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Concurso #13 - jogos FEITOS em equipes

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Concurso #13 - jogos FEITOS em equipes Empty Concurso #13 - jogos FEITOS em equipes

Mensagem por saim Qui 17 maio 2012, 14:08

Tema e descrição

Esse tópico dedica-se a anunciar que, atendendo a pedidos, teremos o primeiro concurso para jogos elaborados em equipes. Sim, diferente do concurso #005, em que o TEMA era a jogabilidade em times, nesse concurso teremos o DESENVOLVIMENTO dos jogos feita por uma ou mais pessoas.

Portanto, juntem suas equipes. Usem os meios que acharem necessários pra isso. Podem usar esse tópico pra formar sua equipe. Se possível, evite criar um tópico novo, com objetivo específico de recrutar membros. Não está proibida a criação desses tópicos, é apenas um pedido, pra evitar poluir o fórum.
Estejam atentos às regras (que serão postadas novamente no tópico do tema do concurso):

- Todos os membros das equipes devem estar cadastrados no fórum até a data da entrega do jogo.
- Todos os recursos do jogo devem ser originais. Isso inclui sprites, backgrounds, sons, músicas, scripts, códigos. Apenas os programas usados pra gerar os recursos devem ser buscados de outras fontes que as próprias mãos.
- Todos os recursos usados no jogo poderão ser criados a partir de qualquer meio disponível. Isso significa que você pode escanear um quadro à óleo que você pintou, gravar músicas tocadas em sua guitarra, sintetizar um efeito através de algum programa de modulação de ondas... enfim, contanto que tenha sido alguém da equipe quem fez, está valendo.
- Cada participante pode se inscrever em apenas uma equipe.
- As equipes devem ter de 1 a 3 membros.
- Cada equipe deve participar com apenas um projeto.
- O jogo deve ter uma tela de créditos, de fácil acesso, indicando o responsável por cada aspecto do jogo (ver avaliação). Apenas um membro deve assinar cada aspecto do jogo (podendo assinar mais de um aspecto).

Será desclassificada a equipe que:
- Qualquer um de seus participantes desrespeitar qualquer uma das regras acima
- Entregar o jogo fora do prazo limite
- Participar com um projeto postado anteriormente no fórum;
- Participar com mais de 1 projeto;
- Usar temas racistas, preconceituosos e/ou pornográficos;
- Participar com projetos do tipo ‘beta’;
- Participar com softwares que não sejam jogos;
- Apresentar algum jogo que não se encaixe no tema proposto;

Duração:
~26/05/2012 a 09/06/2012~
O tema será divulgado dia 26/05/2012

Avaliação

Nesse concurso, teremos uma avaliação distinta pra cada aspecto do jogo. Os aspectos a ser considerados são:

Jogo como um todo: a diversão que o jogo proporciona, a ausência de bugs, jogabilidade. Resumindo, o design do jogo e a programação.
Parte gráfica: a qualidade das imagens e adequação das mesmas ao estilo do jogo, bem como a constância no estilo dos gráficos.
Sons: Qualidade dos efeitos sonoros e música, bem como a adequação dos mesmos ao jogo.

Cada um desses quesitos terá avaliação separada e cada desenvolvedor terá premiação separada. Cada quesito concederá medalhas de ouro, prata e bronze.

Dúvidas já previstas

Cada um desses quesitos terá avaliação separada e cada desenvolvedor terá premiação separada. Cada quesito concederá medalhas de ouro, prata e bronze.
Isso significa que o mesmo jogo pode ter 3 prêmios, sendo cada um diferente do outro, bem como receber apenas um ou 2 prêmios? Significa que algum participante do melhor jogo inscrito pode também não receber prêmio nenhum se a participação dele no jogo for ruim?

Sim. Pra todas essas pergutas.

Posso fazer o jogo sozinho?
Sim, basta assinar todos os aspectos do jogo.

Que tipo de tema pode ser esperado?
Do mesmo tipo que nos dois últimos concursos ("carros" e "subterrâneo"): temas que não restringem o uso de recursos, mas direcionam a história ou a ambientação do jogo, sem restringir demais também nesses aspectos.

É obrigatória a entrega do arquivo editável com os códigos-fonte?
Não. Em vez disso, você terá o direito (não a obrigação) de entregar um documento de texto indicando o que houver pra ser visto no jogo e não for óbvio. A forma de entrega dos jogos será divulgada no momento adequado.

Se algum membro da equipe não fizer nada, ele será premiado?
Serão premiados os membros que assinarem cada aspecto do jogo, conforme explicado em "avaliação". Se o aspecto em questão tiver a assinatura dele, ele receberá o prêmio, independetemente do quanto tenha, de fato, trabalhado no projeto.
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Mensagem por Kapoty Qui 17 maio 2012, 14:25

"Que tipo de tema pode ser esperado?
Do mesmo tipo que nos dois últimos concursos ("carros" e "subterrâneo"): temas que não restringem o uso de recursos, mas direcionam a história ou a ambientação do jogo, sem restringir demais também nesses aspectos."

Quer Dizer Que o tema será algum destes dois ou os dois ou um pouco de cada ou um tema aproximado destes temas?
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Mensagem por Arkd Qui 17 maio 2012, 14:38

quer dizer que pode ser um tema do tipo, simples ou dificil. Legal, agora a disputa vai ficar emocionante
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Mensagem por peixoto Qui 17 maio 2012, 15:24

Infelizmente nao vo poder participar deste concurso...

Porem,aos demais,desejo boa sorte!

Lembrem-se:O limite da criaçao é a imaginaçao do criador!
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Mensagem por saim Qui 17 maio 2012, 16:56

kapoty escreveu:"Que tipo de tema pode ser esperado?
Do mesmo tipo que nos dois últimos concursos ("carros" e "subterrâneo"): temas que não restringem o uso de recursos, mas direcionam a história ou a ambientação do jogo, sem restringir demais também nesses aspectos."

Quer Dizer Que o tema será algum destes dois ou os dois ou um pouco de cada ou um tema aproximado destes temas?
Arkades Games escreveu:quer dizer que pode ser um tema do tipo, simples ou dificil. Legal, agora a disputa vai ficar emocionante
É bem por aí. Quer dizer que não vai haver nenhuma restrição ao tipo de recurso ou estilo de desenvolvimento que você vai usar, como é comum nos concursos (exemplos: não usar sprites, só controlar com o mouse, só usar branco e preto). O tema vai ser um TEMA mesmo, um assunto em torno do qual o jogo deve ser desenvolvido. Se tem relação com algum desses dois, só vou dizer no dia do anúncio (mesmo porque ainda não sei qual será o tema).

peixoto escreveu:Infelizmente nao vo poder participar deste concurso...

Porem,aos demais,desejo boa sorte!

Lembrem-se:O limite da criaçao é a imaginaçao do criador!
Um pena, peixoto, o estilo do concurso vem sendo pedido e esperado a algum tempo, eu esperava que todos participassem.
Agora, a princípio, peço que não postem comentários do tipo, aqui nesse tópico. É que esperamos uma grande quantidade de mensagens de pessoas procurando equipes e equipes procurando pessoas. Eu gostaria que, além dessas buscas, só fossem postadas perguntas, sugestões e respostas relativas ao concurso.
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Mensagem por Roooger Qui 17 maio 2012, 17:33

Vai Existir uma premiação, e coloocação diferente para cada aspecto então?
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Mensagem por shatterhand2 Qui 17 maio 2012, 17:53

Eu não vou participar por esses motivos, e ambos eu já tinha comentado durante a discussão:



Duração:
~26/05/2012 a 09/06/2012~


Apenas um membro deve assinar cada aspecto do jogo

Como eu falei, eu não tenho condições de participar de um concurso que dure 15 dias.

E a equipe com quem eu trabalharia, todo mundo iria trabalhar em todas as áreas. Eu dividiria a programação com todos os outros, pelo menos dois trabalhariam em gráficos também. Eu não entendi o motivo de "Cada aspecto só pode ser assinado por um membro".

Mas, divirtam-se! Smile
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Qui 17 maio 2012, 20:33

saim escreveu:- Todos os recursos do jogo devem ser originais
- Apenas um membro deve assinar cada aspecto do jogo
Agora acho que vc foi bastante incoerente saim.

Poucos dias atrás falávamos justamente sobre a pouca viabilidade de um Jam devido a quantidade insatisfatória de usuários "aptos" a concorrer, agora vc lança um CQ em (até) trios e define regras que impossibilitam usuários que não tem um skill específico de participarem.

Muito poucos aqui são desenhistas, menos ainda compositores e ou sonoplastas, além disso se por exemplo um colega de equipe tiver uma dúvida o outro não poderá ajudá-lo pois estará violando a regra de assinar apenas 1 aspecto!

Assim como o shatterhand2 também não irei participar, ainda que tenha um parceiro de equipe garantido e condições de atender aos requisitos do evento, mas por achar que essa mistura de elementos não irá render uma boa competição.
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Mensagem por Kapoty Qui 17 maio 2012, 20:45

Tabem Não Gostei Do Fato De Cada Aspecto Ter Que Ser Preenchido Por Apenas Uma Pessoa Talvez Este Fato Fará Com Que Eu Não Participe Deste Concurso.
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Mensagem por dougglas Qui 17 maio 2012, 20:47

Eu queria participar, mas estou sem tempo para criar uma equipe.

Esse livro citado, qual seria? Um livro literário?
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Mensagem por romulosh Qui 17 maio 2012, 21:35

Também quero ... Vo tentar arrumar uma equipe >.<

@Dougglas Mais vc tbm pode fazer sozinho... E ... qual livro ??
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Mensagem por The Wizard Qui 17 maio 2012, 22:10

Aaah, não irei participar , tenho uma revista pra fazer e estou muito ocupado , e...não gosto de fazer jogos em equipe , odeio quando os outros não imaginam o jogo como eu penso e tentam fazer de outros jogos (sim, meu pensamento é egoísta)
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Mensagem por Golpe Baixo Qui 17 maio 2012, 22:11

The Wizard escreveu:Aaah, não irei participar , tenho uma revista pra fazer e estou muito ocupado , e...não gosto de fazer jogos em equipe , odeio quando os outros não imaginam o jogo como eu penso e tentam fazer de outros jogos (sim, meu pensamento é egoísta)

Sim mas, é permitido fazer individualmente, só que todos os recursos usados no jogo vão ser por sua conta. Smile
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Mensagem por saim Qui 17 maio 2012, 22:34

Roooger escreveu:Vai Existir uma premiação, e coloocação diferente para cada aspecto então?
Sim.

shatterhand2 escreveu:Como eu falei, eu não tenho condições de participar de um concurso que dure 15 dias.
Todos os participantes estariam em igualdade de condições

shatterhand2 escreveu:Eu não entendi o motivo de "Cada aspecto só pode ser assinado por um membro".
CodemonkeyVoid() escreveu:
saim escreveu:- Todos os recursos do jogo devem ser originais
- Apenas um membro deve assinar cada aspecto do jogo
Agora acho que vc foi bastante incoerente saim.

Poucos dias atrás falávamos justamente sobre a pouca viabilidade de um Jam devido a quantidade insatisfatória de usuários "aptos" a concorrer, agora vc lança um CQ em (até) trios e define regras que impossibilitam usuários que não tem um skill específico de participarem.

Muito poucos aqui são desenhistas, menos ainda compositores e ou sonoplastas, além disso se por exemplo um colega de equipe tiver uma dúvida o outro não poderá ajudá-lo pois estará violando a regra de assinar apenas 1 aspecto!
kapoty escreveu:Tabem Não Gostei Do Fato De Cada Aspecto Ter Que Ser Preenchido Por Apenas Uma Pessoa Talvez Este Fato Fará Com Que Eu Não Participe Deste Concurso.
Se o jogo será feito em equipes, acho coerente exigir que se tenha recursos totalmente originais. O grande desafio de se trabalhar em equipes está em administrar as responsabilidades e é aí que eu gostaria que os participantes concentrassem seus esforços. É esse conhecimento, essa habilidade, o grande prêmio desse concurso. Medalhas são só uma informação no perfil. Fazer em equipe aquilo que se faz sozinho em todo concurso seria simplesmente aumentar a quantidade de pessoas. Permitir ou incentivar isso seria um insulto à capacidade de cooperação das equipes.
Se, por outro lado, houver um responsável pela elaboração de um recurso, ele terá que se concentrar nisso E se concentrar no andamento do projeto pelo resto da equipe.
Como está claro nas regras (e, se não está, fica esclarecido), é permitido convidar pessoas de fora do fórum pra formar a equipe, desde que elas façam um cadastro até a data da entrega do jogo. Portanto, se seu sonoplasta não está no fórum hoje, isso não significa que ele não exista.
Apenas uma pessoa receberá cada prêmio. Por isso que apenas uma pessoa deve ASSINAR cada aspecto do jogo. Isso não proíbe essa pessoa de receber ajuda nem proíbe as pessoas que ajudaram de ter seus nomes nos créditos.
O limite de pessoas na equipe também visa garantir que todos os membros da equipe tenham chance de ser premiados. Se preferirem, posso liberar até 5 pessoas por equipe, mas mantenho a regra de que apenas uma pessoa pode receber cada prêmio, ou seja, uma equipe maior certamente teria participantes sem prêmios.

Quanto à incoerência...
CodemonkeyVoid() escreveu:
saim escreveu:Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.
Perfeito!
Veja, eu levantei todos os problemas que antevia nessa separação de premiação. Justamente pra que fosse discutido o assunto antes de lançar o concurso. O único comentário que surgiu até que o concurso fosse lançado foi esse: "Perfeito!"

dougglas escreveu:Esse livro citado, qual seria? Um livro literário?
Que livro foi citado? Talvez você tenha confundido a premiação com a de 2 concursos atrás...


Ok, ok, sejamos flexíveis!
Posso mudar a premiação, se for da vontade da maioria. Posso colocar pesos em diversos quesitos, sendo que o mais importante deles será a harmonia entre os diversos recursos do jogo (posso explicar melhor o que isso quer dizer, se não estiver claro). Nesse caso, cada equipe deverá eleger um líder para receber o único prêmio (formal) do jogo, que será uma medalha de ouro, prata ou bronze no perfil. Por mim, o objetivo de forçar o trabalho EM CONJUNTO (ao invés de simplesmente dividir tarefas) continuaria sendo cumprido.


Moçada, quero deixar clara uma coisa aqui: as equipes terão que desenvolver muito sua habilidade em comunicação, principalmente aquelas equipes cujos membros moram longe um do outro. Dividir o tempo entre planejamento e execução seria uma prioridade.
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Mensagem por Tiger Sex 18 maio 2012, 00:52

Música poderia ser neutro, já que música é bem tenso de fazer, tipo a programação e designer tudo bem qualquer um sabe fazer, mas agora música já fica meio complicado independendo de ser equipe ou não.

Edit:

Quem quiser fazer party(equipe) comigo estamos nessa, eu já tenho uma idéia bem curta e já to desenvolvendo algumas coisas, para um prazo de 15 dias, só vai depender da organização e harmonia com a equipe, então só me chamar por mp.
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Mensagem por The Wizard Sex 18 maio 2012, 06:38

Sim mas, é permitido fazer individualmente, só que todos os recursos usados no jogo vão ser por sua conta
É mesmo , mas não sou bom em criar musicas , só sei fazer efeitos no FL Studio
Minha pergunta, se eu somente pedir para um usuário fazer um menu ou um efeito , ele será considerado da equipe?
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Mensagem por Golpe Baixo Sex 18 maio 2012, 07:46

The Wizard escreveu:
Sim mas, é permitido fazer individualmente, só que todos os recursos usados no jogo vão ser por sua conta
É mesmo , mas não sou bom em criar musicas , só sei fazer efeitos no FL Studio
Minha pergunta, se eu somente pedir para um usuário fazer um menu ou um efeito , ele será considerado da equipe?

Depende. Se estes pedidos forem especialmente voltados ao seu jogo sim, ele será considerado da equipe e terá que seguir em diante todas as regras do concurso.

Tiger :

Música poderia ser neutro, já que música é bem tenso de fazer, tipo a programação e designer tudo bem qualquer um sabe fazer, mas agora música já fica meio complicado independendo de ser equipe ou não.

Não. Seria a mesma coisa se você fosse sonoplasta e tivesse que criar seus gráficos e/ou programação do jogo. Smile

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Mensagem por saim Sex 18 maio 2012, 08:49

Tiger escreveu:Música poderia ser neutro, já que música é bem tenso de fazer, tipo a programação e designer tudo bem qualquer um sabe fazer, mas agora música já fica meio complicado independendo de ser equipe ou não.
Adorei o comentário! Sei que o Golpe Baixo já respondeu, mas tenho que dar mais essa dica.

É PRA ISSO QUE SERVEM AS EQUIPES

É por isso que será permitido chamar gente que (ainda) não está cadastrada no fórum. É por isso que estamos dando uma semana antes do início do concurso.
Vocês têm que visualizar que tipo de talentos vão precisar e recrutar quem quer que conheçam. Chame seu cunhado que toca violão, descubra uma forma de gravar uma base, prepare o hardware, faça os testes. Aí, quando vocês definirem o que é pra fazer, será só pegar e fazer.
A desvantagem de trabalhar em equipes é a dificuldade de comunicação (e manter o pessoal motivado até o final, mas por 15 dias, isso é fácil). A grande vantagem é você poder buscar em outras pessoas um talento que você não tem.

...

Agora que dei o "sermão", sejamos mais práticos: a música vai ser avaliada sim, e não ter música vai te custar pontos. Mas seu jogo será comparado com o jogo do seu concorrente, se ele também não tiver música, ele também perderá os mesmos pontos. Cada um dá o melhor de si e ganha quem mostrar o melhor jogo.
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Mensagem por dougglas Sex 18 maio 2012, 11:29

romulosh escreveu:Também quero ... Vo tentar arrumar uma equipe >.<

@Dougglas Mais vc tbm pode fazer sozinho... E ... qual livro ??

Esse que receberá o ganhador...Sabe me dizer qual é?


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Mensagem por Golpe Baixo Sex 18 maio 2012, 11:32

dougglas escreveu:
Esse que receberá o ganhador...Sabe me dizer qual é?

O prêmio será somente por medalhas. Haverá uma medalha única para cada jogo e uma medalha para o vencedor de cada aspecto.
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