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008 - Novidades vindo ai!

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Mensagem por rickelme.dias Qui 28 Fev 2013, 23:07

Eae pessoal nesta aula eu vim trazer uma novidade para vocês...São as variáveis cheers.

Bom vou explicar a vocês desse jeito,do mesmo jeito que eu aprendi.O método do relógio

Spoiler:

Oque são as variáveis caso ficou meio confuso(como eu):
Variáveis são como um pendrive ou memoria do pc(noot book) onde você coloca a informação que quiser basicamente textos e números.

No mundo das variáveis existem 2 tipos de vars principais,as variáveis locais e variáveis globais.

Variáveis locais:
As variáveis locais são variáveis que são criadas e usadas por cada obj separadamente e que para se usadas em outro obj será necessário índex, com a vantagem de que cada obj pode ter a mesma var só que trabalhada separadamente, isto é, cada uma em seu obj(CADA UMA EM UM OBJ TENDERÃO?).

Variáveis Globais:
As variáveis globais são criadas em um obj e todos podem usar sem a necessidade de uma índex mas se você alterar seu valor em um obj você altera em todos ao mesmo tempo.

Bom agora vamos abrir a aula anterior.provavelmente deve estar assim:

008 - Novidades vindo ai! Comoestavajj4

Agora nos vamos usar o evento CREATE esse é um evento que quando você abre o jogo os comandos que colocou irão abrir rápido!(primeiro evento executado)

Vamos adicionar um execute code veja como vamos fazer no gif abaixo:

Spoiler:

Código:
velocidade = 5

ATENÇÃO: cuidado com maiúsculo e minúsculo na hora de criar os nomes de suas variáveis porque o GM reconhece isso e o melhor seria você adotar um padrão escrever de minúsculo sempre/pois 100% terá certeza que ira funfar com letras minusculas\.

Prontinho,acabamos de fazer a nossa primeira variável e ela vai controlar a velocidade do nosso obj_bola.vocês devem tar se perguntando como né?
Vá ate o script no evento step e nele troque todos os 5 por velocidade.
Assim:

Spoiler:

Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check(vk_right){x += velocidade}

Agora quando você apertar um botão o script somara o valor de velocidade as coordenadas de nossa bola. Agora teste o jogo você vera que não mudou praticamente nada em nosso jogo, mas agora que vem à parte interessante que é o facil editamento como posso dizer.. alterar o VELOCIDADE = 15 dai ele ja ficara mais rápido veja:

Vá ao create e mude o valor da velocidade para 15 ou 30, E veja como fica.depois para ficar normal é so por 5 dinovo

Isso é só uma das muitas utilidades das vars . rabbit

Agora vou mostrar porque aquele evento, code fez ele se mover!

Aperte a campainha.
Você provavelmente quando pensava em apertar um botão pensava nele como se fosse uma campainha.
Uma campainha quando apertada toca um som enquanto é pressionada e após soltar o botão o som para(SÃO 3 SONS, INICIANDO,BEMMMMMMMMMMM,TERMINANDO). Então basicamente são duas posições:

Assim quando ele anda:

keyboard_check_pressed = quando você aperta o botão
keyboard_check = enquanto você esta apertando o botão
keyboard_check_released = e quando você solta o botão

Vamos fazer um assimilar a campainha,quando nos clicarmos e vai devagarzinho e depois vai pegando velocidade..
Volte na aula anterior e modifique o script de movimentação que criamos para esse novo.

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check_pressed(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check_released(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check_released(vk_right){x += velocidade}

E aumente a velocidade para 30.

Eae,oque acharam?qual a diferença?Espero que me digam Very Happy

Xau pessoal até a próxima aula! formado

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