "1", mesmo, mas se você perguntar "if (55555)", ele vai entender que isso equivale a "true".

Última coisa... você PODE usar acentuação se sua fonte for mais abrangente. Crie uma fonte que pegue todos os caracteres que você vai poder usar acentuação numa boa.
saim
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