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[pergunta] "vida" do machado
3 participantes
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[pergunta] "vida" do machado
galera então eu queria que cada vez que eu usasse o meu machado para pegar árvores ele diminuía 1 da sua vida até chegar a zero onde eu teria que pegar outro machado para conseguir pegar a madeira como faço isto ?
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Re: [pergunta] "vida" do machado
fala ai, blz?
Vc pode por uma variável no objeto Machado, como "vida" ou "duracao", dar um valor inicial, e diminuir ela toda vez que usar o Machado.
@Edit
Parece que vc já fez a parte de verificar se existe Machado, e coletar árvore.
** Se vc não usa um objeto Machado, e só usa uma global.Machado, então vc pode usar uma variável global pra setar um valor pra "Duração do Machado".
então, toda vez que coletar uma árvore, vc diminui essa global var "Duração do Machado", até ela chegar a 0 (zero)
Vc pode por uma variável no objeto Machado, como "vida" ou "duracao", dar um valor inicial, e diminuir ela toda vez que usar o Machado.
@Edit
Parece que vc já fez a parte de verificar se existe Machado, e coletar árvore.
** Se vc não usa um objeto Machado, e só usa uma global.Machado, então vc pode usar uma variável global pra setar um valor pra "Duração do Machado".
então, toda vez que coletar uma árvore, vc diminui essa global var "Duração do Machado", até ela chegar a 0 (zero)
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Re: [pergunta] "vida" do machado
valeu graças a sua ajuda eu fiz isto setei assim:
esta dando certo valeu denovo
- Código:
if global.Machado=true then { if global.Machado=false draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira") instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
global.machado-=1 if global.machado=0 global.Machado=false
}
- Código:
global.Machado=true
global.machado=6
esta dando certo valeu denovo
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Re: [pergunta] "vida" do machado
Tem caroço nesse angu.w&sl&y escreveu:
- Código:
if global.Machado=true then { if global.Machado=false draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira") instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
global.machado-=1 if global.machado=0 global.Machado=false
}
Com esse código, nunca vai surgir a mensagem "voce nao pode pegar madeira". Pra isso, você precisa de
- Código:
if global.Machado=true then { instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_madeira)
instance_create(x-22,y,obj_madeira)
instance_create(x,y-14,obj_madeira)
global.machado-=1
}
else {draw_text(x,y,"voce nao pode pegar madeira")}
Ah, não, você está usando DUAS variáveis! percebi depois de digitar o texto acima. Tem um "M" e um "m".
Bom, então pode voltar com o "if", mas fica a dica, de qualquer forma. Aí, fica como truque, mesmo. E, no caso do game maker, qualquer valor acima de 0.5 é considerado como "true" em testes. Se você pedir pra desenhar "string(true)", vai aparecer "1", mesmo, mas se você perguntar "if (55555)", ele vai entender que isso equivale a "true".
Última coisa... você PODE usar acentuação se sua fonte for mais abrangente. Crie uma fonte que pegue todos os caracteres que você vai poder usar acentuação numa boa.
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