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Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
3 participantes
Página 1 de 1
Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
Tenho 2 variáveis: pontos=0 e totalpontos=100
A pontos vai aumentando, conforme eu vá alcançando o totalpontos, o totalpontos muda para +100 e os pontos vão continuando SEM ZERAR.
Ok. Até aí tudo bem. Mas quando é para eu desenhar a barra dos pontos estou utilizando esse cód:
draw_sprite_part(my_sprpontos, 0, 0, 0, pontos*746/totalpontos, spr_alt4,view_xview+26,view_yview+103);
isso faz com que ele desenhe a barra de pontos do tamanho da sprite que eu criei
Porém, como os pontos não zeram, ele desenha a barra certinho no começo do 0 ao 100, mas ao passar de 100 ele desenha do 100 ao 200, ou seja, a barra não zera, ela continua da metade, como eu faço para que a barra zere?! Já tentei muito e está difícil o negócio aqui...
A pontos vai aumentando, conforme eu vá alcançando o totalpontos, o totalpontos muda para +100 e os pontos vão continuando SEM ZERAR.
Ok. Até aí tudo bem. Mas quando é para eu desenhar a barra dos pontos estou utilizando esse cód:
draw_sprite_part(my_sprpontos, 0, 0, 0, pontos*746/totalpontos, spr_alt4,view_xview+26,view_yview+103);
isso faz com que ele desenhe a barra de pontos do tamanho da sprite que eu criei
Porém, como os pontos não zeram, ele desenha a barra certinho no começo do 0 ao 100, mas ao passar de 100 ele desenha do 100 ao 200, ou seja, a barra não zera, ela continua da metade, como eu faço para que a barra zere?! Já tentei muito e está difícil o negócio aqui...
Re: Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
- Código:
pt=pontos; //define uma var pra substituir o "pontos"
while pt>100 {pt-=100;} //vai diminuir até estar à um ponto abaixo de 100.
draw_sprite_part(my_sprpontos, 0, 0, 0, pt*746/totalpontos, spr_alt4,view_xview+26,view_yview+103)
Re: Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
- Código:
draw_sprite_part(my_sprpontos, 0, 0, 0, ((pontos mod 100)/totalpontos)*746, spr_alt4,view_xview+26,view_yview+103);
Assim você não precisa de usar outra variável.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
Não está dando certo =/ para que serve esse mod? PedroX
Luiz essa fórmula também não deu certo... =P
Luiz essa fórmula também não deu certo... =P
Re: Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
mod = resto da divisão
10 mod 2 = 0
10 mod 3 = 1
10 mod 4 = 2
10 mod 5 = 0
10 mod 6 = 4
Quando o dividendo é menor que o divisor, o resto é sempre o dividendo.
4 mod 10 = 4
9 mod 10 = 9
Além disso, o divisor nunca é menor que o resto.
150 mod 100 = 50 (50 é menor que 100)
Um jeito de fazer o mod é subtrair o divisor do dividendo o máximo possível.
450 mod 100 => 450-100-100-100-100 => 50
Ou seja, a barra sempre terá no máximo 100%.
10 mod 2 = 0
10 mod 3 = 1
10 mod 4 = 2
10 mod 5 = 0
10 mod 6 = 4
Quando o dividendo é menor que o divisor, o resto é sempre o dividendo.
4 mod 10 = 4
9 mod 10 = 9
Além disso, o divisor nunca é menor que o resto.
150 mod 100 = 50 (50 é menor que 100)
Um jeito de fazer o mod é subtrair o divisor do dividendo o máximo possível.
450 mod 100 => 450-100-100-100-100 => 50
Ou seja, a barra sempre terá no máximo 100%.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar a barra, sem zerar a Pontuação.
Aqui uma engine do que acontece: Engine barra
Está triste o negócio aqui em...
Utilizando seu cód. Pedro, ele não completa a barra! Zera... mas não completa... =/
Está triste o negócio aqui em...
Utilizando seu cód. Pedro, ele não completa a barra! Zera... mas não completa... =/
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