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Arrastar um objeto ate um certo ponto
3 participantes
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Arrastar um objeto ate um certo ponto
Boa noite,
Galera tem como arratar um objeto ate um certo ponto, mante-lo la e deixar um no ponto inicial para poder usar novamente?
meu problema: a tela do meu jogo tem varias continhas, e vai arrastar o sinal da conta ex: 5 ? 5=10, mais é possível ter mais contas do mesmo sinal e eu ter que usar o mesmo sinal varias vezes.
Galera tem como arratar um objeto ate um certo ponto, mante-lo la e deixar um no ponto inicial para poder usar novamente?
meu problema: a tela do meu jogo tem varias continhas, e vai arrastar o sinal da conta ex: 5 ? 5=10, mais é possível ter mais contas do mesmo sinal e eu ter que usar o mesmo sinal varias vezes.
evertonalmeida- Data de inscrição : 03/06/2013
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Re: Arrastar um objeto ate um certo ponto
Bem, você pode fazer o seguinte para arrastar o objeto:
No create:
No step:
No mouse left button:
No Mouse left released:
Para usar o mesmo sinal várias vezes basta criar vários sinais na room (coloca-los lá)
Ou vc pode criar um objeto pai, que ao clicar em cima dele cria o sinal desejado entendeu?
-EDIT-
Entendi o que vc quer, é o que eu sugeri por último haha faça o seguinte:
Cria um outro Objeto pai
No evento left pressed:
Aí lá no obj sinal que criamos acima vc troca no evento create ao invés de arrastando=false, vai ser arrastando=true
Assim quando vc clicar com o mouse no obj pai ele vai criar o obj sinal e vai seguir o mouse, desde que você mantenha o botão esquerdo pressionado. Compreendeu?
No create:
- Código:
arrastando=false
No step:
- Código:
if arrastando=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}
else
{
x=xprevious
y=yprevious
}
No mouse left button:
- Código:
arrastando=true
No Mouse left released:
- Código:
arrastando=false
Para usar o mesmo sinal várias vezes basta criar vários sinais na room (coloca-los lá)
Ou vc pode criar um objeto pai, que ao clicar em cima dele cria o sinal desejado entendeu?
-EDIT-
Entendi o que vc quer, é o que eu sugeri por último haha faça o seguinte:
Cria um outro Objeto pai
No evento left pressed:
- Código:
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_sinal)
Aí lá no obj sinal que criamos acima vc troca no evento create ao invés de arrastando=false, vai ser arrastando=true
Assim quando vc clicar com o mouse no obj pai ele vai criar o obj sinal e vai seguir o mouse, desde que você mantenha o botão esquerdo pressionado. Compreendeu?
Re: Arrastar um objeto ate um certo ponto
Algumas correções:
No mais, é isso mesmo
Primeiro, quando soltar o botão, o objeto deve voltar pra posição INICIAL. A posição prévia vai ser bem próxima à posição que o objeto foi solto - se não for igual. Claro que se o objeto foi solto no lugar correto, você não vai querer eliminar ele.Soul Limaloko escreveu:No create:
- Código:
arrastando=false
No step:
- Código:
if arrastando=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}
else
{
// x=xprevious
// y=yprevious
if (está no lugar errado){
instance_destroy();
ou
x = xstart; y = ystart;
}
}
A teoria da segunda parte está ok, mas o objeto que cria os demais sinais não é um objeto-pai. É um objeto diferente, que, ao ser clicado, cria os objeto-sinais. Eu chamaria de objeto-fonte, ou objeto-spawn ou objeto-alguma-coisa. Chamar ele de "pai" faz alusão aos "parents", que, a grosso modo, são objetos com comportamento semelhante. Nesse caso, a única semelhança é a sprite usada nos dois objetos.Soul Limaloko escreveu:Cria um outro Objeto pai
No mais, é isso mesmo
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