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pulo sem gravidade

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gravidade - pulo sem gravidade Empty pulo sem gravidade

Mensagem por glaysonmestre Seg 07 Jan 2013, 04:18

tem como fazer um pulo sem gravidade? quero fazer um personagem pular so indicando o ponto maximo q ele deve suber e depois decer ate o solo um pulo para frente com gravidade nao to conseguindo ta dando erro quando coloco gravidade meu boneco nao se mexe mais para os lados vou deixar meu codigo aqui


step


if keyboard_check(vk_right){x+=4 sprite_index=walk_front image_speed=0.9}
if keyboard_check(vk_left){x-=4 sprite_index=walk_bk image_speed=0.9}
if keyboard_check (vk_up){y-=4 sprite_index=pulo_1 image_speed=0.4}
if keyboard_check(vk_down){y+=0 sprite_index=abai_1 image_speed=0.4}
if keyboard_check_released(vk_up){image_speed=0}
gravity_direction = y
if keyboard_check_released(vk_right){image_speed=0.9}
if keyboard_check_released(vk_left){image_speed=0.9}



if (keyboard_check_pressed(vk_up))
{
vspeed = -4;
sprite_index = pulo_1;
}
if (vspeed>-15)
{
vspeed = 15;
}

nokey

sprite_index=shin_gouki

começo o jogo eu aperto pulo ele da um pulinho pra cima se eu seguro ele da esse pulo em camera lenta passando todas as 4 imagens do pulo lentamente mas um pulinho bem pequeno
meu boneco ele nao quer mais andar para frente e tras ta tipo grudado no chao me falaram q é porq a sprite q faz o movimento de andar para frente tem q ser um objeto tambem mas eu transformei ela em objeto deu erro ai volta do geito q tava eu acho q da pra arumar no codigo se for muito dificil fazer um jogo de luta sem gravidade vai ter q ser com por q ja to imaginando se o personagem tomar um golpe no alto vo ter q colocar as cordenadas de onde ele vai cair vai ser complicado

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gravidade - pulo sem gravidade Empty Re: pulo sem gravidade

Mensagem por Jack Storm Seg 07 Jan 2013, 13:10

Bem eu acho que é o seguinte nessa parte do seu codigo diz :

if (vspeed>-15) se a vertical for 15
{
vspeed = 15 ele desce
}


ta mandando o personagem descer toda hora por isso ele não se move para os lados

se você não quer usar a gravidade,vê se isso serve:

Bote no step:

if keyboard_check(vk_right){x+=4 sprite_index=walk_front image_speed=0.9}
if keyboard_check(vk_left){x-=4 sprite_index=walk_bk image_speed=0.9}
if keyboard_check (vk_up){y-=4 sprite_index=pulo_1 image_speed=0.4}
if keyboard_check(vk_down){y+=0 sprite_index=abai_1 image_speed=0.4}
if keyboard_check_released(vk_up){image_speed=0}
if keyboard_check_released(vk_right){image_speed=0.9}
if keyboard_check_released(vk_left){image_speed=0.9}


if (keyboard_check_pressed(vk_up))
{
vspeed = -4;
}

if place_free(x,y+2)//Se houver 2 pixels livre abaixo
{vspeed=1}//a velocidade vertical é de 1
else//se não
{vspeed=0}//a velocidade vertical é de 0



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gravidade - pulo sem gravidade Empty Re: pulo sem gravidade

Mensagem por glaysonmestre Ter 08 Jan 2013, 03:35

fiz o seguinte apaguei tudo e deixei so isso

if keyboard_check(vk_right){x+=4 sprite_index=walk_front image_speed=0.9}
if keyboard_check(vk_left){x-=4 sprite_index=walk_bk image_speed=0.9}

if sprite_index = walk_bk {
image_speed=1.0}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=1.0}

agora como faço o boneco pular sem ele se agarrar no chao? acho q vo ter q usa gravidade mesmo qualquer codigo q eu coloco embaixo ele para de anda para os lados e fica como se tivesse colado no chao
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gravidade - pulo sem gravidade Empty Re: pulo sem gravidade

Mensagem por L0l-King Ter 08 Jan 2013, 13:17

Depende de como você fez para que ele parasse de cair, e o controle para nao atravessar as paredes.

Outra coisa: se certifique sobre as máscaras de colisão do objeto, tente usar um quadrado que não muda de tamanho, para jogos de plataforma você vai se estressar bem menos se a máscara de colisão for um quadrado estático.
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gravidade - pulo sem gravidade Empty Re: pulo sem gravidade

Mensagem por glaysonmestre Ter 08 Jan 2013, 14:14

eu nem sei se fiz mascara de colisao eu so leigo onde olha isso '-' se eu fiz vou ter q alterar elas do tamanho dos peronagens e jogo de luta quadrado seria ruim pra mim
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gravidade - pulo sem gravidade Empty Re: pulo sem gravidade

Mensagem por L0l-King Ter 08 Jan 2013, 21:05

Se é um jogo de luta estilo Arcade, todo eles tem uma máscara de colisão em retângulo. Eu nunca vi um jogo que se o soco me acerta na unha da minha mão conta como acerto e perco vida.

A máscara de colisão é verificada no Sprite em si, abra o Sprite e então haverá um botão "Modify Mask". Lá tem a opção custom, atribua valores de offset e desmarque a opção "Separate collision masks".

Peço novamente pra que você mande o código completo, só mostrar como ele pula não tem como resolver o código de fazê-lo parar Happy
E um último detalhe: qual o mal de usar a gravidade?
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